por Túlio Moreira
MotorDream
O Chevrolet Volt está envolto em polêmica nos Estados Unidos, por causa do incêndio que tomou conta do pacote de baterias de uma unidade do modelo elétrico durante testes de colisão no país. O NHTSA, principal órgão de segurança viária dos EUA, ainda está trabalhando nas investigações sobre a possível causa da ocorrência. E Nissan e Ford finalmente se pronunciaram sobre o assunto. Afinal, as duas marcas são as maiores concorrentes da Chevrolet no segmento dos veículos elétricos por lá. A Nissan produz o líder Leaf e a Ford se prepara para começar a vender o Focus Electric.
O diretor de segurança de produto da Nissan, Bob Yakushi, afirmou ao portal AutoObserver que as prováveis circunstâncias que culminaram no incêndio do Volt não são susceptíveis ao Leaf. De acordo com Yakushi, o pack de baterias de íons de lítio de 24 kWh do Leaf é envolto por um gabinete de aço ultra resistente e está posicionado estrategicamente embaixo do assoalho do veículo, para evitar danos aos passageiros no caso de colisões. O pack está protegido por uma estrutura de três camadas e não há, segundo a marca, risco de superaquecimento do conjunto. No caso do hatch japonês, o resfriamento é feito por fluxo de ar, e não por sistema de líquido de gestão térmica com controle ativo, como acontece no Volt.
A Ford utiliza o mesmo sistema de resfriamento do Volt, por líquido de gestão térmica. Como esta tecnologia está sendo apontada como uma das prováveis causas para o incêndio no Volt, a marca do oval azul declarou que está acompanhado as investigações do NHTSA para entender melhor o problema que acometeu o modelo da rival. Contudo, a Ford afirmou que ainda tem poucas informações sobre a ocorrência, e não é possível determinar se o mesmo tipo de falha se repetiria no Focus Electric. O mais novo concorrente do nicho de carros elétricos nos EUA já está à venda em três estados norte-americanos.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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