1 de jul. de 2013

F-1:Pilotos titulares são autorizados a participar de testes para jovens


FIA decidiu liberar presença dos competidores na sessão, marcada para este mês, em Silverstone, para que possam avaliar novidades nos pneus da Pirelli

Felipe Massa foi uma das vítimas dos estouros de pneu no GP da Inglaterra (AP Photo/Nigel Roddis)Felipe Massa foi uma das vítimas dos estouros de pneu no GP da Inglaterra (AP Photo/Nigel Roddis)
A repercussão negativa dos problemas com os pneus no GP da Inglaterra, no último domingo, continua a fazer a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) se mexer, em busca de medidas para estancar a crise e recuperar a estabilidade da F1.

Nesta segunda-feira, a federação anunciou que irá liberar os pilotos titulares da categoria a participarem da rodada de testes para jovens, programada para o circuito de Silverstone – exatamente a pista onde foi sediada a conturbada etapa do fim de semana passado -, entre os dias 17 e 19 de julho. Originalmente, a sessão é voltada apenas para competidores que estão em categorias de base, e ainda não possuem experiência oficial na F1.
Para concretizar seus planos, a entidade ainda precisa que o Conselho Mundial de Automobilismo altere a regra atual do campeonato, que impede a presença dos pilotos regulares nesse tipo de atividade com a temporada em curso. Entretanto, segundo informações da imprensa europeia, este passo já estaria garantido no acordo.

Segundo a federação, os titulares não poderão treinar com nenhuma novidade aerodinâmicas em seus chassis, tendo como única atribuição a experimentação dos novos pneus protótipo, que devem ser preparados pela Pirelli para o restante do campeonato.
“Nossa prioridade é garantir a segurança de todos na F1, e acreditamos que os incidentes em Silverstone representam uma preocupação genuína para os pilotos. Tomamos essa decisão para que as equipes possam designar aqueles que considerarem aptos a realizar o trabalho de desenvolvimento dos pneus, a fim de resolver os problemas que vimos no GP da Inglaterra. Acredito que seja apropriado fazer esse trabalho no circuito onde os problemas foram manifestados”, afirmou o presidente da FIA, Jean Todt.
A entidadde máxima do esporte a motor ainda não definiu se manterá o formado original da bateria, com três dias de duração, ou se acrescentará uma quarta data, para que os times tenham tempo de colocar tanto os titulares quanto os novatos para andar. Já está decidido, contudo, que a Mercedes não participará da sessão, como punição pelo treino secreto feito com a Pirelli no mês de maio, em Barcelona.
Outras medidas
Jean-Éric Vergne, outra vítima dos pneus explosivos em Silverstone (AP Photo/Nigel Roddis)
Jean-Éric Vergne, outra vítima dos pneus explosivos em Silverstone (AP Photo/Nigel Roddis)
Além de liberar a participação dos titulares nos testes para jovens, a federação divulgou outras medidas para tentar solucionar a questão dos pneus em 2013. Primeiro, deu aval para que a Pirelli possa organizar testes exclusivos de pneus, sem restrições no uso dos carros.
Também estipulou que o regulamento técnico seja revisado, flexibilizando as restrições para que a fabricante faça mudanças nas especificações de seus compostos com o campeonato em curso. Atualmente, é necessária a aprovação unânime de todas as equipes para isso e, com o recente veto de Ferrari, Lotus e Force India, a empresa italiana não pôde levar pneus com uma nova estrutura para a corrida do último domingo, conforme pretendia. A partir de agora, a entidade quer ter poder unilateral para autorizar um procedimento do tipo, desde que entenda que há motivos para tal.
Em troca, a instituição exigiu garantias da Pirelli quanto à segurança de seus compostos no GP da Alemanha, que está marcado já para o próximo fim de semana. Nesta quarta, na reunião extraordinária convocada por Todt, a fornecedora deve apresentar os resultados de sua investigação acerca do problema, bem como apontar as soluções.

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