Versão ST do Ford Focus da terceria geração ganha motor turbo de 246 cv
A Ford tem apostado em modelos que possam ser atraentes em todo o mundo. Caso do luxuoso Fusion/Mondeo, mesmo sedã, mas com nome diferente, nas Américas e na Europa. O utilitário esportivo compacto, EcoSport, também vai ser comercializado em todos os quadrantes do planeta.
O médio Focus, vendido em 40 países, já era um carro
globalizado antes mesmo de ser apresentada sua terceira geração, em
2010. Faltava, no entanto, a versão mais esportiva da linha. E para
reafirmar a globalização do modelo, o Focus ganha também no mercado
norte-americano o esportivo ST, de Sport Technologies, clássico em
outras gerações europeias do Focus – por lá, a versão estreou no meio
do ano. O desenvolvimento do ST envolveu a europeia Ford RS Team – Rally
Sports Team – , o time americano da SVT – Special Vehicle Team – e
contou também com engenheiros da região da Ásia-Pacífico, para fazer
valer a estratégia unificada “One Ford” da empresa.A Ford tem apostado em modelos que possam ser atraentes em todo o mundo. Caso do luxuoso Fusion/Mondeo, mesmo sedã, mas com nome diferente, nas Américas e na Europa. O utilitário esportivo compacto, EcoSport, também vai ser comercializado em todos os quadrantes do planeta.
No Brasil, o hatch só deve chegar em sua versão “normal”, enquanto a “apimentada” vai para América do Norte, Europa e alguns mercados da Ásia. O ST é equipado com o turbinado motor 2.0 EcoBoost, com injeção direta de gasolina, que entrega bons 246 cv de potência. O propulsor é acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades, conjunto que dá ao Focus ST números como 248 km/h de velocidade máxima e 6,5 segundos para cumprir o zero a 100 km/h. A Ford garante consumo de 13,8 km/l em ciclo misto.
A fabricante norte-americana também
injetou boa dose de tecnologia no bólido, que conta com sistema
multimídia com tela de oito polegadas e o equipamento da Sony com dez
alto-falantes surround. Como é um esportivo com tração dianteira, ele
dispõe de itens de controle como mecanismos de compensação e
vetorização de torque – Torque Steer Compensation e Torque Vectoring,
respectivamente. Este último seleciona eletronicamente a roda de menor
aderência e aplica toda a força naquela que estiver “grudada” no chão. O
hatch esportivo tem sete airbags, suspensão esportiva, direção
elétrica e vem com rodas aro 18 de liga leve. Nos Estados Unidos, o
Focus ST custa US$ 24.495 – cerca de R$ 50.750.
Primeiras impressões
Natural das pistas
Cidade do México/México – O Ford Focus ST encara o mundo dos hatches “apimentados” com muita velocidade. Não apenas pelos quase 250 cv produzidos pelo EcoBoost 2.0 turbo com injeção direta, mas pela eficiência com que a potência é entregue. A estabilidade nas entradas e saídas de curvas também é notável e o carro gruda no chão mesmo com o acelerador no limite. Embora o torque pareça um pouco artificial, devido à grande assistência eletrônica, a relação da direção é bastante direta – com apenas duas voltas de batente a batente – e exalta o caráter esportivo do modelo.
A expressiva potência do Focus ST não funciona sozinha. A precisa transmissão manual de seis velocidades também realiza bom trabalho na entrega de torque ao eixo dianteiro. Os dois sistemas de auxílio ao condutor funcionam bem. O Torque Steer Compensation erradica as alterações de força oriundas da alta potência e o Torque Vectoring controla a trajetória, dosando o giro da roda interna em curvas para reduzir derrapagens. É claro que com isso o ST fica um pouco menos divertido, mas as sensações de controle e segurança são grandes.
Primeiras impressões
Natural das pistas
Cidade do México/México – O Ford Focus ST encara o mundo dos hatches “apimentados” com muita velocidade. Não apenas pelos quase 250 cv produzidos pelo EcoBoost 2.0 turbo com injeção direta, mas pela eficiência com que a potência é entregue. A estabilidade nas entradas e saídas de curvas também é notável e o carro gruda no chão mesmo com o acelerador no limite. Embora o torque pareça um pouco artificial, devido à grande assistência eletrônica, a relação da direção é bastante direta – com apenas duas voltas de batente a batente – e exalta o caráter esportivo do modelo.
A expressiva potência do Focus ST não funciona sozinha. A precisa transmissão manual de seis velocidades também realiza bom trabalho na entrega de torque ao eixo dianteiro. Os dois sistemas de auxílio ao condutor funcionam bem. O Torque Steer Compensation erradica as alterações de força oriundas da alta potência e o Torque Vectoring controla a trajetória, dosando o giro da roda interna em curvas para reduzir derrapagens. É claro que com isso o ST fica um pouco menos divertido, mas as sensações de controle e segurança são grandes.
Mas é na pista que o Focus ST mostra todo o seu poder. O modelo pode ser comparado a outros “hot-hatches” como o Seat Supercopa, com motor TSI 2.0 de 265 cv, ou o Mercedes-Benz A250, de 211 cv. Embora o espanhol seja mais divertido e o alemão expresse mais exclusividade, o apimentado modelo norte-americano é o que exige menos habilidade do motorista. E se a comparação puder ser feita no momento de execução de uma volta mais rápida, o hatch da Ford é mesmo o mais eficaz.
Ficha técnica
Ford Focus ST
Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 2.000 cm³, turbo, quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro. Injeção direta.
Transmissão: Câmbio manual de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 246 cv a 5.500 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,5 segundos.
Velocidade máxima: 248 km/h.
Torque máximo: 36,67 kgfm a 2.000 rpm
Diâmetro e curso: 87,5 mm X 83,1 mm. Taxa de compressão: 9,5:1.
Suspensão: Dianteira do tipo MacPherson e traseira do tipo Multilink com mola helicoidal e barra estabilizadora
Pneus: 235/40 R18
Freios: Discos ventilados na frente e discos atrás. Oferece ABS.
Carroceria: Hatch em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,36 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,48 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1,362 kg.
Capacidade do porta-malas: 277 litros.
Tanque de combustível: 55 litros.
Produção: Saarlouis, Alemanha.
Lançamento: 2012
Itens de série: Ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, bancos e volante com revestimento de couro, computador de bordo, sistema de entretenimento com rádio/CD/MP3 e tela de 8 polegadas, bancos dianteiros esportivos, direção elétrica, retrovisores com ajuste elétrico, retrovisor interno eltrocromático, cruise control, freios ABS, airbag frontais, laterais e de cabeça, regulagem de altura para o volante, faróis de neblina.
Preço: US$ 24.495, o equivalente a R$ 50.750
Fonte: Motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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