21 de abr. de 2013

Moto3: Rins vence prova interrompida por acidente de Iwema

Holandês cai e é levado para o hospital, mas passa bem; prova foi retomada para cinco voltas finais

Rins lidera Viñales durante etapa da Moto3 em Austin (Foto: MotoGP/Divulgação)Rins lidera Viñales durante etapa da Moto3 em Austin (Foto: MotoGP/Divulgação)
 
Alex Rins conquistou sua primeira vitória na Moto3 neste domingo, no Circuito das Américas, em Austin, após uma intensa briga com Luis Salom nas últimas voltas. A ultrapassagem final veio na última curva, em que fez ainda o adversário perder o traçado na entrada da reta e acabar sendo superado também por Maverick Viñales, segundo.

A etapa foi marcada por um forte acidente de Jasper Iwema, que acabou causando a interrupção com bandeira vermelha na 12ª volta. Como mais de dois terços da prova já teriam sido completados pelo líder, Rins chegou a comemorar a vitória até chegar aos boxes e ser informado que a corrida seria reiniciada para a disputa das últimas cinco voltas, já que nem todos os pilotos tinham fechado o giro 12. O holandês foi levado para o hospital local de helicóptero e as primeiras informações é de que ele passa bem, com o os sinais vitais estáveis.

Na relargada, Salom pulou para a ponta, e passou a protagonizar uma luta intensa pela ponta com Rins, com os dois trocando de posições diversas vezes, enquanto Viñales seguia na cola. Nos metros finais, o piloto da equipe Estrella Galicia acabou levando a melhor, liderando a trifeta espanhola e quadra da KTM nos Estados Unidos.
O brasileiro Eric Granado fazia corrida entre a 20ª a 24ª posição na primeira parte, e, depois da interrupção, chegou a evoluir para 16º e brigar por um lugar dentro da zona de pontuação, mas acabou caindo na última curva e ficou em 23º.
Eric Granado, na etapa de Austin da Moto3 (Foto: MotoGP/Divulgação)
Eric Granado, na etapa de Austin da Moto3 (Foto: MotoGP/Divulgação)
Com o resultado, Rins e Salom dividem a liderança do campeonato após as duas primeiras etapas do campeonato, com 41 pontos. Viñales é o terceiro, com 40. A próxima etapa da temporada é no dia 5 de maio, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera.
Resultado Final – GP das Américas (10 primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Álex Rins (ESP/Monlau KTM) 5 voltas em 11min26s535
2º. Maverick Viñales (ESP/Laglisse KTM) a 0s244
3º. Luis Salom (ESP/Ajo KTM) a 0s547
4º. Jonas Folger (ALE/Aspar Kalex-KTM) a 1s230
5º. Miguel Oliveira (POR/Mahindra) a 8s276
6º. Jack Miller (AUS/Caretta FTR-Honda) a 8s603
7º. Zulfahmi Khairuddin (MAL/Ajo KTM) a 10s147
8º. Alexis Masbou (FRA/Ongetta FTR-Honda) a 12s037
9º. Brad Binder (AFS/Ambrogio Suter-Honda) a 12s263
10º. Jakub Kornfeil (TCH/RW Kalex-KTM) a 12s737



23º. Eric Granado (BRA/Aspar Kalex-KTM) a 31s591

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: