14 de mar. de 2012

ESPECIAL 2012 – Force India quer se firmar como a melhor das médias

Equipe viveu sua melhor temporada em 2011 e aposta em dupla jovem para continuar a crescer

Lançamento do VJM05, novo carro da Force India (LAT Photographic)
Os tempos em que a Force India era vista apenas como uma equipe de fundo de grid acabaram. Em 2011, a escuderia indiana se consolidou como time do meio do pelotão, vivendo sua melhor temporada. O mais interessante é que o sexto lugar nos construtores veio após um começo de campanha terrível. Mas o time mostrou grande capacidade de evolução e conseguiu terminar o ano em alta, ficando a apenas quatro pontos de roubar o quinto lugar da Lotus Renault (atual Lotus).

Ao contrário do ano passado, em que a equipe de Vijay Mallya passou toda a pré-temporada corrigindo falhas estruturais no VJM04, o sucessor deste ano mostrou ser um chassi bem nascido em todos os testes. Nos testes que antecedem o campeonato, o VJM05 apresentou poucos problemas e deu demonstrações esporádicas de velocidade.
Para 2012, a Force India aposta na juventude de Paul di Resta e Nico Hulkenberg, dois pilotos que, se não possuem mais do que uma temporada de experiência cada, já mostraram ser velozes. Com um bom carro e dois pilotos promissores, a equipe tentará se firmar como a melhor do pelotão intermediário.
Ficha técnica
Nome oficial: Sahara Force India F1 Team
Site: http://www.forceindiaf1.com/
Sede: Silverstone, Inglaterra
Proprietários: Vijay Mallya/grupo Sahara
Chefe de equipe: Vijay Mallya
Projetistas: Andy Green/Ian Hall/Simon Phillips
Modelo do carro: VJM05
Motor: Mercedes FO 108Y
Estatísticas
Melhor posição no campeonato de construtores: 6º (2011)
Títulos de pilotos: 0
Melhor resultado em corrida: 2º (Bélgica - 2009)
Poles: 1
Pódios: 1
GPs: 73
Estreia: Austrália - 2008
Posição no campeonato de construtores de 2011: 6º (69 pontos)
Por que torcer para a equipe?
É a equipe que mostrou maior capacidade de evolução entre as intermediárias e vem de um país que tenta incorporar a tradição do automobilismo.
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Adotou a dupla com menos experiência desde sua existência. Mas, se o carro for competitivo como a equipe acredita - e como foi na metade final de 2011 –, poderá ter seu ano mais forte na F1.
Leonardo Felix: Dos times do pelotão intermediário, é o que tem melhor capacidade de evolução. Por isso, a não ser que aconteça algum desastre, tende a repetir o sexto lugar de 2011.
Lucas Berredo: Das equipes médias, é a que mostra melhor equilíbrio. Paul di Resta é um piloto experiente e rápido e Nico Hulkenberg, um jovem promissor. O VJM-05 parece ser um carro rápido, que frequentemente lutará por pontos nos GPs.
Lucas Santochi: Uma das equipes mais carismáticas da F1, evolui a cada ano. Este ano, terá dois jovens pilotos muito rápidos e deve estar brigando por pontos em várias corridas.

PILOTOS
11 – PAUL DI RESTA
Apadrinhado pela Mercedes, estreou na Force India em 2011 após fazer um caminho diferente: passando antes pelo DTM, categoria da qual se sagrou campeão em 2010. Em seu ano de estreia, Di Resta causou boa impressão e, terminando como o melhor novato. No segundo ano de casa, terá 20 etapas para comprovar que tem maturidade para liderar o time indiano e, quem sabe, chamar a atenção do estafe da escuderia oficial da estrela de três pontas.
Nome completo: Paul di Resta
Site: http://www.pauldiresta.com/splash
Data de nascimento: 16/04/1986 (25 anos)
Cidade natal: Uphall
Nacionalidade: escocesa
Equipes: Force India (2011-2012)
GPs disputados: 19
Melhor resultado em campeonato: 13º (2011)
Melhor resultado em corrida: 6º (Cingapura - 2011)
Melhor posição em grid: 6º (Inglaterra - 2011)
Pódios: 0
Pontos marcados: 27
Melhores voltas: 0
Posição no campeonato de 2011: 13º (27 pontos)
Estreia: Austrália - 2011
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Com a saída de Adrian Sutil, será o líder da equipe. Tende a evoluir em relação a 2011 – em especial nas corridas, mas terá páreo duro na garagem ao lado.
Leonardo Felix: Foi o melhor estreante da última temporada, mas teve um fim de ano sensivelmente abaixo do então companheiro Adrian Sutil. Para se firmar, tem a obrigação de superar o novo parceiro de time, Nico Hulkenberg.
Lucas Berredo: Melhor estreante em 2011, deve ter vantagem em relação a Hulkenberg, que ainda terá de acostumar com DRS, Kers e outras quinquilharias. Na segunda metade da temporada, no entanto, deve encontrar páreo duro.
Lucas Santochi: Foi bastante regular em 2011 e agora precisa manter a curva de evolução para estar em uma boa posição no mercado de pilotos no final do ano.
12 – NICO HULKENBERG
Nico Hulkenberg se tornou um nome familiar entre os brasileiros ao ser companheiro de Rubens Barrichello na Williams, em 2010, e ao obter a façanha de marcar a pole para o GP do Brasil daquele ano. O bom desempenho não foi suficiente para garanti-lo na equipe e o alemão foi trocado pelos petropesos de Pastor Maldonado no ano seguinte. Hulkenberg conseguiu uma boquinha como reserva da Force India para 2011 e, apresentando resultados positivos nos treinos de sexta-feira, convenceu a equipe de que merecia o posto de titular nesta temporada.
Nome completo: Nicolas Hulkenberg
Site: http://www.nicohulkenberg.net/
Data de nascimento: 19/08/1987
Cidade natal: Emmerich
Nacionalidade: alemão
Equipes: Williams (2010), Force India (2012)
GPs disputados: 19
Melhor resultado em campeonato: 14º (2010)
Melhor resultado em corrida: 6º (Hungria - 2010)
Poles: 1
Pódios: 0
Pontos marcados: 22
Melhores voltas: 0
Posição no campeonato de 2011: não disputou
Estreia: Bahrein - 2010
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Seu rendimento nos treinos de sexta-feira surpreendeu a equipe a ponto de ser escolhido em detrimento a Adrian Sutil. Se conseguir superar Di Resta, dá um passo importante rumo a uma grande equipe nos anos seguintes.
Leonardo Felix: Ficou um pouco superestimado pela pole que fez no Brasil em 2010, mas é um piloto rápido. Por isso, vai dar trabalho a Di Resta e não será surpresa se terminar o campeonato à frente na tabela.
Lucas Berredo: Hulkenberg é o piloto da F1 com melhor currículo nas categorias de base: foi campeão da F-BMW europeia, da F3 Euroseries, da GP2 e até da extinta A1GP. Resta converter essa expectativa em um bom desempenho na sua segunda chance na F1.
Lucas Santochi: É muito rápido, como mostrou quando conquistou a pole position do GP do Brasil de 2010. Volta agora para mostrar que está mais maduro depois de um ano fora. Tem boas chances de superar Di Resta ao final da temporada.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: