Lewis Hamilton, da McLaren, quebrou um jejum de oito
corridas sem vitórias ao conquistar o GP do Canadá, em Montreal, e
assumiu a liderança do Mundial.
Partindo da segunda posição, o campeão de 2008 tomou a ponta da corrida após a primeira janela de paradas e manteve um ritmo sólido na pista até sofrer um alto desgaste nos pneus traseiros.
Obrigado a passar pela segunda vez nos boxes – uma manobra imprevista na estratégia da equipe –, Hamilton perdeu 12 segundos em relação a Fernando Alonso, da Ferrari, o novo líder, e Sebastian Vettel, da Red Bull.
Nas últimas passagens, porém, a desvantagem de Hamilton se tornou a arma para vencer o GP, pois os pneus de Alonso e Vettel começaram a sofrer um alto nível de desgaste, o que facilitou a aproximação do inglês. Auxiliado pelo flap na asa móvel, o piloto da McLaren bateu Alonso na reta do Cassino com facilidade e se tornou o sétimo vencedor diferente na temporada de 2012.
Vettel e Alonso caíram respectivamente para o quarto e o quinto posto e, com isso, Romain Grosjean, da Lotus, e Sergio Pérez, da Sauber, ambos com estratégia de uma parada na prova, completaram o pódio.
Felipe Massa, da Ferrari, encerrou a prova na décima posição, enquanto Bruno Senna, da Williams, foi o 17º.
Massa começa bem, mas roda sozinho na curva 1 e cai para o meio do pelotão
Para a surpresa de todos, a temperatura do asfalto de Montreal subiu para cerca de 40º C no início da prova. Vettel arrancou melhor do que todos na largada e manteve a liderança nas primeiras voltas, impondo uma vantagem de 2s1 para Hamilton. Alonso, Webber, Rosberg e Massa acompanharam a dupla.
Massa, que ultrapassara Rosberg pouco após a largada, rodou sozinho na primeira curva e caiu para a 12ª posição, o que praticamente arruinou a até então promissora apresentação do brasileiro. No pelotão intermediário, Senna fez uma largada discreta: pulou da 16ª para a 15ª posição na primeira passagem, mas foi ultrapassado por Heikki Kovalainen, da Caterham, no hairpin, e na sequência caiu para o 19º lugar.
Pouco antes da primeira janela de pitstops, Hamilton passou a diminuir a diferença para Vettel e, na 15ª passagem, o alemão mantinha uma vantagem de apenas sete décimos para o piloto da McLaren. Ambos esboçaram um duelo, mas o piloto da Red Bull preferiu entrar nos boxes. Hamilton aproveitou a parada do alemão para emendar uma sequência de voltas rápidas e retornar à pista na frente do adversário depois da janela.
A estratégia deu certo, mas Hamilton não contava com o bom ritmo de Alonso, que assumira a liderança após as paradas do inglês e do alemão e retornara à pista após a primeira janela de pitstops com uma vantagem de dois décimos para o inglês. Em uma manobra ousada, entretanto, Hamilton ultrapassou o espanhol na reta do Cassino e assumiu a liderança, ditando o ritmo no segundo trecho da corrida.
Hamilton perde liderança para Alonso após pitstop lento
Enquanto Hamilton se manteve na ponta, à frente de Alonso e Vettel, um padrão incomum foi detectado no pelotão intermediário: Kimi Raikkonen, da Lotus, e Pérez se mantinham na pista com quase 40 voltas completadas.
Na 41ª volta, o finlandês entrou nos boxes e o piloto da Sauber aproveitou os resquícios de pneus no C31 para engatar uma volta rápida antes de ir ao pitlane. A estratégia foi bem-sucedida, principalmente para Pérez, que voltou à frente do campeão mundial, e embora ambos tenham voltado atrás de Nico Rosberg, da Mercedes, o alemão, com uma estratégia de duas paradas, provavelmente abriria espaço nas passagens finais.
A 20 giros do fim, os pneus de Hamilton começaram a se desgastar e o inglês foi obrigado a parar nos boxes. No pitlane, os mecânicos da McLaren erraram no serviço ao campeão mundial e Hamilton retornou à pista com dez segundos de desvantagem para o novo líder da prova Alonso.
Alonso e Vettel perdem rendimento nos pneus e Hamilton recupera ponta
Depois da segunda parada, Hamilton teve uma mistura de arrojo com sorte: os pneus dos adversários começaram a se desgastar e, depois de efetuar a ultrapassagem sobre Vettel, o inglês se viu a três décimos de Alonso, com sete voltas para o final. Com pneus novos, Hamilton não teve dificuldades para bater o espanhol na reta do Cassino e garantir a primeira vitória da temporada.
Sem nenhuma estabiliade nos compostos, Alonso ainda perderia posições para Grosjean, Pérez e Vettel, que ainda fez uma parada tardia para colocar pneus supermacios.
Nico Rosberg, da Mercedes, chegou na sexta colocação, seguido por Mark Webber, da Red Bull, Raikkonen, Kamui Kobayashi, da Sauber, e Massa.
Michael Schumacher, da Mercedes, e Jenson Button, da McLaren, tiveram desempenhos muito ruins. O alemão novamente se perdeu no pelotão intermediário e abandonou a prova com um problema no flap da asa traseira. Button ficou fora dos pontos pela segunda corrida consecutiva, após parar três vezes nos boxes. O inglês encerrou a disputa na 16ª colocação.
Após sete provas disputadas, Hamilton assume a liderança do campeonato com dois pontos de vantagem para Alonso e três para Vettel. No Mundial de Construtores, a Red Bull lidera com 164 pontos, à frente de McLaren (133), Lotus (108) e Ferrari (97).
A próxima etapa do Mundial será no dia 24 de junho, no circuito de Valência.
Resultado final - GP do Canadá:
1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 40 voltas em 1h32min29s586
2º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 2s5
3º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 5s2
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 7s2
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 13s4
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 13s8
7º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 15s0
8º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 15s5
9º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 24s4
10º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 25s2
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 37s6
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 46s2
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 47s0
14º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1min04s4
15º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
16º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1 volta
17º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), a 1 volta
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 1 volta
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), a 1 volta
20º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a 3 voltas
Não completaram:
Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), na volta 69
Michael Schumacher (ALE/Mercedes), na volta 43
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), na volta 34
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), na volta 32
Partindo da segunda posição, o campeão de 2008 tomou a ponta da corrida após a primeira janela de paradas e manteve um ritmo sólido na pista até sofrer um alto desgaste nos pneus traseiros.
Obrigado a passar pela segunda vez nos boxes – uma manobra imprevista na estratégia da equipe –, Hamilton perdeu 12 segundos em relação a Fernando Alonso, da Ferrari, o novo líder, e Sebastian Vettel, da Red Bull.
Nas últimas passagens, porém, a desvantagem de Hamilton se tornou a arma para vencer o GP, pois os pneus de Alonso e Vettel começaram a sofrer um alto nível de desgaste, o que facilitou a aproximação do inglês. Auxiliado pelo flap na asa móvel, o piloto da McLaren bateu Alonso na reta do Cassino com facilidade e se tornou o sétimo vencedor diferente na temporada de 2012.
Vettel e Alonso caíram respectivamente para o quarto e o quinto posto e, com isso, Romain Grosjean, da Lotus, e Sergio Pérez, da Sauber, ambos com estratégia de uma parada na prova, completaram o pódio.
Felipe Massa, da Ferrari, encerrou a prova na décima posição, enquanto Bruno Senna, da Williams, foi o 17º.
Massa começa bem, mas roda sozinho na curva 1 e cai para o meio do pelotão
Para a surpresa de todos, a temperatura do asfalto de Montreal subiu para cerca de 40º C no início da prova. Vettel arrancou melhor do que todos na largada e manteve a liderança nas primeiras voltas, impondo uma vantagem de 2s1 para Hamilton. Alonso, Webber, Rosberg e Massa acompanharam a dupla.
Massa, que ultrapassara Rosberg pouco após a largada, rodou sozinho na primeira curva e caiu para a 12ª posição, o que praticamente arruinou a até então promissora apresentação do brasileiro. No pelotão intermediário, Senna fez uma largada discreta: pulou da 16ª para a 15ª posição na primeira passagem, mas foi ultrapassado por Heikki Kovalainen, da Caterham, no hairpin, e na sequência caiu para o 19º lugar.
Pouco antes da primeira janela de pitstops, Hamilton passou a diminuir a diferença para Vettel e, na 15ª passagem, o alemão mantinha uma vantagem de apenas sete décimos para o piloto da McLaren. Ambos esboçaram um duelo, mas o piloto da Red Bull preferiu entrar nos boxes. Hamilton aproveitou a parada do alemão para emendar uma sequência de voltas rápidas e retornar à pista na frente do adversário depois da janela.
A estratégia deu certo, mas Hamilton não contava com o bom ritmo de Alonso, que assumira a liderança após as paradas do inglês e do alemão e retornara à pista após a primeira janela de pitstops com uma vantagem de dois décimos para o inglês. Em uma manobra ousada, entretanto, Hamilton ultrapassou o espanhol na reta do Cassino e assumiu a liderança, ditando o ritmo no segundo trecho da corrida.
Hamilton perde liderança para Alonso após pitstop lento
Enquanto Hamilton se manteve na ponta, à frente de Alonso e Vettel, um padrão incomum foi detectado no pelotão intermediário: Kimi Raikkonen, da Lotus, e Pérez se mantinham na pista com quase 40 voltas completadas.
Na 41ª volta, o finlandês entrou nos boxes e o piloto da Sauber aproveitou os resquícios de pneus no C31 para engatar uma volta rápida antes de ir ao pitlane. A estratégia foi bem-sucedida, principalmente para Pérez, que voltou à frente do campeão mundial, e embora ambos tenham voltado atrás de Nico Rosberg, da Mercedes, o alemão, com uma estratégia de duas paradas, provavelmente abriria espaço nas passagens finais.
A 20 giros do fim, os pneus de Hamilton começaram a se desgastar e o inglês foi obrigado a parar nos boxes. No pitlane, os mecânicos da McLaren erraram no serviço ao campeão mundial e Hamilton retornou à pista com dez segundos de desvantagem para o novo líder da prova Alonso.
Alonso e Vettel perdem rendimento nos pneus e Hamilton recupera ponta
Depois da segunda parada, Hamilton teve uma mistura de arrojo com sorte: os pneus dos adversários começaram a se desgastar e, depois de efetuar a ultrapassagem sobre Vettel, o inglês se viu a três décimos de Alonso, com sete voltas para o final. Com pneus novos, Hamilton não teve dificuldades para bater o espanhol na reta do Cassino e garantir a primeira vitória da temporada.
Sem nenhuma estabiliade nos compostos, Alonso ainda perderia posições para Grosjean, Pérez e Vettel, que ainda fez uma parada tardia para colocar pneus supermacios.
Nico Rosberg, da Mercedes, chegou na sexta colocação, seguido por Mark Webber, da Red Bull, Raikkonen, Kamui Kobayashi, da Sauber, e Massa.
Michael Schumacher, da Mercedes, e Jenson Button, da McLaren, tiveram desempenhos muito ruins. O alemão novamente se perdeu no pelotão intermediário e abandonou a prova com um problema no flap da asa traseira. Button ficou fora dos pontos pela segunda corrida consecutiva, após parar três vezes nos boxes. O inglês encerrou a disputa na 16ª colocação.
Após sete provas disputadas, Hamilton assume a liderança do campeonato com dois pontos de vantagem para Alonso e três para Vettel. No Mundial de Construtores, a Red Bull lidera com 164 pontos, à frente de McLaren (133), Lotus (108) e Ferrari (97).
A próxima etapa do Mundial será no dia 24 de junho, no circuito de Valência.
Resultado final - GP do Canadá:
1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 40 voltas em 1h32min29s586
2º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 2s5
3º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 5s2
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 7s2
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 13s4
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 13s8
7º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 15s0
8º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 15s5
9º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 24s4
10º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 25s2
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 37s6
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 46s2
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 47s0
14º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1min04s4
15º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
16º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1 volta
17º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), a 1 volta
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 1 volta
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), a 1 volta
20º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a 3 voltas
Não completaram:
Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), na volta 69
Michael Schumacher (ALE/Mercedes), na volta 43
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), na volta 34
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), na volta 32
Fonte: tazio.
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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