Lá estou eu, voltando de Santo André após checar as peças de fibra de vidro do Dart Games. Eis que um carro preto começa a ziguezaguear nervosamente atrás de mim. Me passa, me fecha, quase causa um acidente com o carro ao lado e acaba ficando preso à minha frente. Playboy maldito. Êpa, é o novo Audi S3. Êpa, tem placa verde. Êpa, é de São Bernardo do Campo – é a VW que está testando este Audi! Pra quê?
Bem, é simples. Há dez dias, o nosso colunista Gustavo Ruffo deu no site da Car and Driver este mesmo carro e matou a charada. O novo Audi A3 usa a nova e revolucionária plataforma MQB, a mesma do Golf VII que será fabricado aqui. Os dois compartilham uma série de peças. Releia este post também, para refrescar a memória e fazer outras ligações. Os caras estão fazendo o diabo com esta unidade (o site Autos Segredos afirma que também há uma outra, branca, com motor 1.4 TSI – o mesmo do Golf VII) para testar componentes.
Respondendo ao título, é um Audi S3 o que vemos. Mas o que a Volkswagen está testando é para o novo Golf – ou você acha que eles iam ficar desfilando com o novo Golf disfarçado por aí? Estrategicamente, é melhor nunca entregar o ouro.
Por exemplo, na foto acima (de Diogo Dias), dá pra perceber que o coitado do S3 estava com carga máxima. Veja como a suspensão traseira está comprimida – compare com a foto de um Audi S3 original. Quem garante que as cargas de suspensão – e mesmo os seus braços – são as mesmas de um original? Aliás, olhe com atenção e note que a geometria parece diferente: é como se o eixo de trás estivesse um pouco mais para a frente – efeito similar a uma regulagem de cáster positivo. Nada garante que haja uma esticadinha pra cá ou para lá (inclusive nos balanços) para simular a carga de componentes do Golf. A diferença de dimensões não é tão grande (exceto o comprimento total) e convida a isso. Confira na tabela abaixo:
Audi S3 / VW Golf 1.4 TSI (em mm)
Comprimento: 4.254 / 4.349 (+9,5 cm)Largura: 1.777 / 1.799 (+2,2 cm)
Altura: 1.435 / 1.476 (+4,1 cm)
Entre-eixos: 2.595 / 2.637 (+4,2 cm)
Peso: 1.395 kg / 1.288 kg (-107 kg, lembrando que o S3 tem tração integral – que pode ter sido removido pela VW e compensado com peso)
O que tenho de novo pra dizer é o seguinte: nesta foto, dá pra perceber que ao menos a bitola traseira e a largura dos pneus parecem a mesma do Audi S3. A arrancada que o carro deu também exclui a possibilidade deste carro estar com o motor 1.4 TSI de 142 cv do Golf VII gringo. Há enormes chances deste cara estar equipado com o 2.0 turbinado de 200 cv do Jetta, opção que seria muito interessante para o público brasileiro em uma versão topo de linha.
De qualquer forma, o Golf VII já foi lançado lá fora. O que pode mudar para o nosso? Motor, relações de transmissão, calibragem de suspensão, rodas e pneus e alguma possível alteração de eletrônica e elétrica. Tudo isso dá pra fazer em um Audi S3. E como os pilotos de teste da VW gostam de pilotar como se o carro estivesse acabado de ser roubado, certamente eles vão chamar a sua atenção passando a milhão do seu lado. Se der tempo e o trânsito ajudar, clique e mande pra gente – só não espere receber um, dois ou quinhentos reais pela ajuda!
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário