20 de abr. de 2013

Moto3: Rins voa em Austin e marca a pole com quase 0s5 sobre Salom

Piloto da Estrella Galicia teve atuação dominante no Circuito das Américas, e comandou uma trinca de motos KTM na primeira fila do grid de largada

Álex Rins, da Estrella Galicia, em Austin (Divulgação/MotoGP)Álex Rins, da Estrella Galicia, em Austin (Divulgação/MotoGP)

Terceiro colocado e um dos postulantes à vitória no GP do Qatar, há duas semanas, Álex Rins dominou de forma imponente a classificação deste sábado da Moto3 em Austin, conquistando a pole position para o GP das Américas, segunda etapa da temporada.

O espanhol da Estrella Galicia esteve à frente durante quase todos os 40 minutos de sessão, marcando 2min16s396 em sua melhor passagem e superando o compatriota Luis Salom, da Ajo, por quase meio segundo. Esta será a segunda presença de Rins na posição de honra do grid em sua carreira na categoria.
Vencedor da rodada em Doha e atual líder do campeonato, Salom vai alinhar em segundo, seguido pela Laglisse de Maverick Viñales, o terceiro colocado. Com isso, a primeira fila no Circuito das Américas será inteiramente formada por motocicletas da KTM, que sobraram na pista de 5.513 metros.

O australiano Jack Miller colocou a FTR-Honda da Caretta na quarta colocação, já a 1s9 do líder. Já Jonas Folger, companheiro de Eric Granado na Aspar, compensou as dificuldades sentidas pela equipe no traçado americano e pulou de 15º para quinto em sua última tentativa, mesmo assim ficando a mais de dois segundos da melhor volta. O alemão anotou 2min18s570 a bordo da máquina Kalex-KTM e desbancou Álex Márquez, irmão mais novo de Marc, por apenas 25 milésimos.
Apesar de mostrar evolução e registrar até as maiores velocidades finais no longo retão, Granado não conseguiu ir além do 20º posto no grid, tendo anotado 2min19s664 e ficado a 3s268 do melhor tempo.
Disputada sob sol, a classificação da Moto3 no Texas foi marcada por diversos incidentes, como as duas quedas do japonês Hyuga Watanabe, da Tasca, que chegou a assustar na segunda delas, ao colidir com Toni Finsterbusch no ponto de freada da 12ª perna e voar sobre sua moto Honda.
O GP das Américas da Moto3 será disputado neste domingo, a partir das 13h, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV.
Grid de largada – Austin (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Álex Rins (ESP/Monlau KTM) 2min16s396
2º. Luis Salom (ESP/Ajo KTM) a 0s483
3º. Maverick Viñales (ESP/Laglisse KTM) a 0s704
4º. Jack Miller (AUS/Caretta FTR-Honda) a 1s907
5º. Jonas Folger (ALE/Aspar Kalex-KTM) a 2s174
6º. Álex Márquez (ESP/Monlau KTM) a 2s199
7º. Niklas Ajo (FIN/Avant KTM) a 2s222
8º. Danny Webb (ING/Ambrogio Suter-Honda) a 2s503
9º. Alexis Masbou (FRA/Ongetta FTR-Honda) a 2s510
10º. Arthur Sissis (AUS/Ajo KTM) a 2s555



20º. Eric Granado (BRA/Aspar Kalex-KTM) a 3s268

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: