21 de mar. de 2013

Retro-concepts: Ford GT90

Fotos: Divulgação
Retro-concepts: Ford GT90
Supercarro da marca norte-americana não teve modelo de produção mas originou filosofia de estilo da empresa na década de 1990


Muitos carros-conceito servem apenas para chamar a atenção para uma marca. Outros vão além do "barulho" e anunciam modelos futuros. O Ford GT90 conseguiu misturar um pouco das duas coisas. O supercarro conceitual, embora não tenha sido transformado em modelo de produção previu o futuro do design da fabricante norte-americana e exibiu linhas que inspirariam carros comuns, que seriam lançados em seguida.


Em tese, o GT90 poderia ser o sucessor direto do GT40. O modelo foi apresentado no Salão de Detroit de 1995 e até lembrava o lendário esportivo, mas com linhas mais diretas e ângulos mais agudos. Esse estilo que passaria a ser visto em 1996 com os então lançamentos Ford Ka e Ford Focus e toda a gama da marca na Europa, incluindo o Cougar e o Puma.


A plataforma usada no GT90 misturava elementos como alumínio e fibra de carbono. Na traseira e próximo ao painel, componentes feitos de cerâmica serviam para isolar o calor dos gases de escape e do poderoso V12 de 6.0 litros. O propulsor, com quatro turbos, gerava 720 cv e um ar quente o suficiente para derreter os materiais plásticos do interior.

A filosofia de design, chamada de New Edge – sem relação com o utilitário Ford Edge –, foi muito difundida na Europa. No lado de cá do Atlântico, os carros que mais se aproximaram do estilo foram o Taurus, o Windstar, o Explorer e o Mustang, todos comercializados na América do Norte. Porém, não durou muito, tendo nascido e desaparecido na mesma década. O Fiesta europeu de 2002 já apresentava linhas mais sóbrias e cada vez mais próximas dos desenhos atuais da Ford.



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