26 de fev. de 2013

CITROËN DS4 CHEGA POR R$ 100 MIL

Modelo de luxo chega em versão única de acabamento e três anos de garantia

Citroën DS4 (Foto: Citroën)
A rede de lojas Citroën recebe no fim desta semana o primeiro lote do DS4 francês, modelo que completa o trio da família esportiva DS no país.
E ele chega para fazer a ponte entre o compacto DS3, lançado no ano passado por R$ 79.900, e o requintado DS5, lançado no começo deste ano por R$ 124.900. O preço do DS4? R$ 99.990, com garantia de três anos e versão única de acabamento.
Embora a Citroën chame o modelo de cupê, por conta do teto rebaixado na parte traseira, ele é um hatchback de quatro portas, derivado do conhecido C4 – assim como o DS3 deriva do C3. Mas sua silhueta lateral muda bastante em relação ao hatch, não só pela traseira mais caída, mas também pelos spoilers e pelas maçanetas das portas traseiras embutidas na ponta das janelas.

O motor é o mesmo dos seus irmãos de linha, o ótimo 1.6 turbo feito em parceria com a BMW, que rende 165 cv. O câmbio é automático de seis marchas, com possibilidade de trocas manuais pela alavanca e modo esportivo. Mais leve que o exótico e grandalhão DS5, o DS4 casa melhor com o conjunto motor/câmbio feito em parceria com a BMW. A marca francesa divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e máxima de 212 km/h. Mas o DS3, menorzinho, é mais esperto que os irmãos mais caros.
Em termos de equipamentos, ele traz para-brisa panorâmico, rodas de aro 18, revestimentos de couro, quadro de instrumentos com iluminação à escolha do motorista (branco ou vários tons de azul), GPS e central de mídia no painel, controle eletrônico de estabilidade, massageadores lombares nos bancos dianteiros, faróis de duplo xenônio, sensores de ré e de ângulo morto, sistema de auxílio para baliza (apenas avalia o espaço disponível, não faz a manobra), entre outros itens de comodidade e segurança. Por conta do desenho esportivo, o porta-malas tem espaço reduzido para 359 litros, 51 l a menos que no C4.
Citroën DS4 (Foto: Citroën)
O DS4 vai disputar mercado com hatches médios alemães, como o BMW 118i (a partir de R$ 107 mil), e em breve com as novas gerações do Audi A3 Sportback e do Mercedes Classe A, além do sueco Volvo V40. Se tivesse motor mais forte, o Hyundai Veloster (R$ 80 mil), também entraria nessa disputa. Mas a maior ameaça ao DS4 no mercado atende pelo nome de Fusca. Com motor 2.0 de 200 cv, o novo VW vem do México por preços na faixa de R$ 80 mil, embora não tenha versão com portas traseiras. As vantagens tributárias para modelos mexicanos e argentinos, nesses casos, fazem toda a diferença.
Confira amanhã, aqui no site, a primeira avaliação do DS4, já em território nacional.

Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: