27 de fev. de 2012

Brasil já conta com 67% dos modelos novos com ABS de série

Por Bruno Roberti | 27/02/2012
A partir de 2014, todos os veículos novos no mercado brasileiro, nacionais ou importados, devem contar com freios ABS de série. E, segundo levantamento feito pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), 67% dos modelos vendidos atualmente já contam com o item de fábrica.

O estudo foi feito pelo Cesvi com dados de 767 versões vendidas até novembro de 2011. Do total, 518 possuem ABS. Porém, a disponibilidade do ABS é menor em veículos populares. Na categoria hatch compacto, por exemplo, apenas 17% dos modelos oferecem o modelo de série e 38% possuem o item como opcional.

Entre as marcas, destaque para a Aston Martin, Audi, BMW, Chery, Chrysler, Dodge, JAC, Jaguar, Jeep, Lexus, Lifan, Mahindra, Maserati, Mini, Porsche, Smart, Subaru e Volvo, que oferecem o ABS de série em 100% de seus modelos. Já a Chana, Effa, Lobini, Tac e Troller não possuem o item de segurança em nenhum veículo.  

Dos 67% dos modelos vendidos no mercado brasileiro, 41% possuem também o controle de estabilidade (ESP) de série.

O Cesvi também fez um comparativo com os carros que são vendidos na Argentina. No país vizinho, 69% dos modelos vêm com ABS de série, sendo 50% com ESP. Porém, em relação à quantidade de veículos em que o sistema pode ser incorporado como opcional, apenas 20% dos veículos brasileiros não têm ABS disponível, enquanto na Argentina esse índice é de 23%.
Fonte:quatrorodas
Disponível no(a): http://quatrorodas.abril.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: