26 de fev. de 2013

Um minuto de silêncio pelo Saab 9-3 Phoenix que jamais virou realidade


saab 9-3 phoenix (1)

A coisa mais triste que alguém pode fazer consigo mesmo é pensar “como seria se…”. Se você for um fã da Saab, melhor pegar um lenço. Vamos te mostrar o carro que poderia ser o nov0 9-3.

A Saab foi uma das maiores vítimas da crise econômica, e uma das que mais fazem falta. A Saab declarou a falência em 2011, apenas um ano depois de lançar seu potente e bem recebido 9-5 de segunda geração. Mas quando a empresa fechou, levou consigo um novo 9-3, que também estava para ser lançado.
Fora algumas imagens granuladas que vazaram na internet, ninguém sabia como era o visual do carro até agora. O pessoal bacana do SaabsUnited soltou algumas fotos de um novo 9-3, apelidado de “Phoenix”, que eles dizer ser o mais próximo do modelo final de produção que a equipe de design da marca fez.
O SaabsUnited também nos conta um pouco da história do carro das foros. O Saab 9-3 Phoenix foi projetado por Jason Castriota, o americano por trás do Bertone Mantide, do Maserati Gran Turismo e do do conceito Saab PhoeniX.
A missão que Jason Castriota recebeu da Saab foi projetar um carro que capturasse as raízes históricas da companhia, ao mesmo tempo trazendo algo novo que pudesse ser produzido com base na nova e flexível plataforma PhoeniX, que a Saab esteve desenvolvendo nos últimos anos. Outra exigência foi que todos deveriam perceber instantaneamente que tratava-se de um Saab sem olhar para o emblema, e ao mesmo tempo perceber que se tratava de algo inédito. Com estes critérios em mente dá para entender como esta missão foi dura para Jason, considerando a longa e marcante história dos diferentes estilos de design que a Saab tem. Para manter as coisas simples,  Jason teve liberdade para criar um carro com certas limitações, e este foi o resultado.
O SaabsUnited deixa claro que Castriota e sua equipe tinham recursos financeiros e tempo extremamente limitados. O plano era deixar o carro pronto no fim de 2011 e estreá-lo no Salão de Genebra de 2012, embora as versões de produção provavelmente não chegassem antes de 2014. O carro teria uma versão hatch de quatro portas (o carro das fotos) e um conversível.
saab 9-3 phoenix (2)
O site traz até alguns detalhes do conjunto mecânico. O motor seria um BMW 1.6 turbo (THP?), que renderia algo entre 200 e 220 cv. Também houve a especulação sobre um motor a diesel 2.0. Mas infelizmente nada disso aconteceu, apesar do trabalho duro de Castriota, de sua equipe e dos engenheiros.
O tempo todo, até o último dia de existência da SAAB Automobile AB – 19 de dezembro de 2011 – Jason Castriota e sua equipe estavam finalizando seu bonito carro e, até lá, encarando a realidade de que estavam trabalhando mesmo com a possibilidade de não serem pagos. No fim as contas, Jason Castriota trabalhou para a Saab por quase dois anos, mesmo que a companhia não tenha conseguido pagar pelo serviço nos últimos oito meses. Mesmo assim Castriota e sua equipe acreditaram na Saab e levaram o projeto adiante para dar à companhia a melhor chance de sobreviver. No caminho, conseguiram estabelecer um processo de trabalho mais eficiente que era 40% mais barato do que a Saab fazia antes, entregaram um novo conceito e quase terminaram o substituto do 9-3 e suas variantes.
É uma pena que este trabalho não tenha rendido frutos. O desenho é elegante e bonito, e é um belo tributo à herança da Saab que não ficou parado no tempo.


Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: