16 de set. de 2011

Sem patrocínio, pilotos campeões têm dificuldade para entrar na Stock

Marcos Gomes foi um dos pilotos que conseguiu fazer a transição das categorias de acesso para a Stock Car. Foto: Miguel Costa Junior/MF2/Divulgação Marcos Gomes foi um dos pilotos que conseguiu fazer a transição das categorias de acesso para a Stock Car
Foto: Miguel Costa Junior/MF2/Divulgação

Divisão de acesso à Stock Car V8, a Copa Montana classifica duas equipes para a categoria mais importante do automobilismo brasileiro. Na teoria, os pilotos mais bem colocados do ano anterior deveriam subir também, como mérito desportivo. Porém, nem sempre isso acontece.

Os últimos três campeões da Copa Montana, ou da antiga Stock Light, não conseguiram subir para a categoria principal. O grande problema é que o orçamento das equipes classificadas dá um salto financeiro e os pilotos não conseguem acompanhar por falta de patrocínio.
Campeão da Stock Light em 2008, Fábio Carreira não conseguiu até hoje provar seu talento numa temporada completa na Stock Car. O piloto defende que haja incentivo financeiro aos pilotos campeões para que a mudança de categoria possa ser realizada. "Todo mundo tem essa dificuldade. Vários pilotos que estão hoje na divisão principal tiveram muitos problemas para conseguir patrocínios. Subi em 2008 com a equipe RCM (que hoje conta com Thiago Camilo, líder da competição) e infelizmente não consegui o orçamento completo. Tínhamos um acordo para vaga ser minha, mas fiquei fora. A categoria de acesso deveria dar um benefício ao piloto campeão. Isso agrega muita coisa.
Campeão da divisão de acesso em 2009 e quarto colocado na Copa Montana neste ano, Rafael Daniel subiu duas equipes (Full Time e Scuderia 111). "Quando a equipe classifica precisa de um orçamento três vezes maior e nem sempre o piloto consegue esse valor de um ano pro outro. Como tem a regra do rebaixamento que caem três equipes da V8, seis pilotos ficam fora e imediatamente procuram as equipes que estão subindo. É meu sonho, quero disputar a principal, mas hoje sou um profissional na Montana e é uma categoria viável, onde também podemos ser profissionais, ganhando salário e tendo uma carreira promissora", afirmou.
Os últimos dois campeões que subiram para a categoria principal da Stock Car foram Marcos Gomes (2006) e Norberto Gresse (2007).

Fonte: terra.com.br
Disponível no(a)http://esportes.terra.com.br

Nenhum comentário: