25 de abr. de 2013

COM MYLINK EM FALTA, LOJAS EQUIPAM ONIX COM CENTRAL MULTIMÍDIA DO CRUZE

Sistema do sedã é mais caro e completo que o do hatch de entrada; GM diz que não autoriza a troca

Chevrolet Onix 1.0 (Foto: Fabio Aro)
Anunciado como o maior atrativo do Chevrolet Onix, o MyLink está em falta. Quem quiser comprar o hatch equipado com o sistema multimídia pode esperar até 90 dias para estacionar o carro na garagem. Segundo alguns lojistas consultados por Autoesporte, a GM enfrenta um problema com o fornecedor do aparelho, que não está conseguindo dar conta da alta demanda. “Na posição de vendedor, essa situação é péssima para o negócio. O cliente não quer esperar tanto tempo”, desabafou um funcionário de uma autorizada em São Paulo.
O impasse, segundo revendedores, afeta principalmente as versões com motor 1.0, que são mais pedidas. Além disso, ainda de acordo com os vendedores, o consumidor que se interessa pelo Onix não quer abrir mão da central multimídia com tela sensível ao toque. “Quase não sai carro sem MyLink”, dizem.
Para não prejudicar as vendas, algumas lojas estão oferecendo o sistema multimídia do Cruze para equipar o Onix no lugar do MyLink. “No Cruze cobrávamos cerca de R$ 3.900 pelo sistema, mas no Onix fazemos por R$ 3.500”, explicou um vendedor. O sistema do irmão oferece navegação GPS, é mais completo que o MyLink, que custa R$ 1.200. Ambas centrais são compostas por uma tela touchscreen de sete polegadas instaladas no console central. Caso o consumidor opte pela do Cruze, a instalação é feita na própria concessionária. Neste caso, o preço do Onix 1.0 completo (ar, direção, vidros, travas, airbag, ABS) cresce para R$ 39 mil a 40 mil, enquanto com o MyLink os valores cobrados variam entre R$ 36 mil e R$ 37 mil.
Sistema MyLink, um dos principais atrativos do Onix, está em falta (Foto: Divulgação)
Em um primeiro momento, a compra pode parecer vantajosa. O problema é que as lojas não são unânimes quanto à instalação do sistema no Onix. Enquanto algumas revendas utilizam a tática, outras lojas dizem desconhecê-la. Uma vendedora ouvida pela reportagem foi, inclusive, além: “Este não é um procedimento autorizado, os sistemas não são compatíveis”, revelou. Já quem faz a venda garante que o opcional é “legal”. “Não fazemos nada dentro da concessionária que não seja autorizado pela GM. Todos os procedimentos feitos aqui tem o aval da fábrica”, cravou um vendedor.
Procurada pela reportagem, a assessoria da montadora confirmou que o MyLink está em falta por conta da alta demanda e informou que a instalação da central multimídia do Cruze no lugar do sistema homologado para o Onix não é uma prática autorizada.
Revendas oferecem sistema multimídia do Cruze para suprir demanda por MyLink, do Onix (Foto: Divulgação)

Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com

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