Tecnologia que democratiza o pagamento de pedágio utiliza sistema simples e que demanda pouca adaptação; motoristas paulistanos participam de testes
Batizado de Sistema Ponto a Ponto, o projeto prevê a instalação de sensores ao longo das vias e em carros (nesse caso, chamados de tags) que se comunicam ao longo da viagem.
Inicialmente, o sistema foi instalado em um trecho da rodovia SP-075, que liga Campinas a Sorocaba. O percurso possui sete pontos de cobrança que totalizam R$ 12,40. O objetivo é testar o modelo atendendo a reivindicações de moradores de nove bairros que eram isolados das regiões centrais das cidades pela rodovia. Mesmo quando esses moradores precisavam percorrer trechos de pouco mais de 5 km, eram obrigados a pagar a mesma quantia cobrada por quem viaja dezenas de quilômetros. “A gente teve adesão superior ao esperado, o que é muito bom por se tratar de um projeto totalmente voluntário”, explica Pengue.
O sistema foi baseado em uma iniciativa que já está implantada em rodovias italianas, canadenses e australianas, porém passou por modificações para que atendesse melhor às características das vias brasileiras. “Na Itália, todos os acessos às rodovias são controlados e nesses casos é muito mais fácil implantar o projeto.”, conta Pengue. Como as rodovias brasileiras possuem muitas entradas, os sensores tiveram que ser estrategicamente posicionados ao longo do trecho.
Atualmente, o Sistema Ponto a Ponto foi ampliado para as rodovias SP-360 (entre Itatiba e Jundiaí) e SP-340 (entre Campinas e Mococa, município que faz divisa com Minas Gerais). O projeto adaptou as atuais cabines de pedágio para que elas possam atender tanto aos motoristas que aderiram ao sistema quanto aos que pagam da maneira tradicional.
O que é o SINIAV? | |
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É um sistema de identificação automática de veículos que está em fase de implantação. Até 2014, todos os veículos da frota nacional serão obrigados a portar uma tag que contém informações necessárias para que o Governo Federal possa fiscalizar pagamentos de tributos, inspeções ambientais e evitar roubos e furtos de veículos e cargas. |
O Sistema Ponto a Ponto ainda pode resultar em benefícios ambientais, de segurança e conforto para os passageiros. Os motoristas que aderiram ao sistema podem passar pelos pontos de cobrança sem reduzir a velocidade para pagar. Como a retomada de giro do motor é menor, há também redução na emissão de gases. Além disso, a adesão tende a diminuir as significativas filas que se formam em dias de grande movimento nas cabines de pedágio. Por consequência, as chances de ser assaltado durante um engarrafamento na rodovia também diminuem.
Assista ao vídeo abaixo que explica o Sistema Ponto a Ponto:
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
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