Modelo Panel Van 1950 aguarda placa preta para voltar a rodar. Segundo dono, existem apenas 36 modelos iguais; sete estão no Brasil.
Modelo da Kombi é uma Panel Van, apelidada também de Barn Door (Foto: Rodrigo Mora/G1)
Barn DoorEmbora sua produção no Brasil tenha começado em 1957, a Kombi desembarcou por aqui em 1950, importada pela Brasmotor – que a partir de 1953 passou a montá-la em território nacional. O modelo das fotos é uma Panel Van, como se designava as do tipo furgão, apelidada também de Barn Door, em semelhança às suas portas laterais que lembram as de um celeiro. Segundo o dono do modelo, existem atualmente no mundo apenas 36 exemplares, sendo que sete estão no Brasil – esta, no entanto, é a Kombi furgão restaurada mais antiga do país, de acordo com o proprietário, o restaurador Maurício (que prefere não revelar seu sobrenome).
Kombi não tem para-choque traseiro (Foto: Rodrigo Mora/G1)
No visual revelam-se as principais diferenças em relação à Kombi
posteriormente produzida no Brasil. As rodas são de 16 polegadas – e não
14 ou 15 como na nacional –; as lanternas, redondas, têm a companhia de
um defletor (exigência da legislação alemã); as saídas de ar nas
laterais são diferenciadas e não há para-choque traseiro. Completam o
charme da Kombi alemã as “bananinhas” substituindo as luzes de direção e
os “capta- vento”no lugar dos habituais “quebra-vento’. E por ser um
modelo furgão, não há janelas.
O modelo Panel Van tem portas laterais que lembram as de um celeiro (Foto: Rodrigo Mora/G1)
Kombi tem o volante de três raios e velocímetro
com escala invertida (Foto: Gustavo Petró/G1)
Outra diferença está no logo da marca. Habitualmente calcado na própria
lataria, o símbolo aqui é uma peça de alumínio, e curiosamente tendo as
letras V e W separadas. Completam as distinções externas o retrovisor
apoiado na coluna – e não na porta.com escala invertida (Foto: Gustavo Petró/G1)
Retrovisor
Internamente, a simplicidade típica e um furgão comercial da década de 1950: volante de três raios, banco inteiriço, e velocímetro com escala invertida.
Vida dura
Mesmo rodeada de Ferraris, Porsches e Cadillacs, essa Kombi Panel Van consegue atrair a atenção de muitos visitantes do 20° encontro de automóveis antigos de Araxá. Mas ninguém tem ideia do que essa velha senhora sofreu para chegar até aqui.
Resgatada de uma favela em 2001, ela passou por um processo de restauração que durou um ano. “A pesquisa foi muito difícil, porque as mudanças na Kombi aconteciam em meses, e não em anos. Uma alteração podia ser feita entre março e abril por exemplo, ainda que ambos modelos fossem de 1950. Portanto, não bastava achar um livro que falasse do modelo 50, mas também se ele havia sido escrito antes ou depois do mês de fabricação do seu exemplar”, explica o restaurador.
Internamente, o banco da Kombi é inteiriço (Foto: Rodrigo Mora/G1)
Concluído o trabalho, Maurício fazia questão de andar frequentemente
com o carro. Num dos passeios, no entanto, seu motor falhou e uma fumaça
tomou conta da cabine. Maurício pulou do carro e em instantes a Kombi
foi consumida pelo fogo. “Não fiquei chateado pelo investimento
financeiro, e sim pelo emocional. Ali, tive um sentimento de morte, como
alguém que perde um amigo”, lembra o proprietário.
As rodas da Kombi Panel Van são de 16 polegadas (Foto: Rodrigo Mora/G1)
Num segundo momento, Maurício conta que passou a olhar para a Kombi com
frieza, pensando no que poderia salvar. “Dali em diante eu tomei aquilo
como um desafio. Ressuscitar a Kombi seria uma questão de honra”,
explica, completando: “esse carro voltou à vida graças ao meu amor por
ele e também à coragem do meu funileiro, que topou reconstruí-la. A
consagração veio no último encontro de Águas de Lindóia, onde ela foi
reconhecida como um dos mais importantes carros da mostra”.Depois dos maus momentos, a Kombi hoje aguarda a placa preta para poder voltar às ruas. Quem sabe com sua irmã gêmea, outra Panel Van 1950, também de Maurício.
Parte de trás da Kombi Panel Van não tem para-choque (Foto: Rodrigo Mora/G1)
Fonte: G1
Disponível no(a): http://g1.globo.com/carros
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