16 de set. de 2011

Teste: Triumph Thunderbird Storm mostra a força da tempestade

 Fotos: Divulgação
Teste: Triumph Thunderbird Storm mostra a força da tempestade
Thunderbird Storm ganha modificações que a deixaram ainda mais agressiva

Por Carlo Valente
de InfoMotori/Itália

A Triumph revelou suas atuais intenções com a apresentação da mais nova integrante da classe cruiser, batizada de Thunderbird Storm. Nos últimos três anos, a marca britânica perdeu terreno no segmento. Com o lançamento, tenta recuperar seus níveis de venda e intensificar a busca por novos clientes.
O novo modelo para 2011 amplia a gama de garfos alongados da Triumph. A primeira versão, iniciada em 2008, ganhou vários prêmios como a melhor da categoria e até hoje impressiona pelos seus “músculos”.

Agora os designers da fabricante modificaram parte da estética da clássica Thunderbird, que recebeu um sobrenome um tanto agressivo. As alterações tornaram a moto mais convidativa. Os amortecedores dianteiros, as rodas, as pinças dos freios e a carcaça do farol – antes cromadas – receberam uma pintura preta que deu à moto aparência mais "sinistra".


Os novos faróis, emprestados da famosa Rocket III, lançada em 2004, mais parecem olhos de um predador, fixos em sua presa, prontos para dar o bote. E, no caso da Thunderbird Storm, sua caça nada mais é do que a estrada. Quanto à motorização, a mudança encarregada de melhorar o desempenho ficou a cargo da instalação do kit Big Bore, o verdadeiro orgulho da cruiser. O pacote conversor aumentou o volume do motor para 1700 cc – antes eram 1600 cc. Agora oferece uma potência máxima de 98 cv e torque de 15,9 kgfm a 2.950 rpm, um aumento de cerca de 10% em relação a anterior, que tinha 86 cv e 14,9 kgfm a 2.750 rpm.

Na condução, o guidom mais intimista e confortável e o assento mantido a 70 cm do solo ajudam a controlar com segurança o "cruzador", que pesa exorbitantes 339 kg. Por fim, todas as mudanças levaram a Storm a um preço final de 15.900 euros na Europa continental, equivalente a R$ 39.750.


Primeiras impressões

O trunfo de uma marca

Os faróis duplos são o grande chamariz dessa nova versão. A marca acertou em cheio na escolha. Vale lembrar que os mesmos são empregados na Rocket III e na Speed, ambos modelos de sucesso da Triumph. Sem dúvida alguma, a moto convida para um passeio.

O som profundo e dominador que sai dos escapamentos, embalado pelo conversor do kit Big Bore, faz com que a moto chame atenção por onde passa. Porém os seus 339 kg não a ajudam na hora da Storm seguir viagem. A moto leva um bom tempo até embalar na pista.

Na estrada, uma surpresa. Nos diferentes trechos do percurso, ora em linha reta, ora em subidas íngremes, a moto não fez feio. Mesmo com seu peso, a moto não mede esforços ao apontar sua roda dianteira de 19 polegadas para cima. A distância curta do solo faz com que o condutor não exagere e sinta o perigo antes de qualquer manobra.

Nas curvas, fica explícito que a Thundebird Storm foi feita para motociclistas de sangue e alma. O piloto é auxiliado pelo sistema de freio, que se mostrou bastante eficaz e manteve a moto estável na maior parte do tempo. Já o acréscimo de 10% no torque, graças ao kit Big Bore, estimula o motoqueiro a abusar de todo o poder que sente em suas mãos. Quanto ao desempenho, o motor se mostra forte e se deixa levar da forma como o condutor preferir. Ele adapta-se com facilidade à maneira de conduzir.

Na cidade, com o tráfego pesado e o vai e vem costumeiros dos grandes centros urbanos, pode haver quem sinta medo em transportar uma máquina com quase 340 quilos. Mas o assento colocado estrategicamente a 70 cm do solo ajuda na hora de colocar os pés totalmente no chão. Por fim, a nova Thunderbird desfila toda sua imponência e agressividade entre carros e semáforos. E se mostra capaz de despertar em qualquer um prazer em pilotar.

Ficha Técnica


Triumph Thunderbird Storm

Motor: Gasolina, 1.699 cc, refrigeração líquida, monocilíndrico, oito válvulas, injeção eletrônica de combustível. Emissões: Euro 3.

Potência máxima: 98 cv a 5200 rpm.

Torque máximo: 15,9 kgfm a 2.950 rpm.

Diâmetro e curso: 107,1 mm x 94,3 mm.

Suspensão: Dianteira com Garfos Showa 47 mm, 120 mm de curso. Traseira com amoertecedores Showa com molas com cinco posições de pré-carga ajustável.

Freios: Dianteiros Twin com discos flutuantes de 310 milímetros. Traseiros Brembo, com disco de 310 milímetros e pistão duplo pinça. Há a opção de ABS.

Chassi: Comprimento de 1,26 metro, com 0,88 m de largura e 1,12 m de altura. Entre-eixos de 1,61 m.

Peso:  339 kg.

Tanque de combustível: 22 litros.

Preço na Europa: 15.900 euros.

Fonte: motordream
Disponível no(a)http://motordream.uol.com.br

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