15 de mai. de 2013

Anfavea rebate artigo sobre “carros mortais” no Brasil


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A Anfavea divulgou uma nota em resposta à matéria da agência Associated Press, veiculada em diversos sites ao redor do mundo, que destacou que os carros produzidos no Brasil têm qualidade de construção inferior e são menos seguros do que os carros vendidos nos Estados Unidos e Europa.

Apesar das opiniões independentes, apontando que os nossos carros são realmente inseguros, e da taxa de mortalidade no trânsito ser quatro vezes superior a dos EUA, os fabricantes afirmam cumprir rigorosamente o que a legislação local determina.
De acordo com Anfavea, que representa os fabricantes de automóveis no Brasil, os nossos carros são seguros e obedecem aos mais rigorosos padrões de segurança. Além disso, afirmou que a maioria dos acidentes ocorre por imprudência, consumo de álcool, má conservação dos automóveis e condições precárias das vias.
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Confira a nota da Anfavea na íntegra:
“A indústria automobilística brasileira tem uma longa experiência na produção de veículos. São quase 60 anos no aperfeiçoamento dos sistemas de fabricação e melhoria de qualidade e segurança. Lamentável, portanto, quaisquer correlações entre o número de vitimas no trânsito com os indicadores de qualidade dos veículos produzidos no Brasil.
Existem vários fatores que influenciam nos acidentes, desde condições das estradas, inabilidade dos motoristas – provocada muitas vezes pelo consumo de álcool, psicotrópicos ou mesmo cansaço excessivo – além da precariedade do estado de conservação dos próprios veículos – pneus desgastados, falta de manutenção, iluminação deficiente, afora eventuais desrespeitos à sinalização de trânsito.
A realidade é que muitos ocupantes são salvos exatamente pela boa qualidade dos veículos produzidos no País, com a adoção de todos os quesitos de segurança passiva e ativa regulamentados pelo Contran. Mais ainda: a indústria cumpre todas as prescrições de segurança regulamentadas pelos órgãos de governo e atestadas por ensaios realizados conforme procedimentos normatizados e auditáveis.
As normas e sistemas produtivos existentes no Brasil são os mesmos adotados pelos mais avançados centros produtivos. Como a maioria das plataformas são mundiais, as especificações são idênticas e os cuidados com a produção são os mesmos. Quando existem alterações, na denominada tropicalização dos produtos, são para deixar os veículos ainda mais robustos e seguros para as respectivas aplicações.
O alto estágio da engenharia automotiva nacional tem permitido que as montadoras brasileiras hoje desenvolvam modelos para os mercados mais exigentes, como tem assegurado que a qualidade construtiva dos produtos aqui feitos sejam iguais ou até melhores do que os produzidos em qualquer outro país, ressalta Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea”.
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Disponível no(a):http://carplace.virgula.uol.com.br

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