Texto: Ollie Marriage
Então, você dirigiu a nova Ferrari F12? Como ela é?Não
vamos nos apressar, proque precisamos contextualizar este carro
primeiro. E a melhor maneira de fazer isso é fornecendo alguns fatos.
Então, limpe sua mente e absorva o seguinte: ela tem 740 cavalos e 70,37
mkgf de torque, números que resultam em uma velocidade máxima de 340
km/h e um 0 a 100 km/h em 3,1 segundos.
O 0 a 200 km/h é feito em 8,5
segundos, então o 0 a 160 km/h deve ficar em cerca de 6,5 segundos. É um
carro espantosamente rápido – na verdade, é a Ferrari de rua mais
rápida de todas. Mais rápida que a Enzo, mais rápida que a 599 GTO. E
não apenas em linha reta. Ela anda na pista de testes da Ferrari em
Fiorano mais rápido que os outros dois modelos, também.
Então ela é algo e tanto, certo?Certamente.
E estes fatos importam, porque o carro é tão comunicativo, tão fácil, e
tão amigável de dirigir que, se você não conhecer os números, você não
seria reprimido por pensar que ela era “apenas” a substituta da 599 GTB.
Mas sem aqueles famosos arcobotantes traseiros…Sim,
mas dê uma olhada mais de perto no capô. Sob o comando do CEO Amadeo
Felisa, a Ferrari vem sobrepondo a aerodinâmica e o design de tal
maneira que ambos ocorrem simultaneamente. De fato, as entradas nas
“asas” frontais foram propostas pela equipe que cuidou da aerodinâmica, e
não pelos designers, após o primeiro teste de design para a F12 sugerir
que ela não tinha tanto impacto visual. Então elas também servem para
um propósito em particular, que é “limpar” o fluxo de ar para as
laterais do carro. Há muitos outros detalhes desse tipo, e todos ajudam a
fazer o carro atravessar o ar de maneira mais limpa e segura: flaps que
são acionados para ajudar no resfriamento dos freios, aberturas acima
das rodas traseiras que evitam o aumentam da pressão, outra abertura no
centro do capô para reduzir a pressão do ar na base do pára-brisa.Clique aqui para ver mais fotos da Ferrari F12 Berlinetta
Tudo isso e ainda por cima é linda…A idéia é essa: a Ferrari preocupa-se com elegância, então você não verá spoilers e asas toscos em nenhum outro modelo novo. (E isso inclui a nova Enzo. Você soube disso primeiro aqui…)
Mas ela usa o mesmo motor da Ferrari FF?É
basicamente o mesmo (V12, 6.262 cm³, ângulo de 65º), mas fora isso tudo
mudou. O esforço dispensado no motor é impressionante. Só a explicação
que recebemos sobre o motor durou 45 minutos… Os coletores de admissão e
escape foram reajustados, uma nova bomba de óleo foi desenvolvida para o
cárter seco, seis (ou foram sete?) configurações de injeção foram
testadas. A lista é incrivelmente complexa e detalhada. Mas tinha que
ser. Como a Ferrari afirmou anteriormente, o V12 naturalmente aspirado é
o coração desta companhia.
Bem, vamos ao que interessa: como ela é quando se pisa fundo?Completamente
devastadora. A Ferrari mostrou um dado durante a apresentação que
afirmava que, se você manter os giros acima das 2 mil RPM, no momento em
que você pisar no acelerador, você terá 90% de aceleração MÁXIMA em 0,7
segundo ou menos. Isso significa que o carro acelera forte a 2 mil RPM
como a 8 mil RPM, e tem aceleração e resposta quase instantâneas. Um
feito e tanto.
Então não precisa manter o motor em giros altos?Este
é o outro lado possível da moeda. A F12 tem uma força tão grande numa
faixa de giros tão ampla e combina isso com uma resposta do acelerador
tão rápida que não é preciso chegar perto da faixa vermelha no
conta-giros. Mas claro que você fará isso. Várias vezes.
Eu estaria certo ao afirmar que é por isso que ela faz sons tão lindos?Sim,
a F12 Berlinetta produz um som incrível. É ainda melhor quando você
pára de acelerar (o ideal seria em um túnel ou ao lado de uma parede com
as janelas abertas) e recebe um bombardeio de estalos do escapamento.
Mas não é perfeito. Apesar da Ferrari ter instalado canos especiais no
sistema de admissão que é alimentado diretamente de volta para o
anteparo frontal, não produz tanto som quanto eu gostaria.
Você não está sendo um tanto exigente demais?Bem,
eu posso ser, em um carro que custa £239.736 (R$765.430), que inclui
uma garantia de 7 anos, sem limite de quilometragem. Morra de inveja,
Kia.
Enfim, de volta às características do motor, e o quão
acessível é a potência. Isto vale para todo o carro. Não é um carro nem
um pouco difícil de dirigir. Mesmo com 740 cavalos sendo enviados às
rodas traseiras. No fundo, todos sentíamos que a 599 era um tanto
classista – ótima de dirigir, mas INCRIVELMENTE ótima de dirigir se você
fosse um ótimo piloto. Do nível do Alonso, em outras palavras. Então o
foco principal da F12 era tornar as emoções que ela oferece mais
acessíveis, ao invés de morder quem não fosse um bom piloto.
Isso significa que ela é um tanto “mole”?Estranhamente,
é o contrário. Ela tem a caixa de direção mais precisa de qualquer
Ferrari, freios de carbono-cerâmica que permitem uma pilotagem mais
agressiva, e a rolagem da carroceria foi reduzida em 30% em relação à
599. Os engenheiros afirmam que ela faz curvas cerca de 20% mais
rapidamente, e precisará virar o volante 15% menos para isso.
Mas ela foi muito bem ajustada. Os freios, a direção,
o acelerador, o câmbio, tudo faz exatamente o que você espera. Não há
nenhuma imperfeição, então você nunca será pego de surpresa. Pode soar
ridículo dizer que um carro com 740 cavalos (não se esqueça que é o
mesmo que um Pagani Huayra) é moleza de dirigir, mas este realmente é.
Ele anda de maneira limpa e precisa.
Mas ela é divertida?Certo, ela
não é tão excitante quanto uma 458. A F12 é um carro para adultos. É uma
máquina imensamente rica e gratificante, mas apesar da sua precisão,
potência e habilidades, não é um carro para emoções instantâneas e
fortes. Ela segue mais o perfil da FF que o da Italia. Ela tem um quê de
carro GT. Mas há uma razão para isto. Este tipo de Ferrari, um V12
frontal com dois assentos, é o mais usado por seus donos que qualquer
outra Ferrari. Seus donos andam muito com elas e as usam quase todos os
dias. Então ela precisa ser comfortável, confiável e prática. Além de
ser gostosa de dirigir.
E ela é prática?Seu porta-malas
comporta 320 litros que podem aumentar para 500 litros com a divisória
entre o porta-malas e a cabine rebatida. Também tem uma ótima posição de
dirigir, porta-trecos adequados e bancos confortáveis (apesar dos
bancos esportivos opcionais serem bem firmes). Tá bom para você?
Com certeza.Então, voltemos à
parte dinâmica, e mostrar mais algumas coisas interessantes. Ela é mais
baixa, mais estreita e mais curta que a 599 e isto – junto com um chassi
construído com 12 ligas diferentes de alumínio – ajuda a tornar a F12
70 kg mais leve também, com um peso seco de 1.630 kg. A distribuição de
peso é de 46% na frente e 54% atrás, o que é muito incomum para um
supercarro com motor frontal. Ela tem mais peso atrás que na frente.
O setor de engenharia posicionou a caixa de câmbio
com dupla embreagem (que é uma beleza, quase tão excepcional quanto o
motor) atrás, após o eixo traseiro. De qualquer maneira, isso significa
que a F12 é lindamente equilibrada, um carro que faz os quatro pneus
trabalharem de maneira igual e suave, que não parece saber o que
significa sobesterço e porque ela deveria sucumbir a isso, e ela passa a
sensação de ser forte e precisa e sedutora e muito maravilhosa.
Pessoalmente, eu preferiria a direção com um pouco mais de peso, mas
para um supercarro com motor frontal, ela é impressionante.
Então, você gosta dela?Com
certeza. Ela parece muito com a velha 550 Maranello, uma das minhas
favoritas. Este é um carro com o qual você moraria junto e dirigiria e
amaria e admiraria e valorizaria todos os dias. Qualquer dia, na
verdade. Não é frágil nem delicada. A F12 é bombástica, épica e
estupidamente rápida. Nada chega a ser remotamente parecido com ela.
Fonte: topgearbr
Disponível no(a):http://topgearbr.wordpress.com
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