25 de jan. de 2012

Ford se inspira em chocolate para reduzir peso dos carros

Fotos: Divulgação
Ford se inspira em chocolate para reduzir peso dos carros Processo de produção do chocolate aerado será aplicado na fabricação de plástico

por Túlio Moreira

A Ford pretende reduzir pelo menos 100 kg no peso de seus veículos compactos e 300 kg nos modelos maiores até 2020, como forma de melhorar o desempenho e aumentar a eficiência energética de sua gama. Agora, a marca do oval azul revelou que seu time de engenharia já trabalha em soluções para a questão, norteada pela forma como a marca suíça Nestlé produz a barra de chocolate europeia Aero – similar ao Suflair vendido no Brasil. Para fabricar peças de plástico mais leves, a Ford irá usar a injeção de bolhas de gás durante o processo, assim como ocorre com a guloseima.

Graças ao processo, o Nestlé Aero se torna aerado, o que melhora o paladar sem comprometer a consistência do produto. A montadora norte-americana acredita que a mesma lógica pode ser aplicada na indústria automobilística, na confecção de peças e componentes de plástico. Mesmo com o avanço da tecnologia empregada no segmento automotivo nas últimas décadas, o plástico não perde peso com a mesma facilidade que matérias-primas como metal e aço, que podem ser moduladas para se tornarem mais leves e resistentes.

Com a aeração do plástico, a Ford vai introduzir bolhas de gás no material enquanto ele é moldado. Assim, a peça será composta por uma estrutura microscópica semelhante a favos de mel. O processo vai garantir a redução da quantidade de plástico utilizado, o que significa diminuição de peso, sem comprometer a qualidade do produto. De acordo com a marca, o plástico se torna 20% mais leve. A aplicação da tecnologia começa na fabricação de tampas do motor, que estarão presentes em modelos como Focus, C-MAX, Mondeo e Galaxy produzidos na Europa nos próximos anos.



Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: