De olho em novos tipos de cliente, segunda geração oferece diversas opções de personalização
Chico Barbosa, de Berlim
Esportivo chega no ano que vem; Preço deverá ficar na faixa dos R$ 100 mil
Com mais de 1 milhão de unidades vendidas em cerca de 130 países, o BMW Série 1, lançado em 2004, parece ter caído no gosto de uma parcela considerável de apreciadores de hat-ches compactos e esportivos.
A julgar pelas possibilidades de adaptações incorporadas à segunda geração do modelo, a marca da Bavária pretende ampliar consideravelmente esse seleto público. A novidade será lançada agora em setembro, no Salão de Frankfurt, e começa a ser vendida no fim do ano.
Segundo informaram os executivos da marca na apresentação oficial do carro, na capital alemã, são nada menos do que 6 mil combinações possíveis, envolvendo itens de aparência, desempenho, conforto e segurança. Se o preço não acompanhar esses extras com a mesma intensidade, o BMW Série 1 continuará sendo uma referência no segmento em que atua. Ainda mais se passar a ser montado no Brasil, como se especula na bolsa de apostas do setor automotivo.
Embora a sabedoria popular considere que não se deve mexer em time que está ganhando, a BMW subverteu essa máxima, ainda que tenha atuado com a preocupação de não pesar a mão. O fato é que o Série 1 é outro carro em relação ao anterior. A começar pelo visual. A identidade foi mantida, mas são perceptíveis as alterações nas proporções e nos contornos. A carroceria está 8,5 cm mais comprida e 1,7 cm mais larga. A distância entre-eixos também cresceu 1,7 cm. O interior ficou mais espaçoso, idem para o porta-malas (a capacidade subiu de 330 litros para 360 l). Ganham principalmente os passageiros do banco de trás, já que o espaço para as pernas aumentou em 2,1 cm.
Porta-malas abre pelo logotipo da marca e teve capacidade ampliada para 360 litros
Conhecidas as credenciais externas, ao acessar o interior é que se começa a ter a real dimensão das intenções do Série 1. A cabine, com acabamento que compõe de maneira equilibrada esportividade e elegância, é orientada claramente à atuação do condutor – a saber, um condutor antenado com as demandas sociovirtuais do seu tempo. Tudo ali está a seu dispor, ao alcance dos olhos e das mãos, fazendo-o se sentir no centro de todos os comandos, do carro e de sua vida.
Série 1 cresceu 8,5 cm no comprimento e 1,7 cm em entre-eixos sem alterar muito as linhas gerais
Outro destaque para o segmento de compactos é o BMW Connected Drive, que consiste em uma seleção de sistemas opcionais de auxílio ao motorista e serviços de mobilidade. Entre eles estão assistente de estacionamento, câmera de visualização traseira, alerta de abandono de faixa, informação do limite de velocidade, conectividade à internet, informação de tráfego e aplicativos para rádio na web, além das redes sociais Facebook e Twitter.
A cabine evoluiu em acabamento sem perder a esportividade
Números à parte, é na condução que se reconhece sua vocação urbano/esportiva. Relativamente pequeno e arisco, o Série 1 é seguro nas respostas e mostra agilidade quando solicitado de forma mais abrupta em curvas acentuadas. Um dos principais méritos da condução está na suspensão ajustável, de acordo com o estilo do motorista, podendo variar de confortável à esportiva.
Afora os aspectos dinâmicos, um dos grandes apelos do novo Série 1, que deverá ecoar sobretudo junto ao público jovem, é a capacidade de posar de exclusivo. Trata-se do primeiro carro da marca a exibir o BMW Lines, abrindo um leque de possibilidades de personalização. A fim de ressaltar o design e a sofisticação, a marca criou uma gama exclusiva de opcionais, acabamento, revestimento e combinação de cores/materiais, tanto para a parte externa como para a interna. Uma solução e tanto para atender as mais diversas culturas e mercados. Desde que o preço (estimado para começar na faixa dos R$ 100 mil) não afugente o comprador, é claro.
BMW 118i (2012) | |
Motor | R$ 100 mil (estimado) |
Motor | Quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, injeção direta, gasolina |
Cilindrada | 1.598 cm3 |
Potência | 170 cv a 4.800 rpm |
Torque | 25,5 kgfm entre 1.500 e 4.500 rpm |
Suspensão | Independente nos dois eixos, McPherson na dianteira e multilink na traseira |
Transmissão | Manual de seis marchas, tração traseira |
Direção | Hidráulica |
Pneus | 205/55 R16 |
Dimensões | Comprimento: 4,324 m; largura: 1,765 m; altura: 1,421 m; entre-eixos: 2,690 m |
Capacidades | Porta-malas: 360 litros |
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
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