O novo Chevrolet Camaro Z/28 2014 é um muscle car de peso aliviado feito para as pistas, com um V8 de 507 cv e nada de rádio. Mas seu nome está por aí desde 1966. Vamos fazer uma breve retrospectiva pela história da família.
O Z/28 original foi apresentado em dezembro de 1966, já como modelo 1967 (bons tempos…). Era uma criação de Vince Piggins, que queria criar um Camaro de alto desempenho e que fosse superior ao Mustang. Então ele pegou um bloco de motor 327 (5,4 l) e o cabeçote de um 283 (4,6 l) para que ele tivesse diâmetro de 101 mm e curso de 76 mm, tornando-se assim um 302,4 (4,95 l) – e ficando logo abaixo do limite de 305 pol3 (4.998 cm3) da Trans-Am da SCCA. Sua sigla veio dos códigos RPO, sendo que RPO28 era o código para o pacote de desempenho. Ele não era mencionado no material de divulgação, portanto só foram fabricados 602 deles no primeiro ano.
O small block tinha potência declarada de 290 cv mas, na realidade, produzia por volta de 360 cv com o carburador de corpo simples e 400 cv com dois carburadores de corpo duplo. Ele também tinha freios dianteiros a disco, rodas de 15 polegadas, molas de alta resistência na dianteira, suspensão traseira com feixes de molas, disco de embreagem de 11 polegadas, câmbio de quatro marchas com relações curtas, primeira marcha em 2.20:1, relação da coluna de direção em 24:1 e capô com uma entrada de ar funcional. O modelo 1969 tinha a opção de um scoop do tipo cowl induction.
Com a segunda geração do Camaro, o Z/28 ganhou um motor novo. O LT-1 de 350 polegadas cúbicas entregava 365 cv e 52,5 mkgf de torque. O maior torque e o comando menos bravo, aliado ao carburador Holley de corpo quádruplo permitiu que o Z/28 usasse pela primeira vez a transmissão automática Turbo Hydramatic 400, de três marchas, como opção à manual de quatro. Em 1971 a taxa de compressão foi reduzida, e a potência abaixou. Apesar de vender mais de 13 mil unidades em 1974, a Chevrolet tirou o Z28 (o “/” desapareceu em 1972) de linha por causa das restrições na emissão de poluentes.
O Z28 foi relançado em meados de 1977 como modelo 1977,5, depois que a Chevrolet viu que o Pontiac Trans Am estava vendendo bem. O V8 350 (5,7 l) agora só produzia 185 cv, mas como as pessoas queriam mesmo saber do ar-condicionado e da caixa automática, isto só incomodou os fãs mais hardcore. Com vários opcionais, o novo Z28 podia ser tão rápido como seus parentes de dez anos atrás. Mas isto não importava: com ele, a Chevrolet vendeu mais do que o Mustang pela primeira vez.
Em 1982, o Camaro Z28 de terceira geração foi o carro do ano da Motor Trend. ele vinha com um V8 5.0 LG4 com carburador de corpo quádruplo, ou com o V8 5.0 LU5 com injeção eletrônica “Cross Fire”. O carburado podia vir com câmbio manual de quatro marchas ou automático de três marchas e produzia 145 cv, enquanto o 305 Cross Fire Injection tinha 165 cv. Todos os Z28 vinham com capô de fibra de vidro com entradas de ar funcionais, com flaps funcionais nos LU5. Eles tinham a seção dianteira diferenciada, spoiler de três peças e saias laterais em prata ou dourado. No ano seguinte, o um novo motor L69 de cinco litros e “alto desempenho” foi apresentado. Tinha 190 cv. Na europa as pessoas começaram a rir. O último camaro de terceira geração produzido foi um Z28 vermelho, no dia 27 de agosto de 1992.
Em 1993 o Camaro Z28 foi escolhido como o pace car oficial da Indy 500. Assim, 633 compradores sentiram a necessidade de comprar um Camaro “Indy” por 995 dólares a mais. O Camaro Z28 de quarta geração tinha um V8 LT1 e ia de zero a 100 km/h em 5,7 segundos, e fazia o quarto de milha em pouco mais de 14 segundos.
Em 1997 o Camaro não só ganhou um novo interior e uma lanterna traseira tricolor, mas também ofereceu a “30th Anniversary Edition” – a galera do Gran Turismo vai lembrar desta –, com listras laranja sobre a carroceria branca. Dois anos depois, passou a ser oferecido um diferencial Torsen. Os últimos Z28 vinham com 314 cv, mas como não estávamos mais em 2001, as vendas nunca foram tão baixas: apenas 29.009 unidades.
Mas a espera acabou, e o Z/28 está de volta, assim como o Stingray. Ele tem muita potência naturalmente aspirada, presente do V8 de sete litros do velho Corvette C7, e é quase 140 kg mais leve que o Camaro ZL1. Mas o ZL1 tem 80 cv a mais – são 587 contra 507 do Z/28, então escolha bem!
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