5 de jun. de 2012

Fórmula 1-Os orifícios da discórdia

A vitória da RBR e de Mark Webber no GP de Mônaco esteve envolvida em uma polêmica. Dois orifícios colocados no assoalho, nas laterais do carro, à frente dos pneus traseiros, provocaram protestos das equipes rivais. Contudo, nenhuma delas resolveu fazer um protesto formal e o triunfo do australiano no principado não correu risco. Entretanto, a ameaça crescia para o GP do Canadá, no próximo fim de semana.
Detalhe do assoalho da RBR


Por isso, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) resolveu agir. Apesar de não vetar explicitamente, a entidade emitiu um comunicado técnico para esclarecer a questão do assoalho. Segundo a explicação, orifícios fechados não poderão mais ser colocados na área além dos 650 milímetros a partir do eixo central do carro. O problema da solução da RBR é que os buracos não eram abertos e não estavam ligados às laterais do assoalho, mas isolados no assoalho. Além de Mônaco, a equipe usou a novidade na Espanha e no Bahrein.
RBR visto de cima
Não entendeu? Pois é, a Sauber e a Ferrari usam soluções parecidas com a da RBR. Entretanto, as equipes suíça e italiana ligaram os orifícios ao limite do assoalho. De acordo com a FIA, este tipo de solução está dentro das regras. O Grupo de Trabalho Técnico (Technical Working Group – TWG, na sigla em inglês) optou por esclarecer a questão antes de um problema político na categoria. Os resultados do time austríaco com este assoalho, entretanto, não correm risco. Nenhum protesto formal foi feito nos GPs em questão.
RBR visto de cima
E para que o orifício serve? Para disciplinar o fluxo de ar que se dirige ao difusor na traseira do carro. O furo é colocado à frente dos pneus para evitar que a turbulência criada pelo movimento deles seja enviada à peça. A intenção é melhorar a pressão aerodinâmica nesta área do carro, um dos problemas da RBR no início do ano. Agora é ver como a equipe vai se virar no Canadá. O ex-piloto Helmut Marko, consultor do time, disse que o uso deste assoalho com os orifícios não estava previsto para a corrida em Montreal. Será mesmo?
Fonte: voandobaixo
Disponível no(a): http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: