Estudo da consultoria PwC prevê que o aumento do
número de estações de recargas, de locais para troca de bateria, além da
economia de combustível, ajudarão a alavancar setor
Por Vanessa Barbosa, de Exame.com | 11/03/2013
Em 2020, um em cada 16 novos carros vendidos no mundo será
híbrido, plug-in ou elétrico. Difícil de acreditar? Essa é a previsão da
consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), que projeta um crescimento
acentuado dos quatro-rodas com credenciais ecológicas. Até o final da
década, segundo pesquisa da consultoria, os carros verdes vão abocanhar
6,3% do mercado automotivo mundial.
A queda nos preços, que deverão ficar mais acessíveis e competitivos, será uma das principais alavancas para o aumento da popularidade dos verdinhos, que hoje somam 4,5 milhões de unidades em circulação, a maioria de híbridos. Mas outras mudanças também ajudarão o setor.
Segundo o estudo da PWC, o incremento do número de estações de recarga e de locais para troca de baterias vão reforçar a infraestrutura elétrica das cidades - e a confiança dos consumidores. Uma rede de reabastecimento ampla é condição fundamental para a expansão do mercado de carros elétricos e híbridos.
Na ausência de uma, reina a insegurança entre os motoristas, que até gostariam de comprar um modelo ecológico mas temem ficar no meio do caminho, com a bateria zerada e sem possibilidade de reabastecer.
Nesse sentido, a criação de baterias com maior capacidade de armazenamento de energia é outro fator que deverá atrair mais interessados. Atualmente, um dos modelos elétricos mais vendidos do mundo, o Nissan Leaf, consegue rodar até 160 km com uma única carga, o que para trajetos curtos dentro da cidade é mais do que suficiente.
O problema - e o pé atrás - se instala mesmo quando se quer percorrer longas distâncias, numa viagem, por exemplo. Até o momento, o único país que dá para atravessar de leste a oeste, norte a sul, dentro de um carro elétrico sem esquentar a cabeça é a Estônia.
Esse pequeno país báltico é o primeiro do mundo a implementar uma rede nacional de recarga de carros elétricos. Cada uma das 165 estações recarrega até 90% da bateria em menos de 30 minutos. Dependendo do modelo, uma única carga permite rodar 140km pela bagatela de R. Assim, fica difícil resistir.
A queda nos preços, que deverão ficar mais acessíveis e competitivos, será uma das principais alavancas para o aumento da popularidade dos verdinhos, que hoje somam 4,5 milhões de unidades em circulação, a maioria de híbridos. Mas outras mudanças também ajudarão o setor.
Segundo o estudo da PWC, o incremento do número de estações de recarga e de locais para troca de baterias vão reforçar a infraestrutura elétrica das cidades - e a confiança dos consumidores. Uma rede de reabastecimento ampla é condição fundamental para a expansão do mercado de carros elétricos e híbridos.
Na ausência de uma, reina a insegurança entre os motoristas, que até gostariam de comprar um modelo ecológico mas temem ficar no meio do caminho, com a bateria zerada e sem possibilidade de reabastecer.
Nesse sentido, a criação de baterias com maior capacidade de armazenamento de energia é outro fator que deverá atrair mais interessados. Atualmente, um dos modelos elétricos mais vendidos do mundo, o Nissan Leaf, consegue rodar até 160 km com uma única carga, o que para trajetos curtos dentro da cidade é mais do que suficiente.
O problema - e o pé atrás - se instala mesmo quando se quer percorrer longas distâncias, numa viagem, por exemplo. Até o momento, o único país que dá para atravessar de leste a oeste, norte a sul, dentro de um carro elétrico sem esquentar a cabeça é a Estônia.
Esse pequeno país báltico é o primeiro do mundo a implementar uma rede nacional de recarga de carros elétricos. Cada uma das 165 estações recarrega até 90% da bateria em menos de 30 minutos. Dependendo do modelo, uma única carga permite rodar 140km pela bagatela de R. Assim, fica difícil resistir.
Disponível no(a):http://quatrorodas.abril.com.br
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