30 de jan. de 2013

SEGREDO: NOVA GERAÇÃO DO COROLLA APOSTARÁ NA OUSADIA

Conceito exibido em Detroit antecipa as linhas (arrojadas) do futuro sedã. Lançamento no Brasil será no início de 2014

 

Toyota Corolla 2015 em projeção de Autoesporte (Foto: Renato Aspromonte) (Foto: Renato Aspromonte/Autoesporte)
Recém-apresentado no Salão de Detroit, o conceito Corolla Furia é mais do que um estudo de estilo para a Toyota nos Estados Unidos. O carro, que roubou a atenção de muitos lançamentos por lá, revela que a futura geração do sedã não vai seguir a atual linguagem visual. Vai, sim, inaugurar um estilo arrojado, como há muito a Toyota não exibia. E, segundo fontes da empresa, o Brasil é o mercado que terá as linhas mais arrojadas - mais que EUA, Europa e Japão.


Os executivos da marca não escondiam dos jornalistas as reais intenções do conceito Corolla Furia durante a exposição norte-americana. “É uma opção do caminho que o Corolla pode seguir. Acho um ótimo conceito, pois provavelmente não mostra o que as pessoas esperariam de um futuro Corolla”, afirmou Bill Fay, vice-presidente da Toyota nos Estados Unidos, durante a apresentação do carro em Detroit.
O protótipo traz um visual arrojado, acentuado pelos faróis estreitos, vincos na carroceria, formas fluidas, para-lamas alargados e capô mais curto do que o visto na geração atual. A traseira também está mais esportiva, com lanternas de led em forma de seta, saída do escapamento cromado e detalhes de fibra de carbono.
Futura geração do Toyota Corolla ficará mais arrojada (Foto: Renato Aspromonte/Autoesporte)
Para aqueles que estão ansiosos para saber mais sobre o próximo Corolla, o executivo afirma que logo ele será revelado “Estamos em estágio avançado do desenvolvimento, ele será visto em breve”, afirmou Fay. Segundo apuramos junto a fontes no Brasil, a previsão de lançamento da 11ª geração é para março de 2014. Com algumas diferenças em relação ao modelo a ser vendido nos EUA no fim deste ano, o que deixará nosso sedã mais parecido com o conceito Furia.
A ousadia surpreende, mas tem explicação. A Honda se deu mal nos Estados Unidos após a última reestilização do Civic, que deixou o modelo mais conservador em relação ao anterior. Por isso, a Honda teve de fazer uma cirurgia plástica no modelo antes do previsto (já fez nos EUA, vai fazer no Brasil na linha 2014). Os executivos japoneses também estavam preocupados com a perda de apelo da marca junto ao público jovem – os coreanos vêm fazendo a festa nessa praia. Só não se esperava tanta ousadia por parte dos precavidos estilistas da Toyota.
O novo Corolla aparenta ter entre-eixos um pouco maior que o atual, o que sugere aumento de espaço interno, sobretudo para quem viaja atrás (hoje o Civic tem 7 cm a mais, por exemplo). Por dentro, o painel e o volante deversão ser iguais aos do Toyota Auris hatch europeu, com detalhes cromados e linhas mais insinuantes – um salto enorme em comparação com o quadradão modelo vendido hoje no Brasil. Os motores sairão da nova fábrica que a Toyota está esguendo em Porto Feliz (SP): 1.8 e 2.0, ambos com duplo comando variável de válvulas – provavelmente com algum incremento de potência e torque em relação aos atuais, de 144 e 153 cv. O atual câmbio automático de quatro marchas dará lugar a um de seis marchas. (colaborou Alberto Cataldi, de Detroit)
Toyota Corolla Furia Conceito (Foto: Alberto Cataldi)
O que mais muda
A imagem do conceito Furia (acima) dá sinais de que o novo Corolla terá entre-eixos um pouco maior que o atual. Isso deverá beneficiar o espaço interno, sobretudo para quem viaja atrás (hoje o Civic tem 7 cm a mais, por exemplo). Por dentro, o painel e o volante deverão ser iguais aos do Toyota Auris hatch europeu, com detalhes cromados e linhas mais insinuantes – um salto enorme em comparação com o quadradão modelo hoje à venda. Os motores sairão da nova fábrica que a Toyota está erguendo em Porto Feliz (SP): 1.8 e 2.0, ambos com duplo comando variável de válvulas, e provavelmente com algum incremento de potência e torque em relação aos atuais, de 144 e 153 cv. O atual câmbio automático de quatro marchas dará lugar a um de seis.

Fonte: Revista AE
Disponível no(a): http://revistaautoesporte.globo.com/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: