22 de fev. de 2013

F-1:Webber: “Estou feliz com o que fizemos”; leia as declarações desta sexta

Australiano afirma que apesar das condições ruins do tempo, Red Bull fez um bom trabalho em Barcelona
Mark Webber (Foto: Mark Thompson/Getty Images)Mark Webber (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
 
RED BULL
Mark Webber: 8º (1min27s616)
Mark Webber afirmou que ficou contente com o trabalho que a equipe Red Bull realizou nesta sexta-feira em Barcelona, apesar de as condições do tempo não terem sido as ideias, com chuva e frio durante todo o dia.

“Não lembro de um dia inteiro de teste frio assim. Mas, na verdade, foi razoavelmente consistente. As condições eram bastante estáveis durante o dia, apesar de não representar um final de semana de corrida. Então, condições não usuais, mas fiquei contente com o que fizemos hoje. Os mecânicos fizeram um trabalho incrível. Conseguimos muitas coisas boas hoje.”
TORO ROSSO
Jean-Éric Vergne: 3º (1min24s071)
Com a chuva, a Toro Rosso aproveitou a sexta-feira para fazer avaliações aerodinâmicas, testar os dois tipos de pneus com ranhuras da Pirelli e fazer simulações de pitstops. Jean-Éric Vergne conduziu os trabalhos e foi um dos destaques da sessão, com um terceiro lugar e uma saída de pista na curva 5. “Mais um dia produtivo, mesmo com a chuva. Tínhamos várias coisas para testar e acho que conseguimos boas respostas. Além do mais, foi útil andar com os pneus intermediários e de chuva forte, para ter uma boa compreensão de como eles se comportam. Foi surpreendente termos tido chuva e não neve”, brincou o francês, a respeito das baixas temperaturas registradas em Barcelona.
FORCE INDIA
Jules Bianchi: 4º (1min25s732)
Realizando um treino que talvez seja decisivo para sua promoção a titular, Jules Bianchi teve de encarar condições adversas desta sexta, mas mostrou boa adaptação e encerrou os trabalhos em quarto, com 61 giros registrados pelo Circuito da Catalunha. “Foi bom voltar a trabalhar com o time e sentir o carro em todas as condições, quando a pista estava seca e molhada. Essa experiência foi mais útil para mim. Estava chovendo tanto, que decidimos não partir para trechos longos, mas ainda conseguimos verificar várias coisas”, relatou o francês, que gerou a última bandeira vermelha do dia, a três minutos do encerramento da sessão.
SAUBER
Esteban Gutiérrez: 5º (1min26s239)
Estreante na categoria, Esteban Gutiérrez usou a precipitação desta sexta para treinar pela primeira vez em condições de piso molhado. O mexicano foi quem mais trabalhou ao longo das oito horas, completando 96 passagens, que incluíram duas escapadas de pista, nas curvas 4 e 5. “Foi um dia interessante para mim, porque ganhei alguma experiência em pista molhada. Esta é a primeira vez que eu piloto um F1 nessas condições. Tive também que andar com compostos lisos em situações bastante adversas, algo que eu posso ter que encarar em uma corrida. Aprendi muito hoje, que era justamente o que eu precisava”, comemorou.
CATERHAM
Giedo van der Garde: 6º (1min27s429)
Giedo van der Garde foi mais um novato a vivenciar pela primeira vez um treino com pista molhada. O holandês chegou a perder o controle do CT03 na saída da última curva, na parte meã da sessão, mas também se mostrou satisfeito com a oportunidade de treinar em uma condição até então desconhecida. “Apesar do tempo, foi mais um dia relativamente produtivo. Pilotei pela primeira vez um F1 na chuva e ainda tentamos algumas novas ideias para melhorar a estabilidade traseira. Só que, novamente, os pneus não entraram na temperatura [ideal] e não conseguimos aproveitar o máximo”, admitiu.
MARUSSIA
Max Chilton: 9º (1min29s902)
A Marussia também dedicou a sessão chuvosa para experimentar novos componentes no MR02, bem como para dar a Max Chilton a primeira chance de andar com os compostos ranhados da Pirelli, já que o inglês herdou o lugar do brasileiro Luiz Razia nesta sexta-feira. “Não fizemos a mesma quilometragem de outros times, mas trabalhamos em diversos itens diferentes e os detalhes disso serão vitais em nossa preparação para o próximo teste, quando estrearemos um novo pacote aerodinâmico”, explicou.
LOTUS
Romain Grosjean: 10º (1min34s800)
Devido ao frio e à chuva, Romain Grosjean ficou mais tempo nos boxes do que na pista com o E21, mas, ainda assim, avaliou positivamente sua participação na última sessão da semana em Barcelona. “[O asfalto] estava frio e escorregadio, condições piores do que esperaríamos encontrar durante a temporada. Pelo menos foi um bom teste para os compostos de chuva. Estou feliz, porque não sofremos nenhum problema e o equilíbrio do carro estava bom nessas condições”, resumiu.
WILLIAMS
Pastor Maldonado: sem tempo
Valtteri Bottas: sem tempo
Confiante de que o modelo FW35 se mostrou veloz e confiável nos três dias anteriores, a Williams sequer registrou tempo nesta sexta, preferindo se esforçar no treinamento de pitstops. “No geral, estou feliz com os últimos quatro dias, pois não tivemos problemas no carro e ele parece muito bom. Alcançamos tudo o que queríamos neste teste. Ainda há muito mais por vir, mas temos uma boa ideia do que precisamos fazer na sequência”, garantiu Pastor Maldonado.
O companheiro Valtteri Bottas recebeu a oportunidade de treinar intensivamente os procedimentos de troca de pneus, algo ao qual terá de se habituar na nova categoria. “O ponto-chave para um piloto é frear o mais tarde possível na área de limite de velocidade do pitlane, posicionar-se perfeitamente nos boxes e, finalmente, sair de forma rápida e limpa. É muito interessante, pois há várias coisas para se pensar durante o processo. Vamos praticar mais um pouco no próximo teste, mas me sinto preparado para os pitstops em Melbourne [GP da Austrália]“, disse.
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: