5 de mai. de 2013

Moto3;Viñales vence a 1ª no ano em prova interrompida na Espanha

Espanhol superou Luis Salom por dois décimos no circuito de Jerez de la Frontera; Eric Granado encerra em 19º

Maverick Viñales em Jerez (Foto: MotoGP/Divulgação)Maverick Viñales em Jerez (Foto: MotoGP/Divulgação)

Um dos favoritos à conquista do título da Moto3 em 2013, Maverick Viñales chegou neste domingo à primeira vitória na temporada, em um GP da Espanha encerrado com bandeira vermelha e apenas dois terços de sua extensão original realizada no circuito de Jerez de la Frontera.

O piloto da Laglisse largou da segunda posição no GP da Espanha, terceira etapa do campeonato, e iniciou desde a primeira volta um duelo com o compatriota Álex Rins, da Monlau, pela liderança.
Vencedor da rodada de Austin e pole position em Jerez, Rins sustentou a ponta até a terceira passagem, quando o rival mergulhou por dentro e fez a ultrapassagem na curva Dry Sack.
O catalão da moto #42 tentou perseguir Viñales durante 12 voltas, mas não aguentou o forte ritmo e acabou caindo na curva Alex Crivillé, deixando a prova e interrompendo o bom momento no certame.

Apesar de estar livre de Rins, Viñales ainda teve de ver outro piloto da casa, Luis Salom, se aproximar perigosamente com a moto KTM da Ajo, até que um forte acidente com Alan Techer, da CIP, gerasse a interrupção definitiva no giro 17.
O francês foi atendido em pista pelos médicos e, de acordo com as primeiras informações, está consicente, respirando normalmente e sem evidências de fraturas na espinha dorsal, nas pernas ou nos braços.
Com isso, Viñales ficou com a vitória e assumiu a liderança do campeonato pela primeira vez, indo a 65 pontos. O espanhol está quatro à frente de Salom, o vice-líder. Com o abandono, Rins despencou para terceiro, já com 24 de defasagem.
O brasileiro Eric Granado fez uma corrida discreta, terminando em 19º. O brasileiro da Aspar ainda não tem pontos na tabela, e viu seu companheiro Jonas Folger completar na zona de pódio, em terceiro.
A próxima etapa da Moto3 será o GP da França, no dia 19 de maio.
Resultado final – Jerez (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Maverick Viñales (ESP/Laglisse KTM) 15 voltas em 26min57s338
2º. Luis Salom (ESP/Ajo KTM) a 0s263
3º. Jonas Folger (ALE/Aspar Kalex-KTM) a 4s475
4º. Brad Binder (AFS/Ambrogio Suter-Honda) a 15s104
5º. Jakub Kornfeil (TCH/RW Kalex-KTM) a 18s412
6º. Niklas Ajo (FIN/Tecno KTM) a 19s064
7º. Zulfahmi Khairuddin (MAL/Ajo KTM) a 19s204
8º. Efrén Vázquez (ESP/Mahindra) a 19s680
9º. Romano Fenati (ITA/Italia FTR-Honda) a 22s763
10º. Alexis Masbou (FRA/Ongetta FTR-Honda) a 23s138



19º. Eric Granado (BRA/Aspar Kalex-KTM) a 35s004

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: