10 de jun. de 2013

Conheça a cultura automotiva mais louca da Europa: os Raggare


raggare-001
Por que esses suecos estão com a bandeira dos Estados Confederados e dirigindo muscle cars antigos? Por que eles fazem parte de uma peculiar e pequena subcultura automotiva sueca, chamada Raggare. Permita-nos explicar.

O que são os Raggare?
Raggare são membros de uma subcultura automotiva da Suécia, um pedaço de terra congelada entre a Finlândia e a Noruega, logo acima da Dinamarca. Eles gostam de clássicos americanos, rock, cerveja e a cultura sulista americana em geral.
Por que eles fazem isso?
Eles estão por aí desde os anos cinquenta, e se espelharam nos greasers suecos. Quando você quer fazer parte da contra-cultura sueca é importante fazer barulho de todas as formas possíveis. Um Chevrolet Bel-Air 1957 é o mais distante que você pode chegar de um POÄNG.

10 de Junho de 2013


Mas a gasolina não é cara pra chuchu na Suécia? Por que não dirigir um Volvo diesel com escape direto?
É caríssima, assim como tudo relacionado aos carros. Na verdade, você não precisa de um velho muscle car para ser um Raggare, basta usar qualquer carro americano mais antigo. E se você não conseguir nem isso, muitos Raggare simplesmente pegam um Volvo antigo e o pintam de preto.
E as bandeiras confederadas? Pensava que os suecos fossem legais…
É claro que os suecos são legais — a maioria das pessoas é. Mas como muitos ícones culturais, a bandeira confederada não teve seu significado traduzido muito bem fora dos EUA. Mesmo nos EUA as pessoas não entendem o significado da bandeira. Na Suécia ela é um símbolo dos EUA e da rebeldia, e não um símbolo com origens sombrias.
Que esquisito.
Para muita gente sim, mas os tipos de cultura são interpretados de um modo diferente de acordo com o lugar. Nós brasileiros inventamos o temaki de pizza. Mas voltemos aos Raggare.
Você continua falando isso… “Raggare”.
Sim. É assim que eles se denominam.
Por que “Raggare”? Tem algo a ver com o ragga?
Não. “Ragga” em sueco significa algo como “pegar umas minas”. É isso o que esses caras fazem, sacou?
raggare-000
Parece animal… gatas bebendo e andando de carro e ouvindo rock.
Bem, eles são conhecidos por suas brigas com outras subculturas, como os punks, mas são casos isolados. Na maior parte das vezes eles só querem curtir seus carros, suas gatas e seu rock.
Eu também!
E quem não quer?
Digo, quero curtir com os Raggare.
Parece legal, eles ouvem música boa e as mulheres são suecas…

Onde eu encontro esses caras?
Bem, a cultura raggare está espalhada pela Suécia, mas se você quer ver a cultura de perto em seu berço o lugar é o Power Big Meet, em Västerås.
Vasteras?
Sim, fica na Suécia. Eles têm uns carros bem legais. Dá uma olhada:
raggare-002
Cara, que animal!
Eu sei, cara. Por que você não vai para a Suécia? Deve ser uma grande viagem.
[Fotos: Karl Gunnarson, Stefan Olsson]

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: