“Como assim sedã do A3? Mas já não existe o A4?”, me questiona um amigo quando conto que vou dirigir o novo Audi em Budapeste. É isso mesmo, pela primeira vez em três gerações, o A3 passa a ter uma derivação com traseira saliente.
Motivos para o nascimento do modelo não faltam: primeiro, o A4 cresceu demais na última mudança, a ponto de deixar uma lacuna aberta na linha da marca; segundo, a rival Mercedes-Benz fez o CLA, versão sedã do Classe A; e terceiro, a China e os EUA são ávidos por modelos três volumes. No fim, a expectativa pelo novo A3 Limousine (como será chamado em alguns mercados) ficou tão grande que a Audi já prevê que ele responderá por mais da metade das vendas da gama A3 pelo mundo.
E por que Budapeste para o lançamento mundial? Bem, a Audi acaba de reformar completamente a fábrica de Györ, cidade próxima da capital húngara, para a produção do A3 Sedan. O leste europeu recebe bem sedãs derivados de hatches, tanto que encontramos facilmente alguns Renault Thalia (nosso ex-Clio Sedan) e Fiat Linea no trânsito local. É da Hungria, primeiramente, que o “A3volumes” irá atender à demanda mundial, mas existem planos (bem concretos) para fazê-lo na China e também no Brasil, junto com o hatch. O marketing da Audi brasileira já trabalha com essa meta para 2014, até porque o fato de não ter produção local atrapalharia demais as vendas da marca por aqui. Mas a decisão final cabe à Volkswagen – uma vez que A3 e A3 Sedan seriam feitos ao lado do novo Golf VII, que dividem a plataforma MQB, na unidade de São José dos Pinhais (PR) – e só deve ser anunciada oficialmente nos próximos meses.
O que é?
Para definir o A3 Sedan, nada melhor que começar pela traseira. Olhe-a com atenção e você não encontrará nenhum vestígio de que esse carro nasceu como hatch e teve o bumbum adaptado, como percebemos muitas vezes nessas transformações de dois para três volumes. O sedã tem linhas equilibradas e eficientes (Cx de 0,29), com um spoiler integrado à curta tampa traseira, resultando num estilo que não tirou em nada a agressividade do A3 – pelo contrário! Na visão deste que vos escreve, o Sedan tem muito mais apelo visual que a própria versão Sportback, perdida entre ser um hatch e uma perua. Destaque para as lanternas delgadas que vão se alargando conforme avançam para as extremidades da carroceria.
Além de não desequilibrar o A3 em desenho, a traseira pouco acrescentou ao tamanho do carro. Com 4,46 m de comprimento (6 cm menor que um Honda Civic), o Sedan é apenas 15 cm mais longo que o Sportback e mantém o entre-eixos de 2,64 m. É bem verdade que que também não há muito ganho em espaço, a não ser pelo porta-malas de 425 litros (45 litros a mais que no Sportback e 60 litros maior que o do Sport duas portas). A tampa ainda traz os velhos braços tipo “pescoço de ganso”, mas eles têm um lugar específico para se alojar, sem invadir a área das bagagens. Já o espaço destinado aos ocupantes não aumentou em relação ao Sportback, ou seja, é bom na frente e um pouco limitado para os mais altos atrás. Além disso, o sedã tem o teto 1 cm mais baixo por conta da caída da traseira rumo ao terceiro volume, diminuindo o vão para a cabeça dos passageiros.
Se o A3 Sedan está longe de oferecer o espaço do A4 (4,70 m de comprimento e 2,81 m de entre-eixos), pelo menos ele é melhor que o rival CLA nesse aspecto, principalmente no banco de trás. Mas onde esse Audi realmente está dando as cartas no segmento é no acabamento e qualidade dos materiais. Num primeiro olhar, o interior ficou até mais simples que no A3 anterior, mas isso é só uma (falsa) impressão causada pela retirada de alguns comandos – que agora estão concentrados na central de entretenimento MMI controlada por um botão giratório e visível por uma vistosa tela no centro do painel. Há também um recurso bem bacana: a parte de cima desse botão giratório é sensível ao toque, e reconhece letras e números desenhados em sua superfície. Assim fica bem mais fácil inserir um endereço no GPS, por exemplo.
O 1.4 se mostrou tão eficiente que confesso não ter sentido muita diferença quando peguei o 1.8 TFSI. É que apesar dos 180 cv de potência, o torque se mantém nos mesmos 25,5 kgfm do motor menor, ainda que esteja disponível numa faixa mais ampla – de 1.250 a 5.000 rpm rpm contra 1.500 a 3.500 rpm do 1.4. Segundo a Audi, isso se deve a uma limitação de torque que essa versão do câmbio S tronic é capaz de aguentar. Originalmente, o motor 1.8 pode gerar 28,5 kgfm máximos. Outro fator que “amarrou” o A3 Sedan avaliado foi a tração Quattro, que melhora a aderência nas curvas, mas aumenta o peso do conjunto. Vale lembrar também que nessa versão com tração integral o câmbio tem seis marchas, contra sete da versão com tração somente dianteira. Mesmo assim, o carro ganha velocidade facilmente e viaja em ritmo forte sem qualquer tipo de perturbação. A marca fala em 7,3 s de 0 a 100 km/h e máxima de 235 km/h.
Apesar de achar que o A3 1.8 TFSI perdeu um pouco de ímpeto em relação ao antigo 2.0 TFSI de 200 cv, me diverti bastante a bordo do sedã nas vias húngaras. Aliás, foi uma boa prévia de como o carro vai se comportar no Brasil, pois o asfalto dos arredores de Budapeste é tão remendado quanto o brasileiro. A boa notícia é que, como esperado, o A3 Sedan se comporta tão bem quanto o hatch, ou talvez até com mais equilíbrio devido à melhor distribuição de massas proporcionada pela traseira saliente. O carro entra confiante em curvas fechadas, absorve bem as emendas do piso, freia forte e ainda exibe uma nova direção (com relação variável) que responde com rapidez, precisão e peso na medida. No limite, a frente escorrega sempre de modo previsível e de fácil controle, ainda mais nessa versão Quattro.
Outra coisa legal é poder mudar o comportamento do carro por meio do Audi Select Drive, que permite escolher entre os modos Eficiente (para economia), Auto, Conforto, Dinâmico e Individual – onde você pode ajustar a suspensão confortável em conjunto com o câmbio na opção esportiva, por exemplo. Ou seja, há sempre uma opção que “bate” com o que você deseja naquele momento, ainda mais com os amortecedores adaptativos que variam a rigidez do conjunto. Para completar, a transmissão de dupla embreagem exibe trocas bastante rápidas e permite reduções ousadas pelas borboletas no volante, ampliando o sorriso no rosto a cada tomada de curva.
Quanto custa?
Ainda sem divulgar valores, a Audi brasileira estima que o A3 Sedan custará entre 5% e 10% a mais que o Sportback. Isso daria cerca de R$ 100 mil para a versão 1.4 TFSI (embora a marca ainda não saiba se vai importar a futura versão de 122 cv ou a de 140 cv) e na faixa dos R$ 140 mil para a 1.8 TFSI. Com tração Quattro e todos os equipamentos, será carro para mais de R$ 150 mil. A expectativa de chegada ao Brasil é para o segundo trimestre de 2014, com a produção local devendo começar no final do ano, se confirmada.
De R$ 100 mil a R$ 150 mil, o A3 Sedan vai encontrar um monte de gente para brigar no Brasil, mas tem tudo para ficar bem posicionado no ringue. Enquanto o 1.4 TFSI pode roubar clientes de Ford Fusion e Hyundai Sonata, além de enfrentar o concorrente direto Mercedes CLA, as versões 1.8 TFSI poderão ser uma opção até ao BMW 320i. Sabendo da preferência dos brasileiros por sedãs quando o assunto chega nesta faixa de preço, uma coisa é certa: o A3 Sedan deve complicar mesmo é a vida do Sportback por aqui…
Por Daniel Messeder, de Budapeste (Hungria)
Fotos Divulgação e autor
Viagem a convite da Audi
Ficha Técnica – Audi A3 Sedan 1.8 TFSI
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.798 cm³, turbo, injeção direta e indireta, gasolina; Potência: 180 cv de 5.100 rpm a 6.200 rpm; Torque: 25,5 kgfm entre 1.250 e 5.000 rpm; Transmissão: câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira; Freios: discos nas quatro rodas com ABS e EBD; Peso: 1.370 kg; Capacidades: porta-malas 425 litros, tanque 50 litros; Dimensões: comprimento 4.456 mm, largura 1.796 mm, altura 1.416 mm, entre-eixos 2.637 mm
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://carplace.virgula.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário