11 de set. de 2011


O problema de criar um carro bem sucedido é que um dia ele precisará de um sucessor ainda melhor, ou correrá o risco de fazer um tremendo mico. Aqui estão dez modelos que não estão à altura de seus antecessores, escolhidos por vocês.

Ford Fiesta Mk6


Sugerido por: Alvaretts, PumaGTO, Crazy_Finnish L6 4.1, RNK, Mr_T1000, PedroTalib e Bruno Oliveira
Por que foi decepcionante?  Se o estilo dos primeiros Fiesta brasileiros dividia opiniões, o Fiesta Mk5 (lançado em 2003) parece ter conseguido agradar brasileiros e brasileiras com um visual praticamente idêntico ao europeu lançado no mesmo ano. Em 2007 um leve facelift tirou um pouco da harmonia da dianteira, mas o golpe fatal foi em 2010, quando tentaram impor à força o estilo Kinect ao pobre Fiesta. Ficou parecendo maquiagem de… deixa pra lá.

Volkswagen Gol “G4″


Sugerido por: Henrique Rodriguez, PAK31181, JoaoPaesN, Antonio, hafthehay, Mr_T1000, Bruno Oliveira, Lucasfs87, guhigahi, sfstefano, megarafael, Homer_Hulk_V6T e Thiagones
Por que foi decepcionante? Os plásticos bem acabados, o painel bem instrumentado e o (então) estilo de Volkswagen europeu do Gol “G3″ foram completamente abandonados em favor de plásticos pobres e mal encaixados e um painel de instrumentos que parecia compartilhado com alguma moto popular. O chamado Gol G4 foi inferior aos seus antecessores em absolutamente todos os aspectos. Na Argentina, a Volkswagen teve a dignidade de manter o interior, mudando apenas a parte externa.

Volkswagen Jetta


Sugerido por: Youri, Fernando, Fidel_No_Mercy, Natan, sfstefano, Digo Garcia, gmuchiutti, gustavodornas e Diego
Por que foi decepcionante?  O Jetta chegou ao Brasil disfarçado de Bora, ainda em sua quarta geração. Na geração seguinte cresceu, evoluiu e misturou a solidez alemã com o belo motor 2.5 de cinco cilindros, o que fazia ele um carro bom de dirigir e bonito de olhar. O modelo atual pode até oferecer um melhor custo-benefício, mas perdeu as linhas esportivas e sofisticadas, adotando um design externo genérico que o transformou em uma miniatura do Passat – ou uma versão aumentada do Fox.

Fiat Mille


Sugerido por: luiz, Kenji555, DerRother, @Esgalha, ahsoliveira, Thiagones e Homer_Hulk_V6T
Por que foi decepcionante? O estilo original do Mille – nascido Uno, mas rebatizado na década de 90 – é assinado pelo gênio do design Giorgetto Giugiaro. Você pode até não gostar do visual quadrado do Mille original, mas é inegável que suas linhas eram harmônicas e atemporais. Um dia, alguém lá em Betim achou que seria uma boa ideia “renovar” o carro com uma frente tão suave quanto um caminhão. Tchau, Giugiaro.

Peugeot 207


Sugerido por: Gabriel Scapin, Homer_Hulk_V6T, Don Vitor, RNK, Bruno Oliveira, Diego, Marcello e Kenji555
Por que foi decepcionante?  Na hora de atualizar o 206, em vez de trazer o renovado 207 da França, a Peugeot remodelou os para-choques de modo que nosso 206 ficasse parecido com seu sucessor. Como o 207 é um carro maior, mais alto e mais largo, a nova cara ficou desproporcional – além de mais cara na hora de consertar. Mesmo assim, teve gente que gostou – gente que não entende nada sobre o mercado mundial, aparentemente.

Volkswagen Karmann-Ghia TC


Sugerido por: Yuri
Por que foi decepcionante? Se o Karmann-Ghia nunca teve um desempenho esportivo, ao menos seu visual era aapaixonante. Em seu lugar entrou o Karmann-Ghia TC, com um desenho menos marcante, mais Volks que Karmann, e que tomou emprestado a silhueta dos Porsche das antigas. Além disso, ele tinha problemas de vedação, e nunca fez tanto sucesso quanto seu belo antecessor.

Chevrolet Vectra C


Sugerido por: Puma_GTO, lolkura, luiz, TVizzotto, olhandoalua, juniorlbj, GearHeadBanger, CanalhaRS, rafthehay e Mr_T1000
Por que foi decepcionante? Além de ter nascido como Opel Astra, o Vectra C brasileiro ganhou uma suspensão traseira mais simples (e menos confortável), perdeu qualidade de acabamento e itens de conveniência presentes desde 1996, quando seu antecessor foi lançado. Não era um mau carro, mas foi vítima dos altos padrões de seu antecessor, provavelmente o melhor nacional dos anos 90, e rapidamente ficou para trás na disputa com os sedãs japoneses.

Subaru Impreza


Sugerido por: Paulo_Freire, GearHeadBanger e Luciano
Por que foi decepcionante? Em sua atual geração o Subaru Impreza tornou-se esteticamente um japonês genérico. Foi-se embora os olhares característicos, ficou o espírito mecânico. Ele ainda tem as versões radicais (STI, WRX e Cosworth), mas não há quase nada em seu visual que dê alguma pista disso. Simplesmente não parece mais uma máquina de levantar poeira, e sim um hatch qualquer.

Chrysler 300 C


Sugerido por: Diego, Alfa_Lover, @Esgalha, JulioNR, felipe98 e sfstefano
Por que foi decepcionante? Ele parecia o carro do gângster moderno com sua frente imponente e bruta, e suas janelas minimizadas pela linha de cintura alta. Em um exemplo prático dos motivos que levaram a Chrysler à quase-falência, o carro teve todas as suas características mais marcantes suavizadas, como os faróis que parecem vindos da Lexus (nada contra a Lexus, mas…) e linhas delicadas e fora de contexto, como o vinco traseiro que “remonta à traseira dos Chrysler da década de 50″.

Ford Mustang II


Sugerido por: JulioNR, MPeters e Artur.Y
Por que foi decepcionante? Ao longo dos anos o Mustang foi se tornando um carro cada vez maior e mais potente, até que um dia (e uma crise do petróleo) ele simplesmente foi transformado em um fastback sem a mesma potência, sem personalidade, gordo e sem graça. E a maldição perdurou até que em 2004 a atual geração foi relançada, com direito ao velho Boss e versões de até 750 cv.


Fonte: jalopnik.com.br/
Disponível no(a)http://www.jalopnik.com.br/

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