24 de abr. de 2013

Maserati Ghibli chega ao Brasil no final deste ano, confirma importadora

Grupo Via Itália, representante oficial, lança em maio o novo Quattroporte.
Sedãs têm papel fundamental na nova estratégia agressiva da marca.

Maserati Ghibli no Salão de Xangai 2013 (Foto: Guilber Hidaka/Chery do Brasil/Divulgação)Maserati Ghibli no Salão de Xangai 2013 (Foto: Guilber Hidaka/Chery do Brasil/Divulgação)
O importador oficial da marca italiana Maserati para o Brasil, o Grupo Via Itália, confirmou ao G1 que o sedã médio Ghibli, em lançamento nesta semana no Salão de Xangai (China), chega ao mercado brasileiro já no final do segundo semestre de 2013, segundo a gerente de marketing do grupo, Viviane Polzim.
A data de lançamento ainda não foi confirmada, no entanto, quem começa a ser vendido primeiro no Brasil é a nova geração do sedã Quattroporte, que estreia em maio no país.
“Ele é o primeiro modelo de uma nova ‘era’ Maserati. Estamos muito focados, pois representa uma transição de novos conceitos da marca”, afirmou Viviane ao G1.
A versão de produção apareceu agora em abril, durante o salão, e já começa a ser produzido no segundo semestre do ano. A “pressa” está em sua importância dentro da nova estratégia de posicionamento da marca: apesar da exclusividade do segmento de luxo, ela quer chegar a 50 mil unidades vendidas por ano até 2015 – no ano passado, foram 6,2 mil emplacamentos. A meta inclui todos os modelos, mas os sedãs Quattroporte (este acaba de estrear nova geração) e Ghibli serão os responsáveis pela maior parte deste volume.

No caso do Ghibli, por exemplo, ele vai atingir o mercado de BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. No caso, o apelo de marketing já começa pelo nome, que serviu a um esportivo produzido pela marca italiana nas décadas de 60 e 70 e posteriormente nos anos 90.
Maserati Ghibli (Foto: Guilber Hidaka/Chery do Brasil/Divulgação)Maserati Ghibli (Foto: Guilber Hidaka/Chery do Brasil/Divulgação)

Primeiro motor a diesel Maserati
Junto com a estreia do carro, três novos motores foram lançados, incluindo o primeiro motor a diesel da marca. O propulsor 3.0 V6 a diesel é extremamente econômico, considerando os dados divuilgados pela marca. São 16,6 km/l. Ele desenvolve 275 cavalos de potência e 61,18 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,3 segundos.

Um aspecto interessante muito destacado pela Maserati na apresentação do carro foi o som vindo do motor. Segundo a fabricante, eles tiveram o cuidado para que as novas tecnologias eletrônicas não tirassem a graça do barulho forte do propulsor. Em suma, “ele foi ajustado para soar como um Maserati deve”, ressaltou a montadora italiana.

Já o motor a gasolina V6 possui dois turbocompressores e vem com dois tipos de calibração, um com 330 cv e outro com 410 cv. Este último é o diferencial da opção Ghibli S, e acelera o carro de 0 a 100 km/h em 5 segundos, enquanto a versão de menor potência leva 5,6 segundos.
Todos os propulsores são acoplados a uma transmissão automática de 8 velocidades fornecida pela ZF, enquanto o sistema de tração integral Q4 da Maserati está disponível no modelo topo de linha.
Novo Quattroporte
Apresentada em janeiro no Salão de Detroit, a nova geração do Quattroporte trouxe as principais mudanças na parte frontal, que ganhou novos faróis, grade, para-choque e capô – o estilo clássico foi mantido, mas com uma abordagem esportiva mais acentuada. A traseira também foi redesenhada, com novo desenho para as lanternas e novo contorno da tampa do porta-malas.Internamente, a Maserati deixou o Quattroporte com linhas mais limpas, além de ter trocado alguns elementos, como painel, volante e alavanca do câmbio.
Maserati Quattroporte (Foto: Divulgação)Maserati Quattroporte (Foto: Divulgação)
 

Disponível no(a):g1.globo.

Nenhum comentário: