O XR3 lançado em 1983 ainda usava o motor 1.6 CHT que também equipava o resto da linha, porém com aprimoramentos que incluíam comando de válvulas mais bravo,coletor de admissão de alto desempenho e carburador de corpo duplo, o que aumentou a potência para cerca de 82 cv (ante os 73 cv da versão “comum”).
O tempo de 0 a 100 km/h era de 11,9 segundos e a velocidade máxima, de 163 km/h. Números que não impressionam hoje e ficavam abaixo do Gol GT que chegou no ano seguinte, mas eram compensados pelo comportamento dinâmico (cortesia da suspensão independente nas quatro rodas) e do acabamento, área onde a Ford era referência na época.
O exemplar das fotos é um XR3 1986 originalmente com motor CHT Formula, que era ainda mais potente, com 86 cv. Segundo o anúncio, o carro ficou parado durante 20 anos, saindo da garagem apenas para as revisões periódicas. O vendedor diz que todos os itens de acabamento estão no lugar e em excelente estado. O carro tem ar-condicionado e teto solar.
Mas o que torna esse carro especial é a preparação de época, que usa um turbocompressor Ishi Turbo. Na década de 80 a Ishikawajima Heavy Industries desenvolveu um protótipo de Escort turbo sob encomenda da Ford, com motor 1.4. O projeto foi descartado pela Ford, mas o kit permaneceu como opção de preparação turbinada especialmente para o motor CHT, e era vendido e instalado nas concessionárias Ford, que divulgavam os carros equipados com eles como turbinados “de fábrica”.
Não sabemos, contudo, se o carro foi equipado com o turbo naquela época ou se o kit foi comprado depois mais tarde. De qualquer forma soa interessante — ainda mais porque o anúncio diz que o carro está atualmente com cerca de 120 cv, o que nos deixa com a impressão de que este XR3 tem tudo para ser confortável e divertido.
O dono pede por ele R$ 25 mil. O que vocês acham?
O “Achados meio Perdidos” é uma seção do Jalopnik na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o proprietário.
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário