22 de fev. de 2012

Teste- Lançamentos da Harley-Davidson provocam sensações duplas

 Fotos: Divulgação
Teste: Lançamentos da Harley-Davidson provocam sensações duplas
Novos modelos da Harley-Davidson têm inspiração no passado, mas andam como motos modernas

por Rodrigo Machado
Auto Press


Para fabricantes de motos como a Harley-Davidson, o estilo conta muito. Portanto nada como buscar inspiração nos velhos tempos para criar novos modelos, bem dentro do espírito "retrô". E foi exatamente isso que a marca norte-americana fez no começo de fevereiro, quando lançou as novas Softail Slim e a Sportster Seventy-Two. Às vésperas de completar 110 anos de existência, a Harley foi procurar no clima norte-americano dos anos 50 e 70 referências para criar esses dois novos modelos. As duas motos já estão à venda nos Estados Unidos e na Europa.
Mesmo tendo sido apresentadas no mesmo momento, Softail Slim e Sportster Seventy-Two são muito diferentes entre si, principalmente na proposta. A primeira se trata de uma moto mais "séria", com visual forte e pouca decoração. A outra é mais enfeitada, até com elementos femininos no seu desenho.



De acordo com a Harley, a Softail Slim tem inspiração nas "bobbers" dos anos 50. Isso significa que ela tem apenas o essencial para o motocicleta. Perde elementos de design e conforto, como cromados, para-lamas muito grandes e o banco do garupa, mas ganha em dirigibilidade, desempenho e no principal: um design bem forte. A Softail Slim tem pintura preta fosca na lataria e preto comum no quadro, motor, guidão e em detalhes no garfo dianteiro. As rodas são mais largas e com perfil alto, e chamam a atenção graças aos para-lamas curtos. O escapamento é clássico, com duas saídas paralelas que terminam em um corte diagonal. Um detalhe que a Harley fez questão de frisar é um pequeno e curioso vão entre a parte da frente do banco e o início do tanque de gasolina. De acordo com a fabricante norte-americana, o objetivo é que o piloto possa ver o topo do motor em movimento.

A mecânica acompanha o desenho agressivo. O motor é um Twin Cam, V2, resfriado a ar de 1.690 cc com torque máximo de 13,4 kgfm a 3.250 rpm. Como manda a cartilha Harley-Davidson, a potência não é divulgada. O câmbio tem seis marchas e a transmissão para a roda traseira é feita por correia dentada.



Ao lado da Softail Slim, a Sportster Seventy-Two é mais ornada. O nome, o número setenta e dois em inglês, faz referência à Route 72, estrada adorada pelos motociclistas à Leste de Los Angeles. O visual é inspirado nos anos 70 na Costa Oeste norte-americana. Por isso, está lá a grande roda dianteira de 21 polegadas, o guidão bem alto, os pneus com aros brancos, o tanque no formato "peanut" – amendoim, em inglês – e muito cromado. Outro detalhe que chama a atenção é a pintura vermelha brilhante, bastante granulada. Em um tom que a Harley chama de Hard Candy Big Red Flake, algo como vermelho cereja forte, ela brilha bastante no sol.

O desempenho é um pouco inferior ao da Softail Slim. Ela é equipada com um V2 Evolution de 1.200 cc e 9,9 kgfm de torque a 3.500 rpm. Mesmo assim, ajuda a dar um toque moderno a uma moto com todo o jeito de antiga.



Primeiras impressões

Pretérito e presente juntos

por Carlo Valente
do InfoMotori/Itália
exclusivo para Auto Press


Como é óbvio ao primeiro olhar, as duas motos têm claras referências ao passado norte-americano. E agradam bastante esteticamente. E, além desses óbvios apelos de design, contam com bom desempenho nas ruas e estradas.

Começando pela Softail Slim, o motor tem funcionamento silencioso e sem vibração na maior parte do tempo – comportamento até surpreendente para motos da Harley-Davidson. Até mesmo próximo do limite de giros, o rodar é tranquilo. O conjunto embreagem e câmbio também é suave e trabalha com boa harmonia. O motor bicilíndrico da Softail Slim é, de fato, bem robusto no que diz respeito ao torque. Ele permite explorar mais as faixas de rotação mesmo sem que seja preciso reduzir a marcha nas saídas de curva.



Em velocidade de cruzeiro, a Softail Slim é muito acertada. Mesmo a 120 km/h, em sexta marcha, navega com potência de sobra para uma eventual ultrapassagem. Só acima dessa velocidade que se sente um arrasto aerodinâmico desconfortável. Um problema da baixa altura da moto fica claro nas curvas. Mesmo em algumas de raio longo, é comum as pedaleiras rasparem no chão. Uma pena, considerando o grande prazer ao guiar que essa Harley pode oferecer em uma estrada sinuosa. A frenagem é modular, mas não impressiona. Principalmente na dianteira, onde falta uma "prontidão" por parte dos discos de freio.

No quesito conforto ao rodar, o garfo dianteiro absorve bem os impactos, de maneira gradual e correta, assim como a suspensão traseira - escondida para manter o visual limpo e forte. O banco é projetado para que o piloto se sinta praticamente parte da moto, e não apenas sentado nela. O trabalho dos projetistas da Softail Slim foi muito bem feito neste sentido. A baixa distância para o solo, os largos apoios para o pé, o guidão largo e inclinado fazem que a tarefa de manobrar a moto de cerca de 300 kg seja relativamente simples.


Já a Sportster Seventy-Two é uma custom de pequeno porte e que segue a filosofia do minimalismo motociclístico. É uma daquelas motos que precisam ser pilotadas para revelar de verdade o seu comportamento dinâmico. Afinal, o visual é claramente "chopper", mas ao andar nela, impressiona o tamanho compacto e a posição de dirigir. No final, o resultado é confortável. Claro que as pedaleiras são avançadas e o guidão é alto, mas mesmo estando com os braços e pernas estendidos, e os motociclistas mais altos não vão reclamar da posição.

O motor é o usual 1200 da Harley, que vibra bastante e é áspero, mas conta com tanta elasticidade e torque que acaba compensando. Dá para tirar um condução agradável e descontraída. Em movimento, o motor da Seventy Two se mostra muito competente para mover a moto. Ele dá boa agilidade à chopper e faz com que a tarefa de chegar aos 100 km/h seja bem simples. No entanto, não é muito recomendável superar essa marca. A quantidade de ar batendo no piloto torna-se maciça a altas velocidades.



A estabilidade da moto também agrada. A grande roda dianteira de 21 polegadas ajuda na tarefa de manter a trajetória desejada sem grandes esforços. Apenas em curvas muito fechadas, a Seventy Two "reclama". Nada, porém, que tire o gosto e a facilidade de condução.

O freio é competente e sempre disponível e capaz de lidar com o peso da Seventy Two. Em essência, é uma moto mais versátil que a estética poderia explicitar. O grande pecado é o belo tanque de gasolina levar apenas 7,9 litros, o que diminui drasticamente a autonomia geral.


Ficha Técnica


Harley-Davidson Softail Slim


Motor: A gasolina, quatro tempos, 1.690 cm³, dois cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial.
Câmbio:
Manual de seis marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: Não divulgado.
Torque máximo:
13,6 kgfm a 3 mil rpm.
Diâmetro e curso: 98,4 mm X 111,1 mm.
Taxa de compressão: 9,6:1
Suspensão: Garfo telescópico, com amortecedor ajustável e 130 mm de curso. Traseira do tipo monochoque com amortecedor a gás, com 109 mm de curso.
Pneus: 130/70 R16 na frente e 140/65 R16 atrás.
Freios: Disco duplo de 292 mm, pinça flutuante com quatro pistões na frente e disco simples de 292 mm, pinça com dois pistões na traseira. Oferece ABS de série
Dimensões: 2,39 metros de comprimento total, 0,99 m de largura, 1,10 m de altura, 1,64 m de distância entre-eixos e 0,60 m de altura do assento.
Peso: 304 kg.
Tanque do combustível:
19 litros.
Produção: Milwalkee, Estados Unidos.
Lançamento mundial:
2012.
Preço nos Estados Unidos:
US$ 15.499, ou cerca de R$ 26 mil.

Harley-Davidson Sportster Seventy-Two

Motor: A gasolina, quatro tempos, 1.200 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Câmbio: Manual de cinco marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: Não divulgado.
Torque máximo: 10,0 kgfm a 3.500 rpm
Diâmetro e curso: 88,9 mm X 96,8 mm.
Taxa de compressão: 9,7:1
Suspensão: Dianteira com curso de 39 mm. Traseira do tipo single shock.
Pneus: 130/70 R21 na frente e 150/80 R16 atrás.
Freios: Discos simples de 292 mm na frente e de 260 mm atrás.
Dimensões: 2,27 metros de comprimento total, 0,91 m de largura, 1,21 m de altura, 1,52 m de distância entre-eixos e 0,71 m de altura do assento.
Peso: 247 kg.
Tanque do combustível:
7,9 litros.
Produção: Milwalkee, Estados Unidos.
Lançamento: 2012.
Preço: US$ 11.199, ou R$ 10.201.


Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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