Superesportivo está em exibição na concessionária da marca japonesa em São Paulo
Quem passa em frente à recém-inaugurada concessionária da Lexus em São Paulo dá de cara com o superesportivo da marca japonesa, o Lexus LFA. O bólido, que ninguém fazia ideia de quando desembarcaria no Brasil, se encontra na capital paulista. Porém, quem quiser adquirir um dos 500 modelos fabricados no mundo, terá que negociar a compra. Isso porque o veículo, que custa cerca de US$ 375 mil – aproximadamente R$ 750 mil – não está à venda oficialmente no país.
Entretanto, o superesportivo desenvolvido desde o ano 2000 pela
fabricante japonesa e só produzido em 2010, enfrenta muitos
questionamentos ao redor do mundo. A recepção do modelo não foi como o
esperado pela Lexus, que faz um grande esforço para achar 500
compradores disponíveis a pagar o preço pelo carro. Apesar de a Lexus
não determinar o orçamento consumido no desenvolvimento do LFA desde
então, a imprensa especializada afirma que nem a venda de todas as 500
unidades da versão cupê nem o reforço de um provável lote do roadster
conseguirão pagar o valor gasto no projeto.Quem passa em frente à recém-inaugurada concessionária da Lexus em São Paulo dá de cara com o superesportivo da marca japonesa, o Lexus LFA. O bólido, que ninguém fazia ideia de quando desembarcaria no Brasil, se encontra na capital paulista. Porém, quem quiser adquirir um dos 500 modelos fabricados no mundo, terá que negociar a compra. Isso porque o veículo, que custa cerca de US$ 375 mil – aproximadamente R$ 750 mil – não está à venda oficialmente no país.
O LFA está na mesma faixa que preço que concorrentes consagrados como Ferrari e Lamborghini, porém custa mais que o dobro de uma Maserati. O veículo vem com um motor V10 de 4.8 litros que entrega 560 cv e 48,9 kgfm de torque. Com uma velocidade máxima 325 km/h, o carro japonês faz de 0 a 100 em 3,7 segundos. A Lamborghini Aventador, concorrente do LFA, faz de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e possui um motor V12 que gera aproximadamente 700 cv. O luxo e o uso de tecnologias desenvolvidas pelo programa da Toyota na Fórmula 1 para fazer do LFA um concorrente a altura, parecem não ser suficientes.
A produção do superesportivo japonês se encerraria neste ano, mas devido aos tsunamis e as tragédias que aconteceram no Japão ano passado, é possível que a fabricação continue até 2013. A princípio a Lexus iria produzir 20 carros por mês desde o início, em dezembro de 2010, mas devido aos desastres naturais esse número baixou para 15 unidades. Esses acontecimentos podem explicar parte do fracasso do LFA em vendas no mundo, já que houve um atraso na entrega das unidades em alguns países.
Outro dado é que a Toyota cancelou o desenvolvimento da versão conversível do Lexus LFA. O modelo havia sido apresentado como conceito no Salão de Tóquio em 2009, mas nada mais foi confirmado pela japonesa. Agora, as baixas vendas do cupê e a recessão da economia mundial fizeram a marca enterrar de vez os planos.
A vinda da Lexus para o Brasil faz parte da estratégia de globalização da marca, atualmente disponível em 80 países. Os executivos da Lexus não confirmam prazos para abrir concessionárias em outras cidades brasileiras, embora garantam que há intenção de expandir a rede. Só fazem questão de deixar claro que, dessa vez, não haverá veículos da Lexus sendo vendidos em concessionárias Toyota.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário