Uma das principais invenções dos primórdios da indústria possibilitou uma série de comodidades aos motoristas
por Túlio Moreira
MotorDream
Você consegue imaginar se tivesse que girar uma manivela até que o motor de seu carro fosse acionado? Pois era assim até 1912, quando a Cadillac apresentou, no calhambeque conhecido como Touring Edition, uma das mais importantes invenções dos primórdios da indústria automobilística: a partida elétrica. Com o motor de arranque, tornou-se possível funcionar o motor apenas com o girar de uma chave, graças à transformação de energia elétrica em mecânica. A tecnologia produzia o torque inicial necessário para quebrar a inércia do motor a combustão. Nada de manivelas. Uma verdadeira revolução.
O engenheiro Henry M. Leland, fundador da marca premium que pertencia à GM desde 1909, trabalhou em colaboração com o inventor Charles F. Kettering, criador do motor de partida elétrica, para incorporar a peça aos veículos. Atualmente, os motores de arranque mais comuns são os de 12 e 24 volts. A função desse componente acaba assim que o motor a combustão consegue funcionar sozinho. Mas sem ele ainda seria necessário fazer ginástica toda vez que fosse preciso ligar o carro.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
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