10 de set. de 2012

Teste: Jaguar XKR é da mais alta estirpe

Fotos: Divulgação
Teste: Jaguar XKR  é da mais alta estirpe
Jaguar XKR resume toda a esportividade da marca inglesa em conjunto afinado e um visual arrebatador


Herdeiro de uma linhagem antiga, iniciada pelo lendário XK120, o Jaguar XK atual carrega consigo a incumbência de ser um dos estandartes da esportividade britânica. A versão mais apimentada, a XKR, adiciona um motor mais forte e visual levemente revisto para ser o topo da linha inglesa. A segunda geração do modelo foi lançada em 2006 e passou por uma leve reestilização em 2009 – depois do grupo Jaguar Land Rover passar às mãos da indiana Tata. Para a linha 2012, a Jaguar mexeu pela segunda vez nessa fase do esportivo.
Sob o capô, o XKR usa um V8 de exatos 5.0 litros sobrealimentado por um compressor mecânico. O propulsor é capaz de entregar até 510 cv de potência e 63,3 kgfm de torque, enviados às rodas traseiras pelo câmbio automático de seis marchas. O motor é posicionado atrás do eixo dianteiro, para melhor distribuição de peso. Todo o conjunto é capaz de levar o cupê de zero a 100 km/h em 4,8 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. As versões mais “calmas” do XK usam o mesmo motor, mas com aspiração natural e 385 cv. Acima dele, ainda há um furioso XKR-S, com este V8 Supercharged afinado para 550 cv.


O interior é alinhado com o melhor que a marca pode oferecer, ainda que o visual interno denuncie a idade do projeto. Até estão lá itens como o comando giratório do câmbio, presente em quase todos os Jaguar e Land Rover recentes. Mas o painel alto e a quantidade de botões deixa claro que se trata de um carro projetado na primeira metade dos anos 2000. No entanto, o couro natural usado com fartura no interior, madeira e tapeçaria de lã tornam o ambiente extremamente luxuoso, o que distingue o XKR entre outros esportivos.

O visual é praticamente o mesmo desde 2006. O segundo face-lift, em 2012, adicionou itens necessários como leds de iluminação diurna, mas se concentrou praticamente na dianteira. O que não quer dizer que o desenho de Ian Callum – que diz ter se inspirado na atriz britânica Kate Winslet – tenha envelhecido. O esportivo continua muito atraente, com traços limpos e esguios, linha de cintura alta e capô longo. Obviamente, tanto luxo e esportividade não formam um conjunto barato. Na Europa, o XKR custa cerca de 100 mil euros – ou R$ 260 mil. No Brasil, o modelo está disponível por encomenda, com preços na casa dos R$ 640 mil.


Primeiras impressões

Tradição confirmada

Cidade do México/México – O Jaguar XKR certamente é um carro esportivo, mas também mostra surpreendente praticidade e conforto a bordo. Apesar da baixa altura de rodagem requerer algum cuidado, não há com o que se preocupar ao circular na cidade, mesmo em ruas com pavimento ruim. A suspensão absorve bem as imperfeições do caminho e trata os ocupantes como lordes.

Se na cidade ele já conquista, é na estrada onde o cupê mostra suas melhores qualidades. O V8 de 5.0 litros sobrealimentado por compressor mecânico entrega potência de forma linear e segura. A curva de torque plana – 63,7 kgfm disponíveis entre 2.500 e 5.500 rpm – encoraja o motorista a explorar a ampla faixa de rendimento do motor. O acerto de suspensão e direção dá a confiança necessária para isso – há sempre uma certeza de que ele não vai pregar sustos em quem estiver ao volante. Os 510 cv são mais do que suficientes para uma condução forte, com arrancadas decididas. No entanto, o comportamento é razoavelmente previsível.

O interior é luxuoso, com revestimentos de primeira linha e arremates que beiram a perfeição. O ambiente é bastante austero, como de praxe num legítimo Jaguar. Do exterior, apenas o rugido do V8 – que até lembra o de alguns “muscle cars” norte-americanos – adentra a cabine, mas de forma discreta e refinada, que não destoa da atmosfera sofisticada do XKR. A posição de dirigir é das melhores, com as muitas possibilidades de configuração do assento e volante. Todos os comandos estão próximos do motorista, que também tem boa visibilidade para fora do carro – mesmo com o assento baixo e a linha de cintura alta da carroceria.


Ficha Técnica

Jaguar XKR

Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 5.000 cm³, oito cilindros em V, compressor mecânico e quatro válvulas por cilindro. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 510 cv a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 4,8 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Torque máximo: 63,7 kgfm a entre 2.500 e 5.500 rpm.
Diâmetro e curso: 92,5 mm x 93,0 mm. Taxa de compressão: 9,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo double wishbone, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira do tipo multilink, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 255/35 R20 na frente e 285/30 R20 atrás.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Cupê em monobloco, com duas portas e quatro lugares. Com 4,79 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,32 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.753 kg.
Capacidade do porta-malas: 330 litros.
Tanque de combustível: 70 litros.
Produção: Birmingham, Inglaterra.
Lançamento mundial: 2007. Reestilização: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado automático, vidros e travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth com tela sensível ao toque de 7 polegadas, direção elétrica, freios ABS, controle de estabilidade, airbags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade ESP, desembaçador traseiro, alarme com comando à distância, bancos em couro com aquecimento, leds de iluminação diurna e nas lanternas traseiras, faróis de xenônio para facho alto e baixo, sensores crepuscular e de chuva, navegador por GPS.
Preço na Europa: 99.630 euros, cerca de R$ 255 mil.
Preço no Brasil: R$ 639 mil.

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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