26 de dez. de 2011

GM encontra solução para os ruídos dos freios

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Existem passos na engenharia automotiva que são curiosos por sua aparente simplicidade. Aparente. Na General Motors andam investigando o incomodo chiado dos freios, e depois de um século de luta com o problema, chegaram à conclusão de que o ruído pode ser amortizado aos se colocar uma abafador no disco de freio que tem o formato de um aro, desta forma descartando outras opções pela liberdade de movimento giratório inerente a um disco de freio.

Para chegar a isso, recorreram aos estudos de fricção de Charles-Augustin de Coulomb, o mesmo da Lei de Coulomb, cujo nome invocamos para medir cargas elétricas e a força exercida entre elas. Como os freios são elementos que baseiam seu funcionamento na fricção, resulta inevitavelmente que haja certo ruído. O problema é o escândalo gerado por alguns freios, e que está sempre relacionado com o mal estado das pastilhas ou dos discos
Na verdade, as pastilhas novas podem também chiar quando se acaba a primeira camada de revestimento que levam, de maneira que o problema pode durar muitos quilômetros. Nesse sentido, o que foi batizado por seus arquitetos de “Freio de Coulomb” pode ser um desses avanços que sem ser nada de outro mundo dão uma tranquilidade a mais aos condutores que os possuírem em seus carros. Ainda que para isso tenham que passar pelo menos por mais dois ou três anos de espera.


Fonte: NA
Disponível no(a):http://novidadesautomotivas.blogspot.com/

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