Versão de entrada traz poucas melhorias no design e motor 2.0 de 180 cv. Direção elétrica e suspensão ajustada dão novo ar ao carro de R$ 149.700.
A Audi
começa a vender nesta semana o novo A4, por preços a partir de R$
149.700. O modelo está disponível, primeiramente, na versão de entrada
Ambiente que traz pequenos aperfeiçoamentos no design e motor 2.0 de 180
cavalos de potência. A versão mais completa Ambition, com uma versão de
211 cv do mesmo propulsor, chega depois, mas a marca de luxo alemã
ainda não cravou a data.
Porém, nenhuma das duas versões sofreram grandes mudanças. Trata-se ainda da oitava geração do modelo, lançada em 2007, mas com atualizações estéticas e melhorias mecânicas – as medidas continuam praticamente as mesmas. Mesmo assim, novas tecnologias foram agregadas ao sedã. E, a primeira delas, é possível perceber ao bater o olho no carro: os faróis diurnos.
Para acompanhar, o capô recebeu vincos acentuados e a grade frontal tem novo formato, compondo uma peça única. A moldura é cromada. Na traseira, as lanternas também são novas e usam LEDs no lugar das lâmpadas convencionais. O para-choque foi redesenhado e possui um difusor de ar. Já o escapamento é de duas ponteiras.
De série
A versão Ambiente vem equipada com bancos dianteiros com ajustes elétricos, piloto automático, sensor de luz e chuva, teto solar, airbag lateral dianteiro e de cabeça, ESP (controle de estabilidade) com diferencial de deslizamento limitado, faróis bi-xenônio, freio de estacionamento eletromecânico, sensor de estacionamento traseiro, rádio Symphony, Audi Music Interface e Bluetooth.
Os sistemas de conectividade foram aprimorados e estão mais simples e intuitivos de usar. Além disso, há disponível como opcional o Multi Mídia Interface, com GPS, e comando de voz ativo (o equipamento distingue diferentes sotaques).
Direção é destaque
As principais mudanças no carro são notadas mesmo ao dirigir. O G1 avaliou a versão Ambiente, que é equipada com motor 2.0 TFSI de 180 cv a 4.000 rpm e 32,6 kgfm de torque disponível entre 1.500 e 3.900 rpm. O trajeto foi feito de São Paulo a Cubatão e passou por trechos de trânsito intenso e estrada livre.
O carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. O sedã atinge a velocidade máxima a 226 km/h. Marcas que ajudam, e muito, o condutor a fazer ultrapassagens e recuperar a aceleração com tranquilidade.
Mas não foi o motor o que mais surpreendeu, desta vez. Novidade mesmo foi o volante que estabeleceu um outro estilo de se dirigir o A4. Além do novo visual, mais esportivo, a “rosquinha” passou a ter assistência elétrica. A principal característica desse tipo de direção é a rapidez e a precisão nas respostas, mesmo com movimento mínimo. No entanto, o que a Audi acrescenta no sistema é o sensor de torque na barra do volante. Assim, a precisão é máxima e se o condutor solta o volante, ele volta para a linha reta sozinho. Chega a ser engraçado, no começa, acostumar-se a essa correção, mas é fácil adaptar-se.
Com empunhadura mais do que confortável, mesmo em velocidades ao redor de 100 km/h , o volante fica bem leve. Se for preciso pisar fundo em ultrapassagens, ele logo fica mais rígido para o condutor não perder o controle do carro. E é só girar o volante em uma mudança de pista que já se sente a alteração na condução.
Audi A4 trabalha, agora, em rotações mais baixas (Foto: Divulgação)
Outro ponto positivo do novo volante é a economia de combustível que
ele proporciona. O sistema não consome energia quando o carro está em
linha reta. De acordo com a fabricante, a nova direção representa
economia de 0,3 litro de gasolina por 100 quilômetros rodados e reduz em
7 g/km as emissões de CO2.
Baixa rotação
Fora o volante, o trabalho em baixa rotação é outra vantagem do A4 Ambiente. Tanto as curvas de potência quanto as de torque desses motores são quase planas. Isso deixa o carro muito mais dinâmico. Além disso, esta versão utiliza câmbio Multitronic, que é continuamente variável. Para entender como ele funciona, basta pisar fundo no acelerador, até o fim. O conta-giros mostra rotações estáveis enquanto a velocidade aumenta. Assim, o motorista não sente trancos.
Para quem preferir o sistema tradicional, o Multitronic permite a simulação de oito marchas que, em modo esportivo, “libera” rotações mais altas. A tração é dianteira. Diferentemente, a versão A4 Ambition utiliza câmbio S-Tronic, automático sequencial de dupla embreagem e sete marchas, e tem tração nas quatro rodas.
Audi A4 está mais dinâmico, mas ainda é conservador (Foto: Divulgação)
Durante a avaliação do G1 do A4 Ambiente, na estrada e
a cerca de 100 km/h, o conta giros marcou entre 1.800 rpm e 2.000 rpm. A
Audi ressalta que a pouca variação também ajuda na economia de
combustível. De acordo com a montadora, o carro consome na estrada a
média de 17,5 km/l.
Suspensão recalibrada
O novo A4 teve recalibragem nos braços da suspensão traseira e nos amortecedores. A maioria dos componentes da suspensão é de alumínio. O carro usa o sistema multilink na dianteira, com cinco braços, e trapezoidal na traseira, com uma estrutura suspensa em quatro pontos e as mangas de eixo na parte inferior, ligadas aos amortecedores. Com essa alteração, passar por valetas e lombadas ficou bem mais confortável. Aliás, quase nenhum impacto é transmitido para a direção.
Audi A4 ganhou direção elétrica precisa, mas posição de dirigir poderia ser mais confortável
(Foto: Divulgação)
Por outro lado, se for avaliar a ergonomia, o sedã não favorece tanto
assim o motorista. Apesar de ter vários ajustes, inclusive de lombar, a
posição de dirigir deixa o condutor um pouco em tensão, causando certo
desconforto em longos períodos no carro.
Conclusão
O modelo 2013 do A4 ganhou em tecnologia, mas continua o mesmo, em uma conservadora estratégia da Audi para manter como cliente tanto o pai de família, quanto o jovem empresário que precisa passar “seriedade” em sua postura. Embora não seja um carro sóbrio, ele só perde para o Classe C ao se prender a discretas linhas, o que até é quebrado, de certa forma, pelo novo farol. Mesmo assim, para aqueles que querem ser vistos em um carro de R$ 150 mil, esta não deve ser a primeira opção que se passa pela mente.
Porém, nenhuma das duas versões sofreram grandes mudanças. Trata-se ainda da oitava geração do modelo, lançada em 2007, mas com atualizações estéticas e melhorias mecânicas – as medidas continuam praticamente as mesmas. Mesmo assim, novas tecnologias foram agregadas ao sedã. E, a primeira delas, é possível perceber ao bater o olho no carro: os faróis diurnos.
Audi A4 ganhou luzes diurnas de LED colocados em um tubo contínuo: fim dos pontos de luz (Foto: Divulgação)
Lembra-se daquela fileira de pontos de LED contornando os faróis
dianteiros? Então, isso já pode ser chamado de design ultrapassado. Para
trazer mais harmonia ao traçado da carroceria, a Audi desenvolveu uma
luz diurna contínua. Para isso, quatro LEDs ficam dentro de um tubo de
polímero (um acrílico) condutor de luz. Em formato de onda, faróis,
luzes diurnas e de neblina, combinados com entradas de ar maiores e mais
pronunciadas, formam a nova identidade da marca.Para acompanhar, o capô recebeu vincos acentuados e a grade frontal tem novo formato, compondo uma peça única. A moldura é cromada. Na traseira, as lanternas também são novas e usam LEDs no lugar das lâmpadas convencionais. O para-choque foi redesenhado e possui um difusor de ar. Já o escapamento é de duas ponteiras.
VEJA OS CONCORRENTES DO AUDI A4 AMBIENT | |
---|---|
|
Motor: 2.0 turbo a gasolina (180 cv e 221 cv) Câmbio: automático Comprimento: 4,70 m Entre-eixos:2,81 m Largura: 1,83 m Altura: 1,42 m Peso: 1.465 kg Porta-malas: 480 l Preço: a partir de R$ 149.700 |
BMW SÉRIE 3 (320i) | |
|
Motor:2.0 a gasolina (156 cv) Câmbio: automático Comprimento: 4,53 m Entre-eixos: 2,76 m Largura: 1,81 m Altura:1,42 m Peso: 1.390 kg Porta-malas: 460 l Preço: a partir de R$ 113.530 |
MERCEDES-BENZ CLASSE C (CGI AVANTGARDE) | |
|
Motor:2.0 TSI a gasolina (211 cv) Câmbio:automático Comprimento:4,59 m Entre-eixos: não informado Largura: 2,0 m Altura: 1,44 m Peso:1.505 kg Porta-malas: 475 l Preço: a partir de R$ 155.988 |
VOLKSWAGEN PASSAT | |
|
Motor: 2.0 TSI a gasolina (211 cv) Câmbio: automático Comprimento: 4,76 m Entre-eixos: 2,71 m Largura: 1,82 m Altura: 1,48 m Peso: 1.474 kg Porta-malas: 485 l Preço: a partir de R$ 122.450 |
A versão Ambiente vem equipada com bancos dianteiros com ajustes elétricos, piloto automático, sensor de luz e chuva, teto solar, airbag lateral dianteiro e de cabeça, ESP (controle de estabilidade) com diferencial de deslizamento limitado, faróis bi-xenônio, freio de estacionamento eletromecânico, sensor de estacionamento traseiro, rádio Symphony, Audi Music Interface e Bluetooth.
Os sistemas de conectividade foram aprimorados e estão mais simples e intuitivos de usar. Além disso, há disponível como opcional o Multi Mídia Interface, com GPS, e comando de voz ativo (o equipamento distingue diferentes sotaques).
Direção é destaque
As principais mudanças no carro são notadas mesmo ao dirigir. O G1 avaliou a versão Ambiente, que é equipada com motor 2.0 TFSI de 180 cv a 4.000 rpm e 32,6 kgfm de torque disponível entre 1.500 e 3.900 rpm. O trajeto foi feito de São Paulo a Cubatão e passou por trechos de trânsito intenso e estrada livre.
O carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. O sedã atinge a velocidade máxima a 226 km/h. Marcas que ajudam, e muito, o condutor a fazer ultrapassagens e recuperar a aceleração com tranquilidade.
Mas não foi o motor o que mais surpreendeu, desta vez. Novidade mesmo foi o volante que estabeleceu um outro estilo de se dirigir o A4. Além do novo visual, mais esportivo, a “rosquinha” passou a ter assistência elétrica. A principal característica desse tipo de direção é a rapidez e a precisão nas respostas, mesmo com movimento mínimo. No entanto, o que a Audi acrescenta no sistema é o sensor de torque na barra do volante. Assim, a precisão é máxima e se o condutor solta o volante, ele volta para a linha reta sozinho. Chega a ser engraçado, no começa, acostumar-se a essa correção, mas é fácil adaptar-se.
Com empunhadura mais do que confortável, mesmo em velocidades ao redor de 100 km/h , o volante fica bem leve. Se for preciso pisar fundo em ultrapassagens, ele logo fica mais rígido para o condutor não perder o controle do carro. E é só girar o volante em uma mudança de pista que já se sente a alteração na condução.
Baixa rotação
Fora o volante, o trabalho em baixa rotação é outra vantagem do A4 Ambiente. Tanto as curvas de potência quanto as de torque desses motores são quase planas. Isso deixa o carro muito mais dinâmico. Além disso, esta versão utiliza câmbio Multitronic, que é continuamente variável. Para entender como ele funciona, basta pisar fundo no acelerador, até o fim. O conta-giros mostra rotações estáveis enquanto a velocidade aumenta. Assim, o motorista não sente trancos.
Para quem preferir o sistema tradicional, o Multitronic permite a simulação de oito marchas que, em modo esportivo, “libera” rotações mais altas. A tração é dianteira. Diferentemente, a versão A4 Ambition utiliza câmbio S-Tronic, automático sequencial de dupla embreagem e sete marchas, e tem tração nas quatro rodas.
Suspensão recalibrada
O novo A4 teve recalibragem nos braços da suspensão traseira e nos amortecedores. A maioria dos componentes da suspensão é de alumínio. O carro usa o sistema multilink na dianteira, com cinco braços, e trapezoidal na traseira, com uma estrutura suspensa em quatro pontos e as mangas de eixo na parte inferior, ligadas aos amortecedores. Com essa alteração, passar por valetas e lombadas ficou bem mais confortável. Aliás, quase nenhum impacto é transmitido para a direção.
(Foto: Divulgação)
Conclusão
O modelo 2013 do A4 ganhou em tecnologia, mas continua o mesmo, em uma conservadora estratégia da Audi para manter como cliente tanto o pai de família, quanto o jovem empresário que precisa passar “seriedade” em sua postura. Embora não seja um carro sóbrio, ele só perde para o Classe C ao se prender a discretas linhas, o que até é quebrado, de certa forma, pelo novo farol. Mesmo assim, para aqueles que querem ser vistos em um carro de R$ 150 mil, esta não deve ser a primeira opção que se passa pela mente.
Fonte: G1
Disponível no(a): http://g1.globo.com/carros/
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário