25 de jan. de 2012

Renault Clio volta a ser o mais vendido da França após cinco anos

Fotos: Divulgação
Renault Clio volta a ser o mais vendido da França após cinco anos Terceira geração do compacto da Renault finalmente cai no gosto do francês

por Túlio Moreira
 

O mercado francês não conseguiu seguir o exemplo da Alemanha, que cresceu 8,8% em 2011. Mas a França também não sofreu do mesmo mal de países como Itália e Espanha, que amargaram quedas de 10,9% e 17,7%.
O mercado local teve retração de apenas 2,1%, totalizando 2.204.065 milhões de unidades emplacadas. O destaque ficou por conta do compacto Renault Clio, que retornou à posição mais alta do pódio depois de cinco anos. O hatch, que é vendido em sua terceira geração por lá, embalou 123.827 vendas e terminou o ano com 5,6% de participação.

É uma conquista importante para a terceira geração do modelo – no Brasil, a Renault ainda comercializa a segunda. Desde que foi lançado, em 2006, o novo Clio viu sua popularidade minguar e o rival Peugeot 207 levou a melhor entre 2007 e 2010. O Clio foi apresentado pela primeira vez em 1990, para substituir o clássico Renault 5, e se tornou líder do mercado francês de 1992 a 1996, 1998 a 2000, 2002 e 2003, e 2005 e 2006. Com a conquista de 2011, o compacto passa a contar com 13 vitórias, sendo superado apenas pelo antecessor 5, que foi campeão de vendas por 14 anos.

Mas não é só a Renault que tem motivos para comemorar na França. A Citroën conseguiu emplacar um modelo entre os cinco mais vendidos pela primeira vez desde que o BX ficou com o terceiro lugar, em 1985. Sinal de que a segunda geração do C3, apresentada em 2009, finalmente caiu no gosto dos franceses. O hatch somou 79.364 unidades – alta de 8% – e levou a medalha de bronze. A segunda colocação foi para o antigo líder, Peugeot 207. Prestes a ser substituído pelo 208, o modelo amargou queda de 19% e conseguiu emplacar 103.332 unidades.

Vale lembrar que a segunda geração do Clio continuava à venda na França em 2011, sob o nome de Clio Campus. Mas, ao contrário do que acontece no Brasil, o mercado francês não soma os volumes emplacados por gerações diferentes do mesmo modelo. Dessa forma, o Clio Campus terminou 2011 em 25º lugar entre os mais vendidos, com 25.075 vendas e queda de 33% na comparação com 2010. A diminuição da demanda pelo modelo já determinou o seu fim na Europa, com uma edição especial batizada de Clio Campus Bye Bye.



Fonte:motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: