26 de set. de 2011

A um pontinho do bi por Rafael Lopes

Vettel vence a nona em 2011
A corrida de quase duas horas de duração e o entrevero entre Lewis Hamilton e Felipe Massa no fim da corrida acabaram fazendo com que este post demorasse a sair. Mas saiu. Impressionante o domínio de Sebastian Vettel neste domingo na maior parte do GP de Cingapura, neste domingo.
O alemão andou muito e não deu uma chance sequer aos adversários. Ele passou a maior parte da corrida com uma vantagem acima dos dez segundos sobre Jenson Button, da McLaren, o segundo colocado. E nem a pressão do inglês nas últimas voltas, quando já administrava o resultado, serviu para lhe assustar. Agora falta apenas um pontinho para o bi.
Vettel deve levar o título na próxima corrida. Aliás, ele poderia até parar de correr neste momento em 2011: apenas uma improvável combinação de resultados lhe tiraria o bi. Button precisa ganhar todos os cinco GPs restantes e torcer para o alemão, que tem o melhor aproveitamento de pontos em uma temporada da história da Fórmula 1, não marcar nem unzinho sequer. Algo quase impossível, ainda mais se analisarmos que a McLaren está pouco acima da Ferrari e abaixo da RBR. Ou seja: a tarefa do piloto da equipe austríaca agora é bater os recordes possíveis neste ano: mais vitórias, poles e o aproveitamento. Na boa? Não dá para duvidar dele.
Felipe Massa volta aos boxes após o toque de Lewis Hamilton
O fim da temporada deve ser marcado por uma acirrada disputa pelo vice-campeonato. A julgar pelo desempenho na temporada, a posição ficaria em boas mãos com Button. Depois de Vettel, o inglês foi, disparado, o melhor piloto deste ano até agora. Só que, além dele, Mark Webber, Fernando Alonso e Lewis Hamilton têm chances. O australiano teria, ao menos em teoria, melhores condições técnicas por ter o melhor carro, o da RBR. Mas ele ainda não se achou em 2011 e é pífio nas largadas, sempre perdendo posições. Em Cingapura, não foi diferente: caiu para quarto, se recuperou, passou Alonso, mas ficou só em terceiro.
Sobre o entrevero entre Hamilton, o quinto, e Felipe Massa, o nono, vocês já devem desconfiar qual é minha opinião. Aliás, tenho a impressão de que o inglês da McLaren está metido em quase todas as confusões desta temporada. Não à toa é o piloto mais punido por incidentes de corrida em 2011 – cinco, ao todo. Quanto ao brasileiro, entendo sua irritação (ainda mais na adrenalina do momento), mas não acho que confrontar o rival fora da pista seja a melhor solução. Em uma confusão com os dois errados, o saldo é uma inimizade que vem crescendo desde 2008. Hamilton não respeita os adversários e Massa parece ter se enchido disso.

Vettel e Horner após a corrida em Cingapura
Vale destacar também o excepcional desempenho do escocês Paul di Resta, da Force India. Ele conseguiu uma excepcional sexta posição com o carro da equipe indiana, após chegar a andar na terceira posição com uma tática de um pit stop a menos. Campeão do Alemão de Turismo (DTM), não me surpreenderia se ele arrumasse uma vaga na Mercedes em 2013. Por outro lado, o desempenho de Kamui Kobayashi tem despencado ladeira abaixo. O japonês da Sauber parece ter sentido a pressão do companheiro Sergio Pérez. O mexicano tem andado bem e está roubando o posto de queridonho dos torcedores. Vamos ver no fim do ano.
Os outros brasileiros ficaram fora dos pontos: Rubens Barrichello, com a Williams, chegou a estar em décimo, mas acabou em 13º, duas posições atrás do companheiro Pastor Maldonado. Já Bruno Senna foi o 15º com a Renault-Lotus, mas ultrapassou Vitaly Petrov e chegou à frente do russo, apenas o 17º. Ótimo resultado já que, cada vez mais, tudo se encaminha para uma disputa direta pela vaga de titular no time anglo-francês em 2012.
Assista aos melhores momentos do GP de Cingapura:

Fonte: voandobaixo
Disponível no(a):http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/

Nenhum comentário: