16 de jun. de 2013

MotoGP:Lorenzo define na largada e vence de ponta a ponta em Barcelona

Bicampeão assumiu a ponta na 1ª curva e quebrou favoritismo da Honda; líder do certame, Pedrosa ainda teve de segurar o ímpeto de Márquez para ser o 2º

Jorge Lorenzo, da Yamaha, em Barcelona (Divulgação/MotoGP)Jorge Lorenzo, da Yamaha, em Barcelona (Divulgação/MotoGP)

Com uma bela largada em relação ao rival e pole position Dani Pedrosa (contrariando o que geralmente acontece), a partir do terceiro lugar no grid, Jorge Lorenzo se posicionou na liderança do GP da Catalunha logo na primeira curva, mantendo-se nessa posição até a linha de chegada.

Apesar de não ter sido ameaçado seriamente por nenhuma das duas Hondas oficiais que vinham atrás de si, o bicampeão jamais teve vida totalmente fácil na sexta etapa da MotoGP em 2013, administrando uma vantagem que jamais passou da casa de dois segundos em relação ao compatriota.
Ainda assim, o espanhol quebrou o favoritismo dos rivais em Barcelona e deu a terceira vitória à Yamaha em 2013, descontando também uma boa parcela da desvantagem em relação a Pedrosa no campeonato. Agora, o piloto de Mallorca tem 116 pontos, contra 123 do rival.
Para garantir o segundo lugar, entretanto, Pedrosa teve de segurar o ímpeto do companheiro Marc Márquez nas voltas finais. Com melhor ritmo em sua RC213V, o novato partiu para cima de seu colega com decisão, e chegou a iniciar uma manobra de ultrapassagem na entrada da curva 4, na penúltima volta.

Pedrosa não arrefeceu, retardou a freada e fechou a porta para o jovem, que se assustou e deu uma bela chicoteada para evitar o toque, controlando a moto com perícia. Porém, ele não vislumbrou outra oportunidade, tendo de se contentar com o terceiro posto.
A prova em Barcelona foi marcada por diversos incidentes, especialmente na curva 10, a La Caixa, onde vários competidores já haviam tido problemas ao longo dos treinos. Álvaro Bautista foi a primeira vítima, ao tentar tomar o quinto lugar de Valentino Rossi, ainda na volta de abertura, e cair. Michele Pirro, que substituía Ben Spies na Pramac Ducati, e Michael Laverty também escaparam no mesmo ponto, no mesmo giro.
Ao longo das 25 passagens realizadas, Andrea Iannone, Nicky Hayden e Héctor Barberá também enfrentariam problemas naquele trecho do traçado. Além deles, Cal Crutchlow também sofreu uma queda, ao contornar a curva 7 pela quinta vez, dando fim melancólico a um domingo promissor, em que largava do segundo lugar no grid. Com o inglês fora, Rossi subiu ao quarto lugar, mantendo-se nessa colocação até a linha de chegada. Foi mais um desempenho mediano do heptacampeão, que recebeu cumprimentos discretos de seus mecânicos no retorno aos boxes.
Stefan Bradl, Bradley Smith, Andrea Dovizioso, Aleix Espargaró, Colin Edwards e Michele Pirro fecharam o grupo dos dez primeiros. Apesar de dois representantes das CRTs terem terminado no top ten, o grande destaque da classe foi o estreante Javier Del Amor. Aos 36 anos, o campeão espanhol de 2002 da motovelocidade recebeu um convite de última hora para pilotar a segunda FTR-Kawasaki da Avintia neste fim de semana, no lugar do japonês Hiroshi Aoyama. Sem nunca ter guiado a moto antes, o competidor da casa concluiu em 15º lugar, marcando um pontinho.
A sétima etapa da MotoGP será o GP da Holanda, marcado para o dia 29 de junho.
Resultado final – Barcelona:
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) 25 voltas em 43min06s479
2º. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 1s763
3º. Marc Márquez (ESP/Honda) a 1s826
4º. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 5s874
5º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) a 26s756
6º. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 32s228
7º. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 32s692
8º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia) a 58s615
9º. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) a 1min03s142
10º. Michele Pirro (ITA/Ducati) a 1min09s774
11º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda Suter-BMW) a 1min24s377
12º. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) a 1min33s679
13º. Yonny Hernández (VEN/Paul Bird Aprilia) a 1min45s355
14º. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) a 1min50s745
15º. Javier Del Amor (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) a 1 volta
16º. Lukás Pesek (TCH/Ioda Suter-BMW) a 1 volta
 

Abandonaram:

Héctor Barberá (ESP/Avintia FTR-Kawasaki)

Karel Abraham (TCH/Cardion Ducati)

Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha)

Nicky Hayden (EUA/Ducati)

Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati)

Randy de Puniet (FRA/Aspar ART-Aprilia)

Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda)

Michael Laverty (IRN/Paul Bird PBM-Aprilia)

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: