28 de fev. de 2012

Ferrari e Red Bull são proibidas de mudar escala em Barcelona

Times queriam adiar programa de testes em um dia, treinando de sexta até segunda-feira

Mark Webber testa o RB8, da Red Bull, em Barcelona (Andrew Ferraro/LAT)

Ferrari e Red Bull foram proibidas na última segunda-feira pela FIA de alterarem seus cronogramas de treinamentos para a última rodada de testes da pré-temporada, entre o fim desta semana e o início da próxima, em Barcelona.

A programação inicial prevê que as equipes treinem de quinta-feira a domingo, mas a equipe italiana e a concorrente anglo-austríaca optaram por adiar em um dia suas próprias escalas, iniciando os trabalhos na sexta-feira e concluindo-os na segunda. As duas escuderias alegaram "motivos logísticos" para tal decisão.
Entretanto, a federação emitiu na segunda um comunicado aos times, informando que, pelo artigo 22.4 do novo Regulamento Esportivo, todos estão limitados a testarem até o dia 4 de março.
Conforme apurou o AUTOSPORT, a confusão foi motivada por uma diferença na interpretação do texto do artigo, o qual estabelece que nenhuma escuderia pode treinar "a partir da semana anterior" à primeira etapa. Enquanto Ferrari e Red Bull acreditavam que o item se referia aos sete dias precedentes, a federação esclareceu que ele inclui a semana anterior cheia, período que iniciaria na próxima segunda-feira.
"Mudança adicional nos planos para o último teste antes de viajarmos para a Austrália [primeiro GP do ano]", informou a Ferrari, por meio de comunicado oficial.
"Baseado em um novo esclarecimento do Regulamento Esportivo, não será mais possível andar na segunda-feira. Como resultado, o teste programado pela Ferrari, que havia decidido seguir uma escolha própria, foi revertido por força maior, voltando a ocorrer entre quinta-feira e domingo", complementou.
De acordo com a esquadra de Maranello, a escala dos pilotos será mantida: Felipe Massa anda nos dois primeiros dias, enquanto Fernando Alonso encerra os trabalhos na metade final.
Já a Red Bull, também forçada a mudar, vai fazer um cronograma alternado, colocando Mark Webber para treinar na quinta e no sábado, enquanto Sebastian Vettel testa na sexta e no domingo.
A Lotus, que teve de cancelar todas as atividades do teste da última semana, também em Barcelona, por causa de uma falha estrutural em seu chassi, havia pedido autorização para ter um dia extra de treinos antes da abertura da temporada, mas a solicitação ainda não foi oficialmente respondida.

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: