Domenicali admite que erro foi não seguir tática de Vettel, que trocou pneus no fim da prova
A Ferrari acredita ter feito o correto ao apostar em uma
estratégia de parada única no box para tentar superar Lewis Hamilton
pela vitória do GP do Canadá.
Fernando Alonso estava lutando pela vitória em Montreal e assumiu a ponta do pelotão quando o então líder, Lewis Hamilton, fez um pitstop para colocar novos pneus. A Ferrari optou por não seguir o rival, deixando Alonso na pista e torcendo para que sua borracha não se desgastasse o suficiente para fazer com que o inglês se aproximasse.
No entanto, o desgaste se mostrou mais alto do que o esperado e o ritmo do espanhol despencou no final. Hamilton, Romain Grosjean, Sergio Pérez e Sebastian Vettel, que fez uma parada nas voltas finais, ultrapassaram Alonso antes da bandeira quadriculada.
A Ferrari não nega que teria um resultado melhor caso Alonso parasse no momento certo, mas o chefe da equipe, Stefano Domenicali, entende o motivo pela qual a estratégia foi escolhida. “Vendo agora é fácil. Meus filhos de sete e oito anos poderiam ter feito o certo”, afirmou.
“Honestamente, quando fizemos o primeiro pitstop, fizemos a escolha certa, já que avançamos uma posição. Mas não estava claro se faríamos mais uma parada ou não – se soubéssemos, poderíamos ter mantido Fernando um pouco mais na pista.”
“Considerando o ritmo e a forma com a qual Fernando lidava com os pneus, conversamos e chegamos à conclusão que os pneus mantinham um ritmo bom. Quando chegamos em certo ponto onde precisávamos fazer a escolha, estávamos bem com a estratégia de uma parada. Depois disso, não posso dizer mais nada, já que, analisando tudo o que aconteceu, ficou claro que não foi o ideal.”
“Mas o erro, mesmo, foi não ‘cobrir’ Vettel, porque não esperávamos que ele se aproximasse tão rapidamente”, reconheceu.
Fernando Alonso estava lutando pela vitória em Montreal e assumiu a ponta do pelotão quando o então líder, Lewis Hamilton, fez um pitstop para colocar novos pneus. A Ferrari optou por não seguir o rival, deixando Alonso na pista e torcendo para que sua borracha não se desgastasse o suficiente para fazer com que o inglês se aproximasse.
No entanto, o desgaste se mostrou mais alto do que o esperado e o ritmo do espanhol despencou no final. Hamilton, Romain Grosjean, Sergio Pérez e Sebastian Vettel, que fez uma parada nas voltas finais, ultrapassaram Alonso antes da bandeira quadriculada.
A Ferrari não nega que teria um resultado melhor caso Alonso parasse no momento certo, mas o chefe da equipe, Stefano Domenicali, entende o motivo pela qual a estratégia foi escolhida. “Vendo agora é fácil. Meus filhos de sete e oito anos poderiam ter feito o certo”, afirmou.
“Honestamente, quando fizemos o primeiro pitstop, fizemos a escolha certa, já que avançamos uma posição. Mas não estava claro se faríamos mais uma parada ou não – se soubéssemos, poderíamos ter mantido Fernando um pouco mais na pista.”
“Considerando o ritmo e a forma com a qual Fernando lidava com os pneus, conversamos e chegamos à conclusão que os pneus mantinham um ritmo bom. Quando chegamos em certo ponto onde precisávamos fazer a escolha, estávamos bem com a estratégia de uma parada. Depois disso, não posso dizer mais nada, já que, analisando tudo o que aconteceu, ficou claro que não foi o ideal.”
“Mas o erro, mesmo, foi não ‘cobrir’ Vettel, porque não esperávamos que ele se aproximasse tão rapidamente”, reconheceu.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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