6 de fev. de 2012

Mercedes - Benz - Citan é a nova proposta da Mercedes para transporte urbano


Citan é a nova proposta da Mercedes para transporte urbano 
Nova van compartilhará a plataforma do Renault Kangoo

por Túlio Moreira
MotorDream


A Mercedes revelou sketches do Citan, um novo modelo para o segmento de vans leves, que será produzido em parceria com a aliança Renault-Nissan. O modelo será construído sobre a mesma plataforma do Kangoo, com capacidade de carga de cerca de 2,5 toneladas. O Citan seria, então, o modelo de entrada da marca alemã na categoria dos utilitários comerciais leves, que já conta com Vito, Sprinter e Vario na Europa. 
O objetivo da Mercedes é abocanhar entre 4% e 5% do segmento de vans pequenas na Europa – 700 mil unidades por ano. Ou seja, a marca da estrela de três pontas quer vender entre 28 mil e 35 mil unidades por ano. Para tanto, o Citan deve ter preço acessível de aproximadamente 11.900 euros – valor cobrado pela versão mais básica do Kangoo no continente. 

 

Apesar de ter divulgado apenas esboços do modelo, a Mercedes já deixou claro que pretende produzir o Citan em série. A van já está sendo, inclusive, divulgada em um site especial para o mercado europeu. O interior terá resquícios do Kangoo, com alguns detalhes do painel e dos comandos idênticos ao do utilitário francês. O volante e o freio de mão, no entanto, serão diferentes. 

O Citan terá motores a gasolina e diesel, com o sistema de eficiência energética BlueEFFICIENCY, que reduz a emissão de gases poluentes e melhora os níveis de consumo de combustível. A Mercedes também cogita uma versão elétrica, que poderia aproveitar a tecnologia desenvolvida para o Kangoo Z.E., lançado no ano passado. Esta configuração custa 20 mil euros, sem contar incentivos governamentais.





Postado por: Ícaro Nunes
Fonte: Motor Dream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: