Lista mostra o "pior" e o "melhor" entre os carros norte-americanos de menor segurança
O site norte-americano 24/7 Wall Street
elaborou uma lista com os SUVs e picapes mais perigosos dos Estados
Unidos. A classificação foi baseada nos resultados dos testes de
colisão, feitos pelo IIHS, órgão dedicado a reduzir a frequência e as
consequências de acidentes nas estradas americanas. Também foram levados
em consideração levantamentos de empresas como Consumer Reports e JD
Power, especializadas em análises de segurança e qualidade e da
Administradora Nacional de Transporte e Segurança em Auto-estradas
(NHTSA).
Para gerar a lista, foram
selecionados seis veículos, entre picapes e SUVs, que ficaram com as
piores notas nas avaliações. O site identificou aqueles classificados
como insuficiente e precário - último e
penúltimo nível do IIHS - em pelo menos duas categorias. O órgão leva
em consideração quatro aspectos: teste de colisão frontal a 64 km/h;
choque no lado do motorista, com um objeto de 1.500 quilos - equivalente
ao peso de um SUV - a 50 km/h; capotagem, avaliando a quantidade de
força que o carro suporta antes de rolar; e proteção contra o "efeito
chicote", causado pelo cinto em casos de colisão traseira. Seis dos sete
levaram a nota "precária" nos dois últimos itens.
Na classificação, embora estejam
elencados os mais inseguros, os carros foram dispostos a partir daqueles
que tiveram o melhor desempenho para os que tiveram as piores notas.
Encabeçando a lista vem a Dodge Ram
1500. A picape, que foi considerada a melhor entre os mais perigosos na
avaliação, é vendida desde 1981 e seu histórico de segurança é
inexpressivo. De 1998 a 2001, foi classificada como insuficiente em
choques frontais, na proteção à cabeça e às pernas. Embora tenha
melhorado neste quesito, continua precária em testes de capotagem e
impacto lateral, segundo a IIHS. Curiosamente, a NHTSA deu classificação
oposta, positivando choque lateral e negativando colisões frontais. Os
norte-americanos, no entanto, parecem não se importar, já que a média de
vendas da Dodge RAM 1500 é de mais de 100 mil unidades por ano.
O segundo lugar ficou com a Chevrolet
Colorado cabine dupla - mesma plataforma da S10 e da GMC Canyon, que se
diferenciam apenas por detalhes estéticos. A picape teve desempenho
ruim nos testes, ficando classificada como insuficiente em impacto
lateral e precária em capotagem e colisão traseira. As vendas da
Colorado nos Estados Unidos têm sido baixas nos últimos anos. Em 2007
foram emplacadas 75.716 unidades, enquanto no ano passado, apenas 31.026
exemplares.
Na terceira posição, o SUV CX-7, da
Mazda. Apesar de ter sido classificado como "bom" em colisões frontais e
laterais, as notas insuficiente em impacto traseiro e capotagem
transformam o utilitário esportivo japonês em um carro inseguro. O CX-7
vendeu 35.641 unidades em 2011, mas jamais conseguiu ultrapassar os
42.199 de 2007.
Da mesma família, o CX-9 é mais um
representante da marca japonesa na desagradável lista. Montado em
Hiroshima, no Japão, o SUV da Mazda foi considerado em capotagem e
colisão traseira. Apesar da classificação negativa, em quarto lugar
entre os mais perigosos, as vendas do utilitário aumentaram de 25.484 em
2007 para 34.421 no ano passado.
Em quinto lugar vem o Pathfinder,
compatriota dos dois anteriores. O utilitário da Nissan também é
precário em capotagem e colisão traseira. Nos testes realizados, o carro
chegou a apresentar 30% de risco de capotar. Com preço na mesma faixa
dos rivais Jeep Wrangler e Mazda CX-9, em torno de US$ 30 mil (R$ 61
mil), o Pathfinder perdeu a disputa nos últimos três anos.
Com classificação precária nas
avaliações de impacto lateral e traseiro em sua versão de duas portas, o
Jeep Wrangler é o mais perigoso segundo os testes da IIHS. A situação
fica ainda pior com o de quatro portas, que foi considerado insuficiente
em colisões laterais. O utilitário da Jeep revelou-se incapaz de
proteger a cabeça dos passageiros nos acidentes simulados. Apesar de
levar a menor pontuação entre os SUVs médios, o Wrangler é o mais
vendido, com mais de 120 mil emplacamentos nos Estados Unidos.
Veja a lista resumida:
1) Dodge RAM 1500
Piores notas: precário em capotagem e impacto lateral
Vendas em 2011 nos Estados Unidos: 156.983
Preço: US$ 22.120 (R$ 45,232)
2) Chevrolet Colorado (S10 no Brasil)
Piores notas: insuficiente em impacto lateral e precário em capotagem e colisão traseira
Vendas em 2011 nos Estados Unidos: 31.026
Preço: US$ 17.475 (R$ 35.733)
3) Mazda CX-7
Piores notas: insuficiente em colisão traseira e capotagem
Vendas em 2011 nos Estados Unidos: 35.641
Preço: US$ 22.190 (R$ 45.375)
4) Mazda CX-9
Piores notas: precário em colisão traseira e capotagem
Vendas em 2011 nos Estados Unidos: 34.421
Preço: US$ 29.725 (R$ 60.783)
5) Nissan Pathfinder
Piores notas: precário em colisão traseira e capotagem
Vendas em 2011 nos Estados Unidos: 25.935
Preço: US$ 29.290 (R$ 59.893)
6) Jeep Wrangler
Piores notas: insuficiente em colisão lateral e precário em choque traseiro
Vendas em 2011 nos Estados Unidos:
Preço: US$ 22.970 / US$ 30.745 - duas/quatro portas - (R$ 46.970 / R$ 68.868)
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário