28 de jan. de 2013

Cinco razões: a volta da Toyota ao 1º lugar

Montadora japonesa voltou a ser a número um no mundo em vendas entre as fabricantes de automóveis


Se 2012 para algumas companhias precisa ser esquecido, para a Toyota foi um ano que deve entrar para a história. Isso porque, foi o melhor ano em vendas - em 75 anos - de sua trajetória. O bom desempenho garantiu à montadora retomar a liderança no mercado global de automóveis – posto perdido em 2011 para a americana General Motors.

No período, a Toyota vendeu 9,75 milhões de carros, o que representa 23% das vendas totais entre as montadoras no mundo. O número é também 26,6% maior na comparação com as vendas da montadora um ano antes. Já a GM vendeu 9,29 milhões de carros e garantiu o segundo lugar no pódio; a Volkswagen ficou com a terceira posição, com vendas que somaram 9,07 milhões de unidades.

Durante três anos, entre 2008 e 2010, a Toyota permaneceu como número um em vendas. Mas fatores adversos, como o terremoto no Japão, em março de 2011, e as inundações na Tailândia, no final do mesmo ano, fizeram com que a companhia perdesse a liderança.

O retorno ao topo do pódio, agora, foi garantido por algumas razões. Veja, a seguir, cinco delas:

Modelo elétrico
Embora no Brasil ainda seja novidade, o primeiro Prius, um dos modelos elétricos da Toyota, foi lançado pela montadora em 1997 e já está em sua terceira geração. A versão, no entanto, vem ganhando visibilidade, principalmente depois que a companhia japonesa decidiu expandir a família Prius para outras versões, em 2011. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi o modelo da Toyota mais vendido por lá e, segundo estimativas do mercado, mais de 3 milhões de unidades do modelo foram comercializados em todo o mundo, no ano passado. A boa aceitação do modelo, em mercados como Europa, também contribuiu para o sucesso da Toyota no mundo, no ano passado.

Vendas de SUVs e sedans
Mas não foram só os modelos elétricos que garantiram o retorno da Toyota à posição número um em vendas globais. Outros segmentos, como os de SUVs e os sedans, também impulsionaram as vendas da montadora em todo o mundo. Os grandes destaques do período foram o Lexus RX 350 e o Camry, além, é claro, do Corolla, o mais vendido pela montadora no mercado brasileiro.

Estados Unidos
O mercado americano também deu um empurrãozinho para os negócios da Toyota no mundo. Só nos Estados Unidos, a montadora japonesa vendeu 2,1 milhões de automóveis em 2012. O montante é 27% maior na comparação com as vendas de um ano antes. O crescimento é também maior que a expansão total da montadora no mundo.

Desvalorização do iene
Outra razão que ajudou a Toyota em 2012 foi a desvalorização do iene frente ao dólar. Com a moeda japonesa menos valorizada, os negócios da montadora no mercado externo se tornaram mais competitivos.

Marcas complementares

Além da marca de automóveis que tem o mesmo nome do grupo, a Toyota possui outras marcas complementares de automóveis: a Daihatsu, que produz carros compactos, e a Hino Motors, braço da montadora que fabrica veículos pesados, como caminhões e ônibus e a Lexus, segmento de luxo da montadora japonesa.

Somente a Lexus, por exemplo, está entre as dez maiores marcas japonesas do mundo. Ela está presente em 70 países e tem o mercado americano como um dos principais para os seus negócios.

Por Daniela Barbosa, de Exame.com
Fonte: Exame.com Via Quatro Rodas
Disponível no(a): http://quatrorodas.abril.com.br
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