20 de abr. de 2013

GT Series: WRT Audi garante vitória caseira em Zolder; Cacá é 11º

Ortelli e Vanthoor dominaram a prova classificatória com o modelo R8 LMS; Zonta e Jimenez abandoram após batida com McLaren de Loeb e Parente
Audi R8 de Stéphane Ortelli e Laurens Vanthoor, da WRT, em Zolder (Divulgação/FIA GT Series)Audi R8 de Stéphane Ortelli e Laurens Vanthoor, da WRT, em Zolder (Divulgação/FIA GT Series)
O monegasco Stéphane Ortelli e o belga Laurens Vanthoor garantiram uma contundente vitória doméstica para a equipe WRT, que corre em casa neste fim de semana, na prova classificatória da rodada de Zolder, a segunda da temporada de estreia da GT Series.

Partindo da terceira posição no grid, já que o McLaren MP4-12C de Sébastien Loeb e Álvaro Parente foi excluído do segundo posto, por causa de uma infração técnica, Vanthoor levou o Audi R8 LMS ao segundo lugar já na largada, comboiando o Lamborghini LP560-4 de Stefan Rosina, representante da Reiter, pelas primeiras 12 voltas.
Com um erro do eslovaco na curva 1, o piloto local assumiu a dianteira na 13ª passagem e, pouco depois, passou a condução a Ortelli, que ampliou a vantagem na metade final da corrida. O carro #11 cruzou a linha de chegada com mais de dez segundos de vantagem sobre o Lambo #24, que chegou até o fim nas mãos do também belga Peter Kox.
Foi o segundo triunfo seguido da WRT no certame, que já havia faturado a corrida principal de Nogaro com Frank Stippler e Edward Sandstrom. Niki Mayr-Melnhof e René levaram outro Audi da escuderia ao terceiro lugar.
Largando da última posição por conta da punição, Parente iniciou uma fulminante escalada pelo pelotão até encontrar pela frente o BMW Z4 de Sérgio Jimenez e Ricardo Zonta, provocando um toque entre os dois veículos. O McLaren #9 foi punido com uma passagem pelos boxes por conta do lance e, mais tarde, já quando estava com Loeb, acabou acusando uma instabilidade na parte traseira e gerando um abandono.
Os dois brasileiros, por sua vez, foram chamados aos boxes pelos comissários para consertar a porta que ficou bamba após o incidente. Depois, uma falha no sistema de freios levou Zonta a recolher o veículo de vez para a garagem.
BMW de Cacá Bueno e Allam Khodair disputa posição durante prova classificatória em Zolder (Tony Hermann/BMW Team Brasil)
BMW de Cacá Bueno e Allam Khodair disputa posição durante prova classificatória em Zolder (Tony Hermann/BMW Team Brasil)
Com isso, o outro Z4 do BMW Team Brasil, pilotado por Cacá Bueno e Allam Khodair, foi o único modelo do time a receber a bandeira quadriculada, em 11º. Pela Pro-Am, Cláudio Ricci e Matheus Stumpf levaram o Ford GT da Rodrive ao 14º lugar, sendo a quinta colocação entre os competidores da classe. As duas duplas brasileiras da GTR, Duda Rosa/Paulo Bonifácio, da Seyffarth Mercedes, e Raijan Mascarello/Felipe Tozzo, da Rodrive Ford, não chegaram ao final.
A bateria principal da rodada em Zolder será disputada neste domingo, a partir das 9h15, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV.
Corrida classificatória – Zolder (cinco primeiros):
Pos. Classe Equipe Modelo Pilotos Tempo
1º. Pro Belgian Audi WRT Audi R8 LMS Stéphane Ortelli/Laurens Vanthoor 39 voltas em 1h01min06s512
2º. Pro Lamborghini Reiter Lamborghini LP560-4 Peter Kox/Stefan Rosina a 10s332
3º. Pro Team WRT Audi R8 LMS René Rast/Niki Mayr-Melnhof a 15s928
4º. Pro Sébastien Loeb Racing McLaren MP4-12C Andreas Zuber/Mike Parisy a 16s427
5º. Pro Belgian Audi WRT Audi R8 LMS Frank Stippler/Edward Sandstrom a 17s355






11º. Pro BMW Team Brasil BMW E89 Z4 Allam Khodair/Cacá Bueno a 43s268
14º. Pro-Am Rodrive Ford GT Cláudio Ricci/Matheus Stumpf a 1min29s870

Pro BMW Team Brasil BMW E89 Z4 Ricardo Zonta/Sérgio Jimenez abandonaram

GTR Seyffarth Mercedes SLS AMG GT3 Duda Rosa/Paulo Bonifácio abandonaram

GTR Rodrive Ford GT Raijan Mascarello/Felipe Tozzo abandonaram
Disponível no(a):tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: