11 de jun. de 2012

Ford norte-americana está pessimista com o mercado brasileiro

Foto: Reprodução
Ford norte-americana está pessimista com o mercado brasileiro Matriz da marca ainda avalia impacto do novo sistema de cotas em relação aos veículos importados do México

A matriz norte-americana da Ford está pessimista com o atual cenário do mercado automotivo no Brasil. O diretor financeiro da empresa, Bob Shanks, afirmou ao The Wall Street Journal que a América do Sul é uma região “onde os ventos sopraram fortemente contra até agora”. De acordo com o executivo, a alta do dólar em relação ao real e a política de cotas adotada pelo governo federal em relação às importações do México tornaram as exportações de veículos para o Brasil um negócio pouco atrativo.

Do México, a marca do oval azul traz para o Brasil o compacto Fiesta, nas variantes hatch e sedã, e o sedã médio-grande Fusion. Segundo Shanks, a fabricante ainda está avaliando o impacto do sistema de cotas adotado para proteger a produção local de veículos e reverter a situação desfavorável da balança comercial com o México. Do Canadá, a Ford brasileira importa o crossover de luxo Edge, que tem sido prejudicado pela queda do real em relação ao dólar, mais acentuada nos últimos meses.

Além de considerar a América do Sul pouco atrativa, em parte também por causa do aumento da concorrência com a chegada de novas fabricantes, a Ford está preocupada com a situação econômica na Europa. A marca norte-americana já desenvolve planos de contingência para o caso de a Grécia optar por deixar a Zona do Euro. De acordo com Shanks, a Grécia é um mercado pequeno e pouco representativo para a Ford, mas a saída do país do bloco europeu pode desencadear um impacto significativo em outros mercados do continente.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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