Empresa exibe no país pela 1ª vez modelos com motores a diesel e elétrico. Venda e uso de automóveis a diesel são proibidos no Brasil desde 1976.
Os modelos Peugeot 3008 Hybrid4 e Citroën DS5 Hybrid4 exibidos pela primeira vez no país possuem sistema híbrido, com motores a diesel e elétrico que podem se alternar e se complementar automaticamente, abastecidos com um combustível composto por 70% de diesel comum e 30% de biodiesel, feito a partir de cana-de-açúcar. Segundo anunciou a empresa, os resultados dos testes realizados com este tipo de combustível indicaram uma redução em torno de 24% nas emissões de dióxido de carbono em relação ao diesel normal, de 99 g de CO2/km para 75 g de CO2/km.
Gomes afirmou, no entanto, que não existe qualquer cronograma de comercialização destes modelos no Brasil, uma vez que a venda e uso de automóveis a diesel são proibidos no Brasil desde 1976. A medida adotada pelo governo nos anos 70 visava diminuir a dependência de petróleo por causa da crise que elevou em cerca de 380% o preço do barril.
Além do 3008 e do DS5, já são oferecidas também na Europa versões híbridas diesel dos modelos Peugeot 508 RXH e do 508 sedã.
Embora tenha escolhido o calendário da Rio+20 para exibir os modelos no Brasil, a empresa disse que não há qualquer negociação em andamento com o governo brasileiro sobre o assunto.
“Não temos conversas com o governo sobre essa matéria. Nosso interesse tem sido servir de ponto de apoio à Europa no desenvolvimento de biocombustíveis. Este é um projeto mundial, não é um projeto especificamente brasileiro”, afirmou.
Hoje, o diesel utilizado no país tem mistura entre 2% a 5% de biocombustível. “Nossos produtos estão prontos para utilizar uma mistura de 10% e nos testes que foram efetuados na fase 2, podem utilizar mistura de 30%”, afirma Gomes.
Como funcionaA montadora é pioneira no desenvolvimento de um carro híbrido diesel. O sistema desenvolvido pela PSA permite o funcionamento dos dois motores ao mesmo tempo, com a bateria sendo recarregada durante o próprio funcionamento do carro, nas fases de desaceleração. A autonomia do motor elétrico é de apenas 4 quilômetros, a uma velocidade de até 60km/h. Mas o acúmulo da potência elétrica garante, em média, que pelo menos 30% das distâncias percorridas seja feitas no modo elétrico.
Segundo a montadora, tecnicamente seria possível replicar a tecnologia num modelo híbrido flexfuel (gasolina e etanol), mas “não há nenhum projeto em curso” nesse sentido no momento.
Fonte: G1
Disponível no(a): http://g1.globo.com/carros
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário