Os fabricantes de automóveis querem transmitir de orgulho, durabilidade e força com seus emblemas. Alguns acabam ficando bem sem graça e outros são maravilhosos. É destes últimos que vamos falar.
Alguns emblemas clássicos são considerados obras primas, mas na verdade são bem sem graça.
Os carros que a Ferrari faz são fantásticos, portanto vemos o emblema do cavallino em tudo que é canto. Em bandeiras, pixações, tatuagens nas nádegas das pessoas, todos os lugares. Mas embora os carros sejam bacanas, não há como negar que seu emblema é só um cavalo estilizado em um retângulo amarelo. O da BMW é um círculo azul e branco. Nada demais.
Os bons emblemas podem decorar carros terríveis. Na verdade quase todos eles aparecem em verdadeiras porcarias sobre rodas. Seis dos dez fabricantes dessa lista estão extintos e um deles está respirando com a ajuda de aparelhos. Nossa teoria: seus emblemas eram tão legais que os compradores não compreenderam e deixaram de comprá-los.
Outra coisa: incluímos apenas os emblemas de fabricantes. Alguns modelos tem emblemas bem legais, como o Mustang, o Celica e o Viper, mas eles não se classificavam para a lista, sorry.
De qualquer forma, se existe algum emblema que você acha tão lindo que faria uma tatuagem na testa, sinta-se a vontade para protestar nos comentários!
Foto de abertura: Denis De Mesmaeker
Cadillac
Muita gente pensa que o emblema com formato de brasão mais legal de todos é o da Porsche. Está todo mundo errado. O emblema da Cadillac tem o mesmo estilo, mas em vez de um cavalo sem graça eles usaram patos. Eles faziam os melhores carros do mundo mas quando chegou a hora de escolher uma fera para representar seu nome, os donos da companhia escolheram um pato. Isso nunca daria certo no mundo moderno. Crédito da foto: Thomas Hawk
Mercedes-Benz
Fabricantes alemães são os mestres da simplicidade quando se trata dos emblemas. A Audi tem quatro círculos, a BMW usa a bandeira da Baviera, e o da VW é só um V e um W. O melhor e mais simples, contudo, é a estrela de três pontas da Mercedes-Benz, certamente o símbolo automotivo mais icônico do mundo. É difícil superar isso. Crédito da foto: Leonardo Contesini
Abarth
A Abarth pode até ter deixado de ser uma fabricante de fato, agora que eles só preparam Fiats, mas nos anos 60 e 70 Carlo Abarth estava construindo toda sorte de esportivos sozinho, usando Porsches como base. A Abarth também tem um dos animais mais legais no seu emblema, um escorpião quadrado. Muito mais legal do que um cavalo rampante, um touro selvagem ou o tridente de Netuno. E agora eles vão voltar a construir carros por conta própria.
Kaiser
A Kaiser era uma companhia iniciante dos anos 40 e 50 que tentou, sem sucesso, enfrentar as três grandes de Detroit. E a Kaiser escolheu algum animal de menininha, como um leão ou um cavalo ou uma águia, para colocar no seu emblema? Claro que não? Eles colocaram um búfalo. E esse búfalo estampava um dos maiores emblemas que já vimos. Crédito da foto: CAHairyBear
Voisin
Existem muitos emblemas Art déco que são fantásticos, como o elegante emblema “V8″ da Ford ou o círculo alado da Hispano-Suiza. O mais bonito de todos, no entanto, era o da francesa Voisin. Eles começaram fazendo aviões, mas quando comeaçaram a fazer carros, eles usavam esse emblema que parece ter sido tirado do porta-joias de Cleópatra. Crédito da foto: Jay Bonvouloir
Lea-Francis
Quando um fabricante quer usar um animal mitológico em seu emblema, normalmente a opção é o grifo, um híbrido de leão e águia. É um animal bem maneiro, por isso a Saab e a Vauxhall usam eles nos seus emblemas. Mas o da Lea-Francis é ainda mais legal: é um hipocampo, que é basicamente um unicórnio-sereia. Crédito da foto: Andras Csore
Volvo
Sempre gostamos do emblema da Volvo porque é o antigo símbolo químico do ferro, o que parece apropriado para os sólidos carros suecos. Mas olhe bem para ele. Viu só? Volvo é carro de macho, cara! Crédito da foto: Niklas Morberg
Rover
A Rover fez alguns dos piores carros do mundo nos seus últimos anos, então a fama de tudo que carregue seu emblema não é das melhores. Mesmo assim, o emblema é um navio Viking, e isso é demais. Crédito da foto: kenjonbro
Playboy
A Playboy, o fabricante de carros, veio antes da Playboy, a revista (na verdade a revista tem esse nome por causa do carro), e seu emblema era esse sensacional desenho. Sem chance de algo assim ser aprovado hoje em dia. Crédito da foto: Playboy Motor Cars
Gordon-Keeble
A Gordon-Keeble era uma companhia britânica de esportivos e seu emblema era uma tartaruga. É tão insólito que merece nosso respeito e admiração. E não surpreende que eles tenham falido em poucos anos. Barrichello curtiu issoCrédito da foto: Hemmings
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): www.jalopnik.com.br
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