12 de jun. de 2012

Site elege os utilitários mais perigosos dos Estados Unidos

Fotos: Divulgação
Site elege os utilitários mais perigosos dos Estados Unidos
Lista mostra o "pior" e o "melhor" entre os carros norte-americanos de menor segurança

O site norte-americano 24/7 Wall Street elaborou uma lista com os SUVs e picapes mais perigosos dos Estados Unidos. A classificação foi baseada nos resultados dos testes de colisão, feitos pelo IIHS, órgão dedicado a reduzir a frequência e as consequências de acidentes nas estradas americanas. Também foram levados em consideração levantamentos de empresas como Consumer Reports e JD Power, especializadas em análises de segurança e qualidade e da Administradora Nacional de Transporte e Segurança em Auto-estradas (NHTSA). 
 
Para gerar a lista, foram selecionados seis veículos, entre picapes e SUVs, que ficaram com as piores notas nas avaliações. O site identificou aqueles classificados como insuficiente e precário - último e penúltimo nível do IIHS - em pelo menos duas categorias. O órgão leva em consideração quatro aspectos: teste de colisão frontal a 64 km/h; choque no lado do motorista, com um objeto de 1.500 quilos - equivalente ao peso de um SUV - a 50 km/h; capotagem, avaliando a quantidade de força que o carro suporta antes de rolar; e proteção contra o "efeito chicote", causado pelo cinto em casos de colisão traseira. Seis dos sete levaram a nota "precária" nos dois últimos itens.
 
Na classificação, embora estejam elencados os mais inseguros, os carros foram dispostos a partir daqueles que tiveram o melhor desempenho para os que tiveram as piores notas.
 
Encabeçando a lista vem a Dodge Ram 1500. A picape, que foi considerada a melhor entre os mais perigosos na avaliação, é vendida desde 1981 e seu histórico de segurança é inexpressivo. De 1998 a 2001, foi classificada como insuficiente em choques frontais, na proteção à cabeça e às pernas. Embora tenha melhorado neste quesito, continua precária em testes de capotagem e impacto lateral, segundo a IIHS. Curiosamente, a NHTSA deu classificação oposta, positivando choque lateral e negativando colisões frontais. Os norte-americanos, no entanto, parecem não se importar, já que a média de vendas da Dodge RAM 1500 é de mais de 100 mil unidades por ano.

 
O segundo lugar ficou com a Chevrolet Colorado cabine dupla - mesma plataforma da S10 e da GMC Canyon, que se diferenciam apenas por detalhes estéticos. A picape teve desempenho ruim nos testes, ficando classificada como insuficiente em impacto lateral e precária em capotagem e colisão traseira. As vendas da Colorado nos Estados Unidos têm sido baixas nos últimos anos. Em 2007 foram emplacadas 75.716 unidades, enquanto no ano passado, apenas 31.026 exemplares.

 
Na terceira posição, o SUV CX-7, da Mazda. Apesar de ter sido classificado como "bom" em colisões frontais e laterais, as notas insuficiente em impacto traseiro e capotagem transformam o utilitário esportivo japonês em um carro inseguro. O CX-7 vendeu 35.641 unidades em 2011, mas jamais conseguiu ultrapassar os 42.199 de 2007.

 
Da mesma família, o CX-9 é mais um representante da marca japonesa na desagradável lista. Montado em Hiroshima, no Japão, o SUV da Mazda foi considerado em capotagem e colisão traseira. Apesar da classificação negativa, em quarto lugar entre os mais perigosos, as vendas do utilitário aumentaram de 25.484 em 2007 para 34.421 no ano passado.

 
Em quinto lugar vem o Pathfinder, compatriota dos dois anteriores. O utilitário da Nissan também é precário em capotagem e colisão traseira. Nos testes realizados, o carro chegou a apresentar 30% de risco de capotar. Com preço na mesma faixa dos rivais Jeep Wrangler e Mazda CX-9, em torno de US$ 30 mil (R$ 61 mil), o Pathfinder perdeu a disputa nos últimos três anos.

 
Com classificação precária nas avaliações de impacto lateral e traseiro em sua versão de duas portas, o Jeep Wrangler é o mais perigoso segundo os testes da IIHS. A situação fica ainda pior com o de quatro portas, que foi considerado insuficiente em colisões laterais. O utilitário da Jeep revelou-se incapaz de proteger a cabeça dos passageiros nos acidentes simulados. Apesar de levar a menor pontuação entre os SUVs médios, o Wrangler é o mais vendido, com mais de 120 mil emplacamentos nos Estados Unidos.

 
Veja a lista resumida:
 
1) Dodge RAM 1500
Piores notas: precário em capotagem e impacto lateral
Vendas em 2011 nos Estados Unidos: 156.983
Preço: US$ 22.120 (R$ 45,232)
 
2) Chevrolet Colorado (S10 no Brasil)
Piores notas: insuficiente em impacto lateral e precário em capotagem e colisão traseira
Vendas em 2011 nos Estados Unidos: 31.026
Preço: US$ 17.475 (R$ 35.733)
 
3) Mazda CX-7
Piores notas: insuficiente em colisão traseira e capotagem
Vendas em 2011 nos Estados Unidos: 35.641
Preço: US$ 22.190 (R$ 45.375)
 
4) Mazda CX-9
Piores notas: precário em colisão traseira e capotagem
Vendas em 2011 nos Estados Unidos: 34.421
Preço: US$ 29.725 (R$ 60.783)
 
5) Nissan Pathfinder
Piores notas: precário em colisão traseira e capotagem
Vendas em 2011 nos Estados Unidos: 25.935
Preço: US$ 29.290 (R$ 59.893)
 
6) Jeep Wrangler
Piores notas: insuficiente em colisão lateral e precário em choque traseiro
Vendas em 2011 nos Estados Unidos: 
Preço: US$ 22.970 / US$ 30.745 - duas/quatro portas - (R$ 46.970 / R$ 68.868)
 
 

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: